Buscar

lista de exercicio

Prévia do material em texto

Administração de Empresas
Jefferson Alves Linhares
Prof.: Fabrício
Fortaleza - 2013
1. Comente sobre o problema da escassez na economia. Cite uma situação real.
Escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produto ou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub-valorizado. Na maioria dos casos, a escassez obriga as empresas a aumentar o preço de um produto até que ele atinja o equilíbrio de mercado. Por exemplo, a escassez de alimentos pode bem ser apenas o resultado do que podemos chamar de longage de pessoas (superpopulação) ou má administração publica.
2. Explique:
a) Bens Livres
São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor, Ex: o ar, o mar, a luz solar.
b) Bens Econômicos
Diferentemente dos bens livres, estes são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano. 
c) Bens materiais
São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. 
d) Bens Imateriais
São considerados bens imateriais as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais a eles associados.
e) Bens de Consumo
São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas, etc. 
f) Bens de capital
 Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios, etc.
g) Bens de consumo final
São bens já disponíveis para o consumo, podendo ser classificados em: bens de consumo duráveis, não duráveis e semiduráveis.
h) Bens de consumo intermediário
São bens produzidos e utilizados na produção de outros bens, não estão disponíveis para o consumo final. Ex: tecido, lingote de aço produzidos pelas siderurgias.
i) Bens privados
São bens que têm característica do uso ser individual, ou seja, o consumo de uma pessoa exclui o consumo da outra. Geralmente estes bens são oferecidos pela iniciativa privada.
j) Bens públicos
 É um bem não rival e não exclusivo. Há ainda, uma característica de indivisibilidade, o que faz com que todo indivíduo tenha acesso à mesma disponibilidade do bem público.
k) Bens normais
São os tipo de bens cuja quantidade demandada varia diretamente a variação do rendimento do consumidor, coeteris paribus
l) Bens inferiores
Quando a demanda do bem, quase não é influenciada pela renda dos consumidores (arroz, farinha, sal, etc.), neste caso a demanda por esses produtos tenderão a continuar a mesma.
m) Bens de consumo saciado
São aqueles que a demanda cai, mesmo com um aumento de renda.
n) Bens substitutos
Quando há uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outro. Exemplo: um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe.
o) Bens complementares
São bens que podem ser utilizados em conjunto ou que ficam melhores utilizados. Ex: Se aumentar o preço da impressora e a quantidade demandada de cartuchos diminuírem é porque a impressora e o cartucho são complementares no consumo.
p) Bens de Giffen
É um produto para o qual um aumento do preço faz aumentar a sua demanda. Este comportamento é diferente dos da maioria dos produtos, que são mais procurados à medida que seu preço cai.
q) Bens de Veblen
Referem-se àqueles bens em que, à medida que o preço aumenta, aumenta também o interesse pela sua compra, uma vez que o preço alto significaria mais status, e não necessariamente uma melhor qualidade do bem em si.
3. Comente o significado de Custo de Oportunidade.
É um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
4. Comente o significado da expressão coeteris paribus.
É uma expressão do latim que pode ser traduzida por "todo o mais é constante" ou “mantidas inalteradas todas as outras coisas”.
5. Defina: 
a) Efeito Renda
Quando aumenta o preço de um bem, o consumidor perde o poder aquisitivo, e a demanda por esse produto diminui.
b) Efeito Substituição
Se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando seu preço aumenta, o consumidor passa adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda.
6. Conceitue o que são recursos produtivos, tipos e suas respectivas remunerações. Cite exemplos para cada recurso produtivo.
Os recursos produtivos, ou fatores de produção, correspondem aos elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à vida material.
Trabalho: Contribuição do ser humano, na produção, em forma de atividade física e mental;
Capital: Conjunto de maquinas, equipamentos e ferramentas que concorrem para a produção de bens e serviços.
Recursos Naturais: Elementos da natureza tais como: água, terra, minerais, etc.
Capacidade Empresarial: é uma classe especial do fator trabalho.
Remunerações dos recursos
Trabalho: salário
Capital: juros
Recursos Naturais: aluguel
Capacidade Empresarial: lucro
7. Comente sobre os papeis das famílias, empresas e governo no sistema econômico de um país.
O fluxo econômico retrata como a economia se movimenta, mostrando como os agentes econômicos – Empresas, Família e Governo – transacionam entre si na busca de atingir seus objetivos e, ainda, proporcionar o equilíbrio da economia como um todo.
De toda a renda destinada às famílias como forma de pagamento pelo uso dos seus fatores, apenas parte reverte-se diretamente às empresas na forma de consumo (alimentação, moradia, saúde, educação, transporte, etc.). O restante da renda destina-se, em parte, ao mercado financeiro – na forma de poupança – e, em parte, ao governo – na forma de tributos diretos sobre a renda e sobre o patrimônio das famílias.
8. Comente o significado do termo: mercado. Cite uma situação prática.
O local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Por exemplo, mercado de rua.
9. Comente sobre os três problemas econômicos fundamentais da economia.
São, pois, três as grandes questões a comporem o chamado problema econômico, 
Problema com o qual desde as hordas pré-históricas até as modernas sociedades da era 
Pós-industrial a humanidade sempre teve de conviver e continuará convivendo. Ele pode 
Ser cifrado ou sintetizado pelas três seguintes interrogações: 
- O que e quanto produzir?
-Como produzir? 
-Pra quem produzir?
10. Explique o que seja economia mista de um país. Cite uma situação real.
É uma forma de economia que combina dois ou mais modelos econômicos distintos. Como sistemas econômicos são complexos e geralmente híbridos, utilizam-se critérios de avaliação de sistemas econômicos ou modos de produção "ideais", como o feudalismo, capitalismo, socialismo. 
Por exemplo, a Petrobrás.
11. Comente o significado da lei geral da demanda. 
É uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem
12. Comente o significado da lei geral da oferta.
Quando o preço de um bem aumenta ou diminui, as quantidades oferecidas desse bem tendem a aumentar ou a diminuir, respectivamente.
13. Cite 04 fatores que podem influenciar a demanda.
Poder de compra
Preço do próprio bem
Qualidade
Preço dos outros bens
14. Cite 04 fatores que podem influenciam a oferta.
Preço
Escassez de bens substituto
Demanda
Redução dos custos
15. Defina equilíbrio de mercado.
É uma situação de mercado emque o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. 
16. O que ocorrerá em um mercado de um determinado bem caso o preço desse bem esteja acima do preço de equilíbrio? O que acontecerá com o preço desse bem? O que acontecerá com a quantidade demandada e com a quantidade ofertada desse bem?
Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte da s empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada, fazendo assim que a demanda diminua.Nesses dois casos, objetivos da empresa é levar o mercado para o preço de equilíbrio.Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.
17. Defina:
a) Concorrência Perfeita	
Descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. 
b) Monopólio
É uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
c) Concorrência Monopolística	
É uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.
d) Oligopólio
É uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas.

Continue navegando