Buscar

AV ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0488_AV_201509116524 (AG) » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509116524 - RAIANE SOARES PEREIRA
	Professor:
	LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9010/AC
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 16/06/2016 08:59:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201509360366)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Adam Smith e Max Weber proporcionaram uma grande contribuição na era industrial ao garantir que existia uma conexão entre ética e empresa. Para que as empresas alcançassem essa conexão . O que seria necessário?
		
	
Resposta: Seria necesário que os gerentes fomentacem a mudança nas empresas levando a seus subordinados padrões éticos estabelecidos para um melhor desenvolvimento da empresa passando honestidade e transparência a seus subordinados e clientes.
	
Gabarito: Para Eles o sucesso empresarial seria alcançado quando a organização, dentro de sua estrutura, se preocupasse em favorecer e desenvolver condições legais e morais em sua empresas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509972848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil". PERGUNTA: Explique o que é o Balanço social e qual é sua finalidade.
		
	
Resposta: O balanco Social faz um levantamento de dados da empresa, como balanco contábil, indicadores de desempenho, atitudes sociais, responsabilidade social, etc.. Com todos estes dados é feito um balanço e apresentado a todos os envolvidos na empresa, assim como os Stakeholders e publicado, pois este balanço não visa apenas a passar informações internas, como também externas.
	
Gabarito: O Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509826870)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Que filosofo entendia que o valor deriva de uma apreciação absoluta. Para ele, teria valor o que fosse bom, belo e verdadeiro.?
		
	
	Protágoras;
	 
	Platão
	
	Pitagoras
	 
	Sócrates
	
	Aristoteles
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509817203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere o seguinte caso: Na empresa Bates & Associados o gerente de vendas de uma regional foi comunicado que sua equipe apresentava os piores índices de venda da empresa, abaixo da média geral. Sua incumbência era aumentar os índices de venda em até três meses, ou seria demitido. Preocupado em manter o emprego, o gerente agiu rapidamente. Comunicou aos vendedores que ao final de três meses faria um balanço do desempenho individual de cada vendedor, e aquele que tivesse o melhor desempenho seria premiado com um bônus em dinheiro no valor de R$2.000,00 (dois mil reais) e três dias de folga. Acontece que o gerente não tinha autorização da direção executiva para promover tal tipo de bonificação, nem mesmo chegou a comunicar ao seu superior da ideia que tivera, estava apostando que, com o aumento das vendas, poderia convencer seus superiores a premiar o melhor vendedor, o que, no seu entendimento, serviria como motivação para que os demais buscassem melhorar o desempenho nas vendas. Ante o exposto e tendo como referência os conceitos de ética e moral, assinale a única alternativa que avalia corretamente a atitude do gerente.
		
	 
	A atitude do gerente foi egoísta e antiética, uma vez que ele pensou apenas em si mesmo e não tinha o respaldo da empresa para promover a premiação.
	
	Embora a atitude do gerente tenha sido egoísta e arriscada, considera-se que foi eticamente válida, ainda que moralmente inadmissível, uma vez que o mercado possui sua ética própria, estranha ao mundo da moral.
	
	A moral corresponde à índole do indivíduo, age em foro íntimo, e por esse motivo não há como julgar a atitude do gerente como imoral, visto que o conceito é subjetivo.
	
	A atitude do gerente foi egoísta, mas beneficiou a empresa e por isso não pode ser considerada imoral.
	
	Embora a atitude do gerente tenha sido egoísta e arriscada, considera-se que foi moralmente válida, ainda que eticamente inadmissível, uma vez que o mercado possui sua moral própria, estranha ao mundo da ética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509822888)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É o conjunto de predicados que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da própria espécie. Na empresa influencia diretamente suas decisões e seu jeito de ser, fazer e resolver as diferentes questões presentes em seu dia à dia. Este conceito se refere à:
		
	
	Moral.
	
	Código de conduta.
	 
	Caráter.
	
	Ética.
	
	Valor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509822892)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre o direito à privacidade, podemos afirmar:
		
	
	Toda empresa deve respeitar a privacidade dos funcionários, permitindo o seu livre acesso à internet.
	 
	O direito à privacidade garante que vida privada das pessoa é inviolável, salvo quando uma ação praticada ganhe relevância pública.
	
	O direito à privacidade é supremo, por isso o indíviduo é preservado, mesmo quando nossos atos são de interesse público.
	
	O direito à privacidade e o direito à liberdade de expressão do pensamento não estão relacionados.
	 
	No mundo corporativo o direito à privacidade prevalece sobre os interesses da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509756622)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Dajoz (2005), a Ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre os organismos entre si e com o seu meio circundante. Dessa forma, fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos atuam sobre os organismos, influenciando-os. A soma total dessas condições que atuam sobre os organismos é denominada de:
		
	 
	Habitat
	 
	Meio ambiente
	
	Fauna
	
	População
	
	Comunidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509714046)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil, sobre esse conceito de Recursos Naturais, podemos afirmar que:
I. Está diretamente relacionado aos recursos tecnológicos disponíveis
II. Não se relaciona com economia, pois é conceito de Ecologia.
III. Sempre está relacionado à economia.
IV. Envolve o Meio Ambiente em sua definição. 
V. Esse conceito se auto define, independente de outras variáveis.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV
	
	I, III e V
	
	II, V e I
 
	
	III, e I
	 
	II e V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509698811)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Hoje em dia, muitos executivos tem-se discutido com muita frequência, sobre a responsabilidade social das empresas, perante todos o stakeholders , ou seja, sociedade, funcionários, acionistas e clientes.¿ Com esta constante preocupação podemos afirmar que:
		
	
	A preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária somente para fomentar maior lucro para as empresas.
	
	A preocupação com os princípios éticos não influencia as atividades empresariais socialmente responsáveis.
	
	A preocupação com os princípios e valores morais não servem de critérios para as atividades empresariais socialmente responsáveis.
	 
	A preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis.
	
	A preocupação com os princípios éticos, valores morais não traduz a extensão do envolvimento das empresas como a sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509394023)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade. Ao estudarmos Administração, percebemos a contribuição de muitos estudiosos que, ao longo da história, tiveram a preocupação de melhorar as condições de trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade. A preocupação com a qualidade levou, por volta de 1947, o surgimento da entidade denominada:
		
	 
	ISO - Organização Internacional de Padronização
	
	ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
	
	UNESCO - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
	
	ONU - Organização das Nações Unidas.
	
	OMS - Organização Mundial da Saúde

Outros materiais