Buscar

Noções de psicopatologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Noções de psicopatologia
Disciplina: Cuidado pessoas/família na Saúde Mental e psiquiatria
Prof ª:Valéria Cristina dos Santos 
*
Psicopatologia
É a ciência que estuda as anormalidades psíquicas do ser humano, por meio da utilização da fenomenologia
Fenomenologia desenvolvida por Karl Jaspers, 1913 baseando-se nos fenômenos psíquicos
Tem como papel fundamental, limitar, distinguir e descrever, com formas diferentes.
*
Psicopatologia
Um paciente delirante que diz ser rei e outro Deus tem sintomas com a mesma forma , mas conteúdos diferentes
Outro paciente com delírio hipocondríco e outro com transtornos do pânico e idéia hipocondríacas tem o mesmo conteúdo com formas sintomáticas diferentes.
A psicopatologia é baseada na psiquiatria clínica. E veremos as alterações causadas
*
Consciência
É a capacidade neurológica da captar o ambiente e de se orientar de forma adequada.
É estar lúcido, ou seja acordado com a capacidade de entender as informações e de utiliza-las em relação ao eu.
Capacidade de se integrar com as capacidades psíquicas e testar a realidade externa
*
Consciência
OBNUBILAÇÃO:caracterizada essencialmente pela diminuição da clareza do sensório com a lentidão da compreensão, dificuldade da percepção e da elaboração das impressões sensoriais, ou seja há um rebaixamento do nível de consciência e o paciente está acordado porém dormindo.
ESTADO ORINÓIDE: é observada nas doenças febris, intoxicações cronicas e enfermidades cerebrais cronicas, caracterizando com sintomas de obnubilação da consciência desorientação e alucinações e logo o quadro de agitação psicomotora.
*
Consciência
ESTADOS CREPUSCULARES: é um estreitamento transitório da consciência, com a conservação de uma atividade mais ou menos coordenada, acomanhada por falsa compreensão da situação. Ex: epiléticos
COMA: paciente não pode ser acordado, apresenta-se inconsciente.
SONOLÊNCIA: flutuações do nível de consciência, esforça-se para ficar de olhos abertos
*
Atenção
É a capacidade de se concentrar em determinado objeto ou situação, podendo ser passiva ou espontânea (vigilância porta abre e olhamos) ou ativa e determinada pela vontade ou afeto ( tenacidade capacidade para estudar, concentração)
*
Atenção
DISTRAÇÃO: apresenta-se como dois estados o primeiro é a incapacidade de fixar a atenção e outro momento é quando há uma concentração muito forte em determinado assunto que não consegue se desligar para do motivo particular de sua atenção.
HIPERPROSSEXIA: é o aumento quantitativo da atenção, levando o indivíduo a atender simultaneamente as mais variadas impressões sensoriais sem que se fixe sobre um objeto determinado.
*
Atenção
HIPOPROSSEXIA: consiste no enfraquecimento acentuados da atenção em todos os aspectos sendo observada nos estados infecciosos, obnubilação, embriagues alcoolica, psicoses tóxicas, paralisia geral, demências.
APROXESSIA: é a falta absoluta de atenção
TENACIDADE: capacidade de persistir no mesmo tópico
*
Orientação
É o processo pelo qual apreendemos o ambiente e nos situamos em relação a ele, dependendo da atenção, consciência, memória e inteligência 
Tendo a orientação alopsiquicamente que distingue tempo e espaço e a autopsiquicamente que se refere ao EU
Sua alteração´é a desorientação
*
Sensopercepção
Sensação é o fenômeno psíquico elementar que resulta da luz ação, calor, som, etc, sobre nossos órgãos do sentidos, existindo um estímulo exterior e o estado psicológico ao qual designamos a nossas sensações.
Percepção é a resposta ao estímulo (resposta ao estímulo)
Representação forma a imagem do objeto recebido ( codifica a imagem)
*
Sensopercepção
HIPERESTESIA: é o aumento da intensidade das sensações, por exemplo luz, calor, som, e isso pode ocorrer em quadros de enxaqueca, epilepsias, intoxicações agudas por anfetaminas cocaína e em manifestações histéricas.
HIPOESTESIA: os estímulos são captados de forma inibida, por exemplo a dor o tato e ocorrem transtornos depressivos, na síndrome catatônica, demência e manifestações histéricas
ANESTESIA: é a ausência de percepção, sendo rara em casos psiquiátricos,ocorrendo em uso de drogas e manifestações histéricas.
