Buscar

Fundamentos de Direito Empresarial exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Kant, podemos conceito o Direito como sendo:
	 
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade";
	Complete correta e adequadamente a frase: "Os ____ norteiam e dão fundamento ao direito, são definidos como base, ou origem, a razão fundamental do direito."
		
	 
	Princípios;
	Assinale a alternativa incorreta. Consideram-se obrigações do empresário para o exercício regular da empresa:
		
	 
	Exercício de atividade intelectual.
	Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Público de Empresas mercantis.
		
	Quais os elementos que compõem o Estabelecimento Empresarial?
		
	 
	A totalidade de bens corpóreos, móveis e imóveis e de bens incorpóreos
	O empresário e a sociedade empresária deverão adotar um sistema de contabilidade, mecanizado ou não com base na escrituração uniforme de seus livros, devendo levantar,------------------,o balanço patrimonial e o de resultado.
	 
	anualmente
	Assinale a alternativa correta, em relação aos direitos e deveres dos sócios:
		
	 
	o contrato social não pode conter cláusula que exclua o sócio de participar das perdas referentes à sociedade empresária.
	Com base no que dispõe e prevê o Código Civil (Lei 10.406/02), quando começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado ?
		
	 
	Com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro;
	Subsidiária
		
	Sociedades Simples e Sociedades Empresárias.
		
	Pela definição de economia, podemos afirmar que a questão central do estudo da economia é:
		
	 
	Como alocar recursos produtivos escassos de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
	Considerando a relação entre fatores de produção e as necessidades humanas, podemos afirmar:
		
	 
	Para satisfazer as necessidades humanas ilimitadas, a sociedade conta com recursos limitados como terra, mão de obra, máquinas, equipamentos, conhecimentos técnicos etc.
	O que significa custo de oportunidade:
		
	
	
	 
	É o custo de uma escolha;
	Terra ( recursos naturais)
		
	Os sistemas econômicos podem ser classificados em: Sistema _______________, ou economia ______________. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema _____________, ou economia ____________. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento. Assinale; na ordem indicada, os sistemas econômicos os quais se referem cada um:
		
	 
	Capitalista/De Mercado e Socialista/Centralizada
	Numa economia de mercado, o governo pode atuar no sentido de corrigir distorções PORQUE eventualmente ocorrem falhas de mercado, ou seja, o mercado sozinho não promove alocação de recursos de maneira eficiente. Considerando as afirmações acima, marque o item correto:
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
		
	São fatores que podem influenciar a demanda:
Existência de bens substitutos, essencialidade do bem, importância do bem quanto ao seu gasto, no orçamento do consumidor;
		
	Lúcio e Américo estavam discutindo sobre o preço dos celulares. Eles adquiriam no Natal o mesmo modelo e pagaram obviamente o mesmo valor. Na primeira semana de Janeiro, o mesmo celular ficou 10% mais barato e continua a demanda pelo referido modelo. Após este breve relato do nosso cotidiano, assinale a questão que trata da Lei da Demanda.
As quantidades demandadas de um produto, por um período de tempo, serão maiores quanto menor for o seu preço, e vice-versa, permanecendo constantes as demais variáveis.
		
	a concorrência monopolística é uma estrutura de mercado constituída de algumas atividades, tais como salão de beleza. Assinale abaixo a alternativa que representa a característica ou premissa dessa estrutura de mercado:
Vários produtores ou ofertantes onde cada qual tem seu produto diferenciado dos demais
	
	Quando nos referimos ao fato de que não há possibilidade de manobras pelas empresas estamos nos referidno a qual estrutura de mercado?
		
	 
	Concorrência perfeita.
	A sociedade terá que escolher quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços , dado o nível tecnológico existente. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível. Trata-se do problema econômico fundamental:
		
	 
	Como produzir?
	Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade , a fim de satisfazer as necessidades humanas. Esta definição contém vários conceitos importantes. São eles a saber:
		
	 
	escolha, escassez,necessidades,recursos,produção,distribuição.
	A definição simples de fatores de produção nos diz que são:
	 
	os meios disponíveis para se gerar os produtos desejados
	A realidade da escassez dos fatores de produção está ligada ao conceito de:
		
	 
	custo oportunidade
	Compreendemos por Mercado como o
		
	 
	conjunto de compradores e produtores/vendedores daquele produto
	China, EUA, Brasil, Cuba, Argentina e os demais países, possuem uma forma de organizar sua Produção. Logo, podemos compreender como:
		
	 
	Sistemas Econômicos
	A Construtora Birmann, que desde 1978 se dedica à construção de imóveis residenciais, soube interpretar, melhor do que qualquer outra empresa do segmento, os conceitos que envolvem o porquê que passa pela mente do consumidor. Dentre os credos da Birmann, o principal é o de que a qualidade é um processo contínuo e permanente em todas as fases do empreendimento. Tudo é pautado pelos mais rígidos preceitos de qualidade: a localização do terreno, a planta, os materiais e métodos construtivos e o atendimento ao cliente. O caso Birmann, que aborda o sucesso do primeiro lançamento imobiliário do Bairro Panamby, evidencia o absoluto controle de qualidade voltado para o cliente e o grande sucesso de um projeto ousado e pioneiro. ¿A principal tarefa de uma empresa é criar consumidores¿. Essa definição foi dada por Peter Drucker há mais de 30 anos. Entretanto, a principal questão que se coloca é a seguinte: como se desenvolve o processo de escolha por parte dos consumidores, qual é a razão da escolha de determinado produto ou serviço? ¿existem uma série de variáveis que também afetam a procura¿ Carvalho (2014), no livro Economia o que você precisa saber. Seria correto afirmar que: para maioria dos produtos, a demanda será também afetada: I. renda dos consumidores, II. preço dos bens substitutos, III. preço dos bens complementares, IV. a preferência ou hábitos dos consumidores, V. preço do bem.
		
	 
	todas as afirmativas estão corretas.
	O leite e seus derivados constituem um grupo de alimentos de grande valor nutricional, por serem fontes consideráveis de proteínas de alto valor biológico, além de vitaminas e minerais. O consumo habitual destes alimentos é recomendado, principalmente, para atingir a adequação diária de cálcio, um nutriente fundamental para a formação e a manutenção da estrutura óssea, entre outras funções no organismo. Apesar da importância do consumo de leite e derivados para todas as faixas etárias, poucos estudos têm avaliado a ingestão destes alimentos, sobretudo, entre adultos e idosos. No Brasil, dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares mostraram que o consumo de leite, a partir dos dez anos de idade, está aquém do recomendado, o que se traduz em elevadas prevalências de inadequação de ingestão de vitaminas e cálcio. Se considerarmos a relação entre a demanda de um beme o hábito dos consumidores (g), ceteris paribus, uma campanha do tipo: ¿incentivo ao consumo de leite¿, a demanda efetiva por leite:
		
	 
	a quantidade demanda aumenta;
	Não se constitui uma premissa da concorrência monopolística:
		
	 
	A existência de barreiras
	No caso de ____________, o governo impede que um produto ou serviço seja negociado acima do nível de preço estabelecido. A opção que completa corretamente essa afirmação é:
	 
	tabelamento.

Outros materiais