Buscar

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 17:58:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201505546467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Chico Rei (1964) Salgueiro (RJ) Composição: Geraldo Babão, Djalma Sabiá e Binha Vivia no litoral africano Um régia tribo ordeira Cujo rei era símbolo De uma terra laboriosa e hospitaleira. Um dia, essa tranqüilidade sucumbiu Quando os portugueses invadiram, Capturando homens Para fazê-los escravos no Brasil. Na viagem agonizante, Houve gritos alucinantes, Lamentos de dor Ô-ô-ô-ô, adeus, Baobá, Ô-ô-ô-ô-ô, adeus, meu Bengo, eu já vou. Ao longe Ninas jamais ouvia, Quando o rei, mais confiante, Jurou a sua gente que um dia os libertaria. Chegando ao Rio de Janeiro, No mercado de escravos Um rico fidalgo os comprou, Para Vila Rica os levou. A idéia do rei foi genial, Esconder o pó do ouro entre os cabelos, Assim fez seu pessoal. Todas as noites quando das minas regressavam Iam à igreja e suas cabeças lavavam, Era o ouro depositado na pia E guardado em outro ligar de garantia Até completar a importância Para comprar suas alforrias. Foram libertos cada um por sua vez E assim foi que o rei, Sob o sol da liberdade, trabalhou E um pouco de terra ele comprou, Descobrindo ouro enriqueceu. Escolheu o nome de Francisco, Ao catolicismo se converteu, No ponto mais alto da cidade Chico-Rei Com seu espírito de luz Mandou construir uma igreja E a denominou Santa Efigênia do Alto da Cruz! A partir do Texto responda: Os negros no Brasil, viveram um processo de intensa violência, ora sendo privados de sua cultura.
Discuta sobre a presença da cultura negra no Brasil, exemplificando.
		
	
Resposta: Os negros deixaram várias "marcas" em nossa nação, podemos encontrá-las em diversas formas, como por exemplo: a língua, a culinária, a dança, a capoeira,a religião... Quando vieram para o nosso país foram obrigados a deixar sua herança para trás, foram impostos aos mais diversos castigos, obrigados a abandonarm suas famílias encontraram no apadrinhamento uma forma de fazer a ligação com sua origem. Na religião podemos destacar a ligação com a Igreja Católica no qual faziam uma ligação com sua cultura perdida e também que foi uma forma de proteção, após algum tempo "criaram" o Umbanda.
	
Gabarito: Uma pergunta para o aluno discutir a questão dos legados culturais africanos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506334255)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Leia a composição a seguir. Mulher Você vai fritar Um montão de torresmo pra acompanhar Arroz branco, farofa e a malagueta A laranja-bahia ou da seleta Jogue o paio, a carne seca Toucinho no caldeirão E vamos botar água no feijão. BUARQUE, Chico. Feijoada completa. Álbum Feijoada Completa, 1978. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2012. A composição recorre à receita da feijoada. Considerada um prato típico da culinária brasileira, a feijoada expressa um processo de miscigenação cultural que remete ao período colonial. Considerando-se o exposto, a) identifique um ingrediente presente na composição e explique como se deu sua difusão na cultura alimentar, no Brasil Colonial. b) Explique por que a receita da feijoada expressa o processo de miscigenação cultural.
		
	
Resposta: A feijoada é trazida da cultura africana que mostra a junção da cultura do negro com a cultura da colonia portuguesa. Houve a adaptação de ingredientes para a realidade do local em que fora trazida. O Toucinho foi fazendo parte da difusão dessas culturas, como também a carne-seca que era feita de modo artesanal
	
Gabarito: a )Dentre os vários ingredientes presentes na composição, difundidos no Brasil Colonial durante o processo de colonização, destacam-se: o torresmo, a carne seca e o paio: esses produtos foram trazidos para o Brasil com a migração portuguesa e foram disseminados por várias regiões do Brasil, principalmente no Sul e Nordeste, por se adaptarem à necessidade de preservação dos alimentos por longos períodos; "a laranja e o arroz: esses produtos foram disseminados no Brasil pela colonização portuguesa por meio do comércio com o Oriente, especialmente Índia e China, de onde foi trazida, por exemplo, a laranja; "a pimenta e a mandioca: a pimenta malagueta era original das regiões tropicais da América e fazia parte da culinária indígena. A mandioca, produto da dieta indígena, foi incorporada no regime alimentar da população colonial, sendo consumida sob a forma de farofa; ¿ o feijão: embora exista uma variedade europeia desse produto, o feijão disseminado no Brasil é de origem americana, tendo sido incorporado à culinária colonial em função da facilidade de acesso. b) A receita da feijoada mistura vários ingredientes, oriundos de diversas culturas. No contexto do mundo colonial, diante das condições impostas pelo cativeiro, os escravos incorporavam ao seu regime os alimentos que estavam à disposição. Essa incorporação revela o contato e a fusão de diferentes culturas, tendo como eixo a cultura escrava ¿ exemplificada na culinária. Nesse sentido, a ¿feijoada completa¿ não é apenas um prato típico da cultura brasileira, mas expressa também a vitalidade da miscigenação étnica e cultural do Brasil, desde o período colonial. Registre-se também que a técnica de mistura de alimentos já encontrava-se disseminada na Europa, em pratos como o cassoulet francês, o cocido espanhol e a escudella da Catalunha que, por sua vez, se remete à olla podrida medieval. Como lembra Câmara Cascudo, ¿O que chamamos 'feijoada' é uma solução europeia elaborada no Brasil. Técnica portuguesa com material brasileiro¿.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505555433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a função da catequese jesuítica no Brasil?
		
