Buscar

EXERCICIOs EMILE DURKHEIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS: SOCIOLOGIA - ÉMILE DURKHEIM
2. (Upe 2013) A Sociologia nasce no século XIX com o objetivo de combater a visão de mundo predominante nesse período, defendendo o estudo da ação coletiva e social. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é definido como um conjunto de relacionamentos, que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, num determinado contexto histórico. Na tirinha a seguir, percebe-se um objeto de estudo da Sociologia, que representa o modo de pensar, sentir e 
agir de um grupo social. 
 
d) Coerção
O objeto de estudo da Sociologia, segundo Émile Durkheim, é o fato social. Ele é possui três características: é geral, exterior aos indivíduos e exerce coerção sobre eles. Na tirinha está expresso o caráter coercitivo dos fatos sociais (no caso, a coerção da sociedade para que todos os indivíduos gostem de Beatles).
3. (Ufu 2013) Durkheim caracteriza o suicídio – até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria – como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de: 
b) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.
A alternativa está de acordo com o método durkheimiano de definição dos fatos sociais. O suicídio é um fato social porque se apresenta como tal, existindo em diversas sociedades de forma mais ou menos constante. Assim, ele existe tendo em si três características: coercitividade, exterioridade em relação aos indivíduos e generalidade.
4. (Ufu 2013) Os crescentes casos de violência que, recorrentemente, têm ocorrido em nível nacional e internacional, diuturna e diariamente noticiados pela imprensa, convidam a pensar em uma situação de patologia social. No entanto, para Durkheim, o crime, ainda que fato lastimável, é normal, desde que não atinja taxas exageradas. É normal, porque existe em todas as sociedades; para o sociólogo, o crime seria, inclusive, necessário, útil. Sem pretender fazer apologia do crime, compara-o à dor, que não é desejável, mas pertence à fisiologia natural e pode sinalizar a presença de moléstias a serem tratadas. O crime seria, pois, para Durkheim, socialmente funcional: 
a) porque exerce um papel regulador, contribuindo para a evolução do ordenamento jurídico e possível advento de uma nova moral. 
Para Durkheim, o crime pode ser compreendido de forma sociológica como um fato social. Além de trazer mudanças sociais, a sua existência ajuda a remodelar o ordenamento jurídico da sociedade, bem como esclarecer normas sociais.
5. (Ufu 2012) A tirinha de Quino acima ( questão n 2) ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Para o autor, é característica do fato social:
 d) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
Essa tirinha é um ótimo exemplo da coerção de um fato social sobre os indivíduos. Os fatos sociais são maneira de pensar, agir e sentir. É por isso que até mesmo o gosto é influenciado socialmente, fazendo com que pessoas que não se adaptam a tal normalidade sintam-se coagidas, assim como ocorreu com o menino da tirinha.
6. (Ufpa 2012) Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora como “motor das transformações”, ora como fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução. Em relação às consequências do conflito para sociedade, é CORRETO afirmar: b) Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais. 
Os conflitos existentes na sociedade são chamados, por Karl Marx, de luta de classes. Esses conflitos, existentes por causa do modo de produção da vida material, fazem com que o Estado seja necessário. Em uma sociedade sem classes, não haverá mais tais conflitos e, por conseguinte, o Estado não será mais necessário.
7. (Uncisal 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim. 
a) Fatos sociais. 
O objeto da sociologia, segundo Durkheim, é o fato social, que é caracterizado pela sua coercitividade, exterioridade em relação aos indivíduos e pela sua generalidade.
8. (Uem 2012) Em 2007, a cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos e ParaPan-Americanos. Em 2016, essa mesma cidade realizará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Em 2014, o Brasil será palco da Copa do Mundo de Futebol. Esses eventos esportivos são tratados pela Sociologia como fatos sociais de alta relevância. Sobre essa dimensão do fenômeno esportivo: 
01) O fato social se diferencia dos fatos orgânicos ou psicológicos por ser altamente coercitivo. Assim, os esportes de alto rendimento condicionam os atletas a determinadas leis e regras que promovem uma forma de codificação social específica. 
04) O esporte é um fenômeno que possui alto grau de generalidade, envolvendo diversos grupos sociais na busca de sua reprodução cíclica e na ampliação de sua difusão
16) O esporte é dotado de uma função social extremamente importante para as sociedades modernas: a promoção do controle das emoções.
Um fato social, por ser coercitivo, não permite que os indivíduos definam as suas regras. Ao mesmo tempo, o simples trato do esporte, como coisa, não cria soluções para os problemas dos atletas. A resolução para esses problemas exige uma série de outros elementos.
9. (Uem 2012) A constituição da Sociologia como ciência passou pelo desenvolvimento de uma metodologia própria, algo que Émile Durkheim procurou realizar em sua obra As regras do método: 
02) Durkheim defendia o abandono dos preconceitos e das prenoções, pois essas ideias preconcebidas poderiam nos conduzir a confusões na observação dos fenômenos. 
04) Segundo Durkheim, as principais ferramentas metodológicas da Sociologia são a observação, a descrição, a comparação e a estatística
16) Ao afirmar que o sociólogo deve encarar o fato social como coisa, Durkheim procurou defender a definição do objeto sociológico como algo externo ao pesquisador.