*
Sensopercepção
TROCA: é a troca de qualidade sensorial de uma comum para outra desagradável. Por exemplo a cacosmia (odor fétido por perfumes agradáveis), a parageusia( paladar fétido para alimentos saudáveis) e a acantesia( dor para estímulos banais), podendo ocorrer em casos epiléticos, intoxicação por drogas e manifestações histéricas.
*
Sensopercepção
SINESTESIA: é a troca da qualidade sensorial por outra. Por exemplo ver sons e ouvir cores, ocorre na intoxicação por alucinógenos , como a mescalina e SD.
DESREALIZAÇÃO E DESPERSONALIZAÇÃO: sensação de estranheza em relação ao mundo (desrealização) e a si próprio (despersonalização). Não há perda da realidade, reconhece que mundo e ele mudaram, ocorre com pessoas normais, nos transtornos de ansiedade, manifestações psicóticas e epiléticas.
*
Sensopercepção
ILUSÃO: são percepções deformadas do objeto, podendo ocorrer por refração ótica, limitação natural do órgão, alteração da consciência, simultaniedade da percepção ou distúrbio da atenção.
PAREIDOLIAS: são percepções fantásticas em um objeto criadas ou captadas sem perda de do contato com a realidade,exemplo, imagens de pessoas nas manchas da umidade das paredes ou em um pedaço de madeira, podendo ocorrer em indivíduos normais e a patologia se limita apenas em interpretações errôneas possíveis.
*
Sensopercepção
ALUCINAÇÕES: é o aparecimento na consciência de uma imagem, com todas as características de percepção normal, sem que exista qualquer objeto externo responsável pelo estímulo. Podendo ser visuais, auditivas, olfativas, gustativas, táteis térmicas, álgicas, cenestésicas ( sensações viscerais) ou cinestésicas (relação ao movimento), ocorrendo em síndromes psicóticas, esquizofrenia, demências, tumores encefálicos, alucinações alcoólicas, intoxicações por drogas.
*
Sensopercepção
PSEUDO ALUCINAÇÃO: é a percepção sem objeto. Ex conversar com Deus.
ALUCINAÇÕES HIPNAGÓGICAS ocorre ao adormecer e as hipnopômpicas ocorre quando acorda acontecem em indivíduos normais por alguns instantes em a que a consciência não está plenamente lúcida.
*
Memória
É o processo mental em que o indivíduo apresenta capacidade em registrar, reter, relembrar e reconhecer informações, tendo capacidade para atualizar vivências anteriores e fixar outras novas. Temos:
Memória imediata que recorda de algo dito a 5 minutos ex: número de telefone.
Memória recente que recorda as últimas horas e dias. 
Memória remota lida com coisas distantes no tempo ex primeiros anos escolares
*
Memória
HIPERMNÉSIA: verifica-se uma maior facilidade na memória imediata ou de evocacão, exemplo ouve uma única vez a música e consegue gravar sem errar.
HIPOMNÉSIA:diminuição da captação da memória, por exemplo a pessoas esquece de alguns fatos.
AMNÉSIA é a capacidade parcial ou total de evocar experiência passadas, onde possuímos:
*
Memória
AMNÉSIA ANTERÓGRADA: o doente lembra de alguns fatos recentes ,mas conserva a capacidade para recordar acontecimentos do passado mais remoto.
AMNÉSIA RETRÓGRADA:perda da memória relativa ao acontecimento e para fatos anteriores aos acontecimentos, ou seja lembra-se apenas de fatos recentes.
FABULAÇÕES: preenchimento da memória inconsciente por meio de experiências imaginárias que não tem bases reais
*
Memória
DEJA´VU: é a ilusão do conhecimento, sendo a impressão de ter vivenciado aquele momento antes onde apenas está sendo vivido pela primeira vez.
JAMAIS´VU: ocorre uma estranheza perante uma situação já vivenciada, exemplo os esquizofrênicos.
*
Afeto e Humor
Afetividade é a capacidade de experimentar sentimentos e emoções, compreende o estado de humor e ânimo, os sentimentos, as emoções e as paixões.
Humor é a soma
total dos sentimentos presentes na consciência em dado momento, é a totalidade afetiva que acompanha os processos intelectuais.
*
Afeto e Humor
AMBITIMIA: sentimentos opostos e concomitantes em relação a determinado objeto. Ex chora fácil, ri demais e logo para.