	
	Deseatabilizar a cultura indígena pois dessa forma terminariam as guerras entre as tribos elevando a quantidade de convertidos à religião católica.
	
	Preservar a cultura indígena pois sua manutenção era essencial para o projeto de dominação da Metrópole.
	
	Adaptar os indígenas à escravidão.
	
	Convertê-los ao catolicismo para obrigar os colonos a trocar a mão de obra escrava indígena pela africana.
	 
	Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505697686)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
		
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	 
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505739348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os indígenas foram usados como mão de obra, sobretudo, nas pequenas e médias propriedades que tinham como objetivo produzir para:
		
	 
	A subsistência da Colônia.
	
	O Tráfico Atlântico
	
	O mercado americano
	
	O Mercado Europeu
	
	A exportação e larga escala
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505640443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As fugas que pretendiam negar a escravidão tinha como fim:
		
	
	Uma tentativa de alcançar uma vida diferente com um novo senhor.
	
	Uma alternativa de virar escravo de ganho na cidade.
	
	Uma tentativa de subir para os morros e favelas, reduto onde eram protegidos.
	 
	Uma alternativa para viver fora do cativeiro.
	
	Uma alternativa tentando se alistar no exército brasileiro.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506102859)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A resistência contra a escravização vem desde o início da colonização, através de formas variadas:
		
	 
	As formas passivas eram fugas isoladas, assassinato de senhores e feitores, formação de quilombos, revoltas rurais e urbanas
	 
	Os quilombos eram aldeamentos compostos principalmente por negros que fugiam dos latifúndios,passando a viver comunitariamente.
	
	O suicídio não pode ser considerado uma forma de resistência.
	
	A religiosidade nunca foi usada como forma de resistência por índios e afrodescendentes.
	
	As formas ativas podem ser exemplificadas pela negociação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506137467)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Romantismo no Brasil adquiriu características próprias ao consagrar o indígena aldeado, civilizado, como herói tipicamente brasileiro e deu origem ao movimento:
		
	 
	Indianista;
	
	Romântico selvagem;
	
	Escravagista;
	
	Idealista.
	 
	Romântico nacional;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505777659)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Manoel Bonfim foi um pensador atípico no cenário intelectual brasileiro da transição do século XIX para o século XX. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta as especificidades do pensamento de Manoel Bonfim.
		
	
	Manoel Bonfim foi o primeiro a utilizar as categorias do marxismo na interpretação da realidade brasileira.
	
	Manoel Bonfim era o único pensador brasileiro da época que não era sócio do Instituto Histórico e Geográfico brasileiro.
	
	Manoel Bonfim afirmou o princípio da inferioridade racial do brasileiro através de argumentos pretensamente científicos.
	
	Manoel Bonfim era o único pensador brasileiro da época que criticava a influência da Igreja Católica na formação da nação brasileira.
	 
	Manoel Bonfim negou o princípio da inferioridade racial do brasileiro utilizando argumentos sociológicos para interpretar a realidade nacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505697788)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O combate ao racismo e à desigualdade racial no país tem tido, como principal ferramenta de enfrentamento, a instituição de políticas públicas específicas, direcionadas à população negra do país e orientadas pelo princípio da equidade a partir de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias." Assinale a opção que contém ações afirmativas:
		
	
	cotas e campanhas para desmitificar Zumbi como legítimo representante da resistência negra;
	
	cotas e campanhas para fornecer transporte gratuito para toda a populção negra do Brasil;
	 
	cotas e campanhas de valorização da pessoa negra e de enfrentamento ao racismo;
	
	cotas e campanhas para financiar o Movimento Negro;
	
	cotas e campanhas para eleger um presidente negro no Brasi.

Outros materiais