O método durkheimiano buscava afastar a influência do pesquisador sobre a sua compreensão do objeto. É por isso que ele afirma que se deveria afastar as prenoções, bem como considerar o fato social como coisa externa aos indivíduos. Vale ressaltar que não é Durkheim, mas Weber, quem procura compreender os fenômenos sociais a partir da identificação dos interesses e das motivações dos atores sociais.
10. (Ufu 2011) A industrialização e o surgimento concomitante de grandes centros urbanos com seus aglomerados populacionais e um crescente processo de individualização constituíram temas recorrentes na investigação sociológica clássica. Discorra a respeito da relação entre os processos de urbanização e individuação, a partir da abordagem sociológica de Émile Durkheim.
Para Durkheim, o processo de individuação, mediante o qual a consciência individual tende a se sobrepor à consciência coletiva de modo a que as regras de comportamento passem a se basear cada vez mais em interesses particulares constitui característica marcante dos meios urbanos das sociedades modernas. O suicídio egoísta é o tipo de suicídio característico deste tipo de sociabilidade definindo-ocomo aquele “que resulta de uma individuação excessiva”, levando a um enfraquecimento da sociedade nos indivíduos, portanto, à falta de “uma razão para suportarem com paciência as misérias da existência”. Outro tipo de suicídio recorrente nos centros urbanos e industriais modernos é o suicídio anômico o qual decorre de perturbações morais em função de crises ou mudanças súbitas e inesperadas. Segundo Durkheim, nessas circunstâncias marcadas por transformações súbitas, “toda regulamentação permanece defeituosa durante algum tempo. Não se sabe mais o que é possível e o que não é, o que é justo e injusto, quais são as reivindicações e as aspirações legítimas, quais são aquelas que passam da medida”. Tal estado de desregramento ou anomia é acompanhado de um surto de paixões indisciplinadas e ímpetos incontrolados e, deste modo também, de aumento na curva de suicídios.
11. De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de autoimagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”.
b) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de exercer coerção sobre o indivíduo.
Os padrões existem e são coercitivos, porque essas ideias, segundo Durkheim, que são normas e regras, devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Se isso não acontece, se alguém desobedece a elas, é punido, de certa maneira, pelo restante do grupo.
12. (Ifsp 2011) Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim.
 b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos. 
No livro “As regras do método sociológico” Durkheim explicita que o objeto próprio da sociologia é o fato social e, na tentativa de fixar as bases desta nova ciência, propõe que se trate os fatos sociais como coisas, as quais devem ser pesquisadas empiricamente, denunciando assim a influência positivista do seu tempo. A busca pelos fatos sociais é, portanto, a busca por tudo aquilo que restringe o comportamento humano e que ao mesmo tempo proporciona coesão social, tudo aquilo que já é dado quando o indivíduo surge na sociedade e, provavelmente, continuará existindo quando ele desaparecer.
13. (Uem-pas 2011) Segundo o conceito sociológico de fato social elaborado pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858- 1917), as formas de pensar e de agir dos indivíduos são impostas pela educação, pela religião e pela moral, que se originam na sociedade e no meio social específico em que eles vivem. A partir dessa definição do conceito de fato social, assinale o que for correto. 
02) Os fatos sociais possuem uma origem social e coletiva e não se originam das vontades dos indivíduos.
16) Quando nascemos, encontramos já prontos os fatos sociais como a língua, as leis, a religião e as concepções morais da sociedade.
Por definição, os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e exercem coerção sobre eles. Sendo assim, também as formas de pensar e as ideias morais são exteriores e se lhes impõem, não podendo ser escolhidas livremente. Vale ressaltar que a noção de “ação social” não faz parte da sociologia durkheimiana, mas de Max Weber
14. (Ufu 2011) De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como “coisas”. Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social..
 b) Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. 
O fato social é externo aos indivíduos, não depende deles, mas age coercitivamente sobre eles. Ademais, o fato social, para Durkheim, está presente em todos os grupos sociais, portanto. O fato social, apesar de seu caráter coercitivo, é responsável por manter a coesão social, pois se baseia em normas e valores compartilhados entre todos os indivíduos de uma mesma sociedade. Quando algum indivíduo, por qualquer motivo, não consegue compartilhar dessas normas e valores, fica caracterizado o que Durkheim denominou de estado de anomia ( Ausência de leis ou de organização)
15. (Ufpr 2011) Normalmente, quando se fala de socialização, se pensa no processo de interiorização de normas e de comportamentos sociais pela criança. Durkheim afirma que a socialização primária da criança, que ocorre nos primeiros anos de vida, é de responsabilidade da família, e a socialização secundária se faz em instituições como a igreja e a escola. Considerando que vivemos no século XXI, que outras instituições participam hoje da socialização da criança?
Além da família, da escola e da igreja, há também como o primeiro exemplo, a influência que os meios de comunicação de massa exercem na formação individual da criança. A entrada da mulher no mercado de trabalho também é um exemplo e não dá opção da mesma de estar integralmente custodiando a educação de seus filhos, assim, acaba deixando à creche ou à TV a responsabilidade dos cuidados com a criança.

Outros materiais