PARATIMIA: inadequação de sentimentos ao estimulo. Ao invés de reagir positivamente a um estímulo agradável, reage com ódio.
LABILIDADE EMOCIONAL: é caracterizado por mudança frequente e súbita de sentimento de forma inapropriada.
*
Afeto e Humor
NEOTIMIA: é um sentimento novo, podendo estar ligado a objetos que não representava significado tão importante ou especial, sentimentos de plenitude, infelicidade.
INCONTINÊNCIA AFETIVA:caracteriza-se pela exteriorização de sentimentos exagerados devido a causa insuficientes ou inadequadas. Por exemplo a passagem, quase automática do pranto para o riso.
*
Afeto e Humor
EMBOTAMENTO AFETIVO: refere-se a capacidade de ligação emocional com o mundo e consigo próprio, ocorre na doença de esquizofrenia, nas demências, nos transtornos de personalidade.
RIGIDEZ AFETIVA: refere-se a perda da capacidade de modular o afeto, diferentemente do embotamento afetivo, o paciente permanece com algumas expressões emocionais, pode ser observada na esquizofrenia, nos transtornos do humor e nas demências.
*
Afeto e Humor
IRRITABILIDADE PATOLÓGICA:é uma pré disposição ao desgosto a ira e ao furor.
FOBIAS: é um temor insensato, obsessivo e angustiante, que certos doentes sentem em determinadas situações
*
Pensamento
É o resultado da capacidade de organizar as idéias de forma, curso e conteúdo harmônicos com as necessidades individuais e circunstanciais, o pensamento normal apresenta: organização, constância e continuidade.
*
Pensamento ( distúrbio do curso)
DESAGREGAÇÃO DO PENSAMENTO OU DESCARRILHAMENTO: é a mudança súbita e inexplicável de uma linha de idéias para outra.
FUGA DE IDÉIAS OU SUBSTITUIÇÃO: é a troca de idéia por outra; apenas com uma dissociação de idéias tornando incompreesível.Ex pacientes maníacos, agitados
OMISSÃO OU INTERCEPTAÇÃO DO PENSAMENTO: é a quebra de idéia sem ter outra para preencher o lugar.
*
Pensamento
INIBIÇÃO DO PENSAMENTO: é uma alteração tanto no início como no curso do pensamento. Ex pacientes deprimidos.
PERSEVERAÇÃO´há grande pobreza de conceitos e o indivíduo persiste em um ou poucos temas, independente do assunto em pauta. Ex deficiente mental e demência senil.
PROLIXIDADE: é a utilização excessiva de sinónimos e rodeios para atingir um objetivo. Ex epiléticos.
FUSÃO é a união de duas ou mais idéias de forma não lógica, mas possíveis de serem diferenciadas.
*
Pensamento
CONCRETUDE: dificuldade ou impossibilidade de abstrair o significado simbólico de conceito.
NEOLOGISMO: é a criação de palavras novas ou novos significados para as palavras já existentes
TANGENCIALIDADE: é a dificuldade de responder o que realmente foi perguntado.
CIRCUNSTANCIALIDADE: o paciente apresenta um curso fluente do pensamento, se perde em discurso excessivo, com várias idéias paralelas, detalhes irrelevantes, sem demonstrar nenhum objetivo.
*
Pensamento (distúrbios do conteúdo)
DELÍRIOS é um sinal de psicose, ocorre idéias falsas sobre a realidade,é uma crença falsa que surge sem nenhum estímulo externo e se mantém inflexível perante a razão, não podendo ser corrigido pelo raciocínio lógico. Podendo ser:
DELÍRIO SISTEMATIZADO: bem construído, bem lógica, aparentemente difícil de ser detectado levando a dúvida .
*
Pensamento
DELÍRIO DE IDEAÇÃO PARANÓIDE, mais conhecido como idéia de perseguição ou paranóide, levando essas pessoas até a agredirem.
DELÍRIO DE REFERÊNCIA: tendência a atribuir um significado pessoal a tudo que ocorre em torno de si, a julgar tudo e toda ocorrência no mundo exterior. Ex a tv fala de mim, pessoas me profanam.
DELÍRIO DE GRANDEZA ou megalomania: podem dar origem a identificação com pessoas políticas ou militares.
*
Pensamento
PENSAMENTO OBSESSIVO: é um pensamento de sentimento de forma persistente e irresistível que não pode ser eliminado da consciência com raciocínio lógico
PENSAMENTO FÓBICO: é um medo exagerado com as funções orgânicas e sensoriais. Ex acrofobia ( medo de lugares alto) claustrofobia( medo de lugares fechado).
*
Pensamento
PENSAMENTO DEPRESSIVO: são as atitudes pessimistas, de culpa de auto ódio.
PENSAMENTO HIPOCONDRÍACO: é a preocupação exagerada com as funções orgânicas e sensoriais. Ex cuidado excessivo com a saúde
*
Linguagem
É o sinal convencional que o homem utiliza para expressar seu pensamento. A fala varia de acordo com a educação, cultura, região do país,mas se caracteriza por ser fluente, gramaticamente correta, podendo assim compreender, entender e responder linguisticamente.
A linguagem pode ser oral, escrita, ou mímica ( expressão facial)
*
Linguagem (alteração da linguagem oral)
DISLOGIAS: perturbação causadas por transtornos afetivos. Ex ansiedade, namoro
VERBORRÉIA: aceleração da fala
JARGONOFASIA: salada de palavras
BRADILALIA: fala lenta
MUTISMO: silencio voluntário
ESTERIOTIPIA VERBAL: repetição de palavras, sílabas e sons.
*
Linguagem(modificação na emissão)
DISARTRIA: tropeços silábicos
DISLALIA: defeito orgânico não pronuncia o r,s e z.
DIAFEMIA defeito da voz por defeito do aparelho fonador Ex. gagueira.
ANARTRIA perda da capacidade articuladora
ECOLALIA: imita as ultimas palavras que chegam como um eco
*
Inteligência
É a capacidade de utilizarmos um conjunto de instrumentos ( atividade sensorial,memorial habilidades psicomotoras verbal e resistência a fadiga) de modo a nos adaptarmos a qualquer problema da vida. 
A inteligência é uma função mental de difícil mensuração, o método mais aceito e mais criticado é o do quoeficiente de inteligência- QI, que tenta correlacionar idade mental com idade cronológica
*
Inteligência
Quando esta relação for menos que 80 o paciente apresenta déficit intelectual podendo ir:
Pacientes limítrofes QI = 80 a 70
Deficiência mental leve QI= 69 a 55
Deficiência mental moderada QI = 54 a 40
Deficiência mental grave QI= 39 a 25
Deficiência mental profunda QI < 25
*
Juízo crítico
É a capacidade de julgamento do senso comum, podendo ser avaliado como:
Preservado ou não
Adequado ou inadequado
Prejudicado ou intacto
Normal ou anormal
*
Comportamento
É a capacidade de iniciar uma ação ou descarga motora. Diz respeito ao empreendimento básico do indivíduo, expresso através do comportamento. Devendo pesquisar comportamento hipo ou hiperativo, normativo, compulsivo e agitação psicomotora.
*
Comportamento
CATALEPSIA; a pessoa fica numa mesma posição por longo tempo.Não flete as articulações.
FLEXIBILIDADE CÉREA: o paciente fica imóvel na posição que o deixarem, mas as articulações podem ser fletidas.
ESTERIOTIPIAS OU DISCINESIAS: movimentos anormais rápidos. Ex mexer com a mão, com o cabelo
*
Comportamento
ECOPLASIA: imitar movimentos das outra pessoas
NEGATIVISMO: resistência em fazer qualquer tipo de impulso, idéia ou ato motor que lhe é solicitado.
IMPULSOS: são atos sem conteúdos ou direção certa, aparecem subitamente e quase sempre com consequências danosa Ex. cleptomania, piromania, dipsomania
*
Comportamento
HIPERPRAXIA OU HIPERATIVIDADE é o exagero da atividade voluntária de execução.Ex gesticulação.
HIPOPRAXIA OU HIPOATIVIDADE diminuição patológica dos movimentos voluntários
BRADIPRAXIA é a lentidão dos movimentos voluntários.
TIQUES: são movimentos rápidos, automáticos e involuntários que aumentam com a ansiedade.
*
Bibliografias
Espinhosa, A. F.Psiquiatria. Guia prático de enfermagem. R.J., 2001. p.61 a 70
Nunes, F.E. Portela, Psiquiatria e Saúde mental conceitos clínicos e terapêuticos fundamentais. SP: Atheneu, 2005. P 13 a 23.
Paim, isaías. Curso de psicopatologia. 8ª ed: Ciências Humanas ltda, 1980.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais