Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação:  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY
	Turma: 9025/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 10/06/2016 11:03:11 
	
	 1a Questão (Ref.: 201601736207)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Na terceira década do século XIX houve uma intensificação das crises econômicas e das divergências entre as classes sociais. Os trabalhadores franceses passaram a contestar o sistema capitalista, mas foram violentamente reprimidos pela burguesia, a qual acreditava que seria muito difícil criar uma ordem social estável e organizada. Nesse sentido, o contexto socioeconômico influenciou a emergência da Sociologia? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Sim, a Revolução Industrial causou uma grande transformação na sociologia. A divergência entre as classes sociais se deu com a chegada do sistema capitalista onde a burguesia - empregadores (dominadores) exploravam o proletariado - trabalhadores (dominados).
	
Gabarito: Percebe-se, portanto, que a Sociologia se formou a partir de um contexto histórico-social complexo e bipolarizado. Primeiramente, ela assumiu o papel intelectual de repensar o problema da ordem social, enfatizando a necessidade da existência de instituição como a autoridade, a família, a hierarquia a destacando a importância teórica delas para o estudo da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602094689)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ordenou a prática da mutilação genital nas mulheres do califado muçulmano proclamado por sua organização, segundo um comunicado de seu organismo legal na província síria de Aleppo. Na nota, publicada na internet, a Comissão da Legitimidade em Aleppo explica que a ordem "é de cumprimento obrigatório em todas as cidades e regiões", sob o controle dos extremistas. O EI justifica a medida por seu empenho em "cuidar" da sociedade muçulmana e evitar "a expansão da libertinagem e da imoralidade" entre as mulheres. Para isso, exige que se pratique a mutilação genital das mulheres como - diz - "se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina". (Publicado em http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio, em 23/07/2014). Analisando o texto pelos princípios da sociologia de Émile Durkheim, que fatos sociais relevantes poderiam ser identificados? Justifique.
		
	
Resposta: Se trata de um fato social encarado com normalidade pela sociedade oriental, pois esse tipo de comportamento faz parte da cultura mulçumana causando estranheza para nós. Assim como nos países ocidentais tem o costume das mulheres usarem biquíni para se banhar em lugares públicos.
	
Gabarito: Segundo Durkheim, os fatos sociais seriam estruturas exteriores aos indivíduos e que exerceriam sobre eles algum tipo de coerção. Neste sentido podemos identificar como fatos sociais importantes no texto acima o movimento jihadista, o grupo Estado Islâmico e a prática da mutilação feminina. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601642195)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	História.
	
	Antropologia.
	
	Economia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601698682)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601714782)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela: 
		
	
	É parte constitutiva do sistema adaptativo humano.
	
	É obtida a partir da escolarização do indivíduo.
	
	É uma dádiva divina para diferenciar o homem do animal.
	
	É passada de geração em geração como uma herança biológica.
	
	É uma característica dos povos ocidentais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601480410)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954: 
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima: 
		
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601703605)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles: 
		
	
	Teológico, metafísico e positivo. 
	
	Racional, metafísico e dialético. 
	
	Dialético, positivo e racional. 
	
	Positivo, racional e teleológico . 
	
	Metafísicos, ideológico e positivo. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601487303)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou gruposperdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento antissocial. 
Com base nessa ideia, assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, "O dia em que a terra parou", apresentada abaixo: 
No dia em que todas as pessoas/ Do planeta inteiro/ Resolveram que ninguém ia sair de casa/ Como que se fosse combinado em todo o planeta/ Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém/ O empregado não saiu pro seu trabalho/ Pois sabia que o patrão também não tava lá/ Dona de casa não saiu pra comprar pão/ Pois sabia que o padeiro também não tava lá/ E o guarda não saiu para prender/ Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/ E o ladrão não saiu para roubar/ Pois sabia que não ia ter onde gastar (...) E nas Igrejas nem um sino a badalar/ Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá/ E os fiéis não saíram pra rezar/ Pois sabiam que o padre também não tava lá E o aluno não saiu para estudar/ Pois sabia o professor também não tava lá/ E o professor não saiu pra lecionar/ Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar No dia em que a Terra parou (Ôôôô)/ No dia em que a Terra parou (...) 
		
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente
	
	A letra desta música pode ser pensado como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora dos limites estabelecidos pela coletividade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602136848)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social, interpretando-a para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos. 
		
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Max Weber, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Karl Marx, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Pierre Bourdieu, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Émile Durkheim, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	A afirmativa acima pertence ao pensamento de Joseph Schumpeter, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602094995)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quanto ao conceito de família, antes profundamente atrelado aos efeitos do casamento, considerado então a fonte geradora de suas normas básicas, podemos afirmar que:
I- O Estado brasileiro deixa de interessar-se apenas pelo ato formal do casamento, preocupando-se, sobretudo, em resguardar o grupo familiar. 
II- A família não mais se baseia na concepção canônica de procriação e educação da prole, nem tampouco na concepção meramente legalista, mas na mútua assistência e satisfação sexual.
III- São vislumbradas novas possibilidades de entidade familiar, uma vez que o afeto passa a ser pressuposto de constituição dessas relações. 
Analise as proposições na perspectiva social sobre novos padrões familiares e assinale a única alternativa correta:
		
	
	Somente a III esta correta..
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente a II esta correta.
	
	Somente a I esta correta.
	
	Nenhuma está correta.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais