Buscar

Aula Ensino Médio A Reforma Protestante e sua relação com o pensamento moderno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Médio – 2ª Série
A Reforma Protestante e sua Relação com o Pensamento Moderno
*
REFORMA PROTESTANTE
Imagem: Pedro Berruguete / Prado Museum / Public Domain.
*
DEFINIÇÃO
Movimento cismático, dentro da Igreja Católica, que questionava a supremacia eclesiástica do papa, propiciando a instauração das igrejas protestantes (1).
*
PRINCIPAIS IGREJAS REFORMADAS:
Luterana (Alemanha)
Calvinista - assim distribuída:
Huguenotes (França),
Puritanista (Inglaterra),
Presbiteriana (Escócia e Irlanda)
Anglicana (Inglaterra)
*
 CAUSAS DA REFORMA
Os erros do clero  corrupção, despreparo para o exercício sacerdotal, venda de relíquias consideradas sagradas (simonia), desinteresse pelas necessidades espirituais dos fiéis e venda de indulgências (perdão dos pecados).
*
O conflito Igreja x burguesia  a Igreja condenava o lucro e a prática de usura (empréstimo de dinheiro a juros), essencial para o desenvolvimento do comércio e a consolidação da burguesia mercantil. Aos burgueses, era necessária uma nova ética religiosa que justificasse o lucro e a riqueza.
*
O fortalecimento do Estado Moderno  As contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais, o conflito entre poder temporal e poder espiritual, a excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus. A Igreja era vista como intrusa, uma vez que possuía outro idioma oficial (o latim) e cobrava impostos (dízimo) que poderiam ser pagos para o rei e não para o papa.
*
DIVERGÊNCIAS TEOLÓGICAS
Santo Agostinho
São Tomás de Aquino
Imagens: (a) Thomas_Aquinas_in_Stained_Glass.jpg: http://www.flickr.com/photos/e3000/e / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic (b) Philippe de Champaigne / Los Angeles County Museum of Art / Public Domain.
*
São Tomás de Aquino  defendia que a salvação humana se dava por meio da fé e por meio das obras.
Santo Agostinho  defendia que o homem se salvava, exclusivamente, pela fé em Deus.
A Igreja defendia a posição tomista, uma vez que estava mais de acordo com seus interesses materiais aqui na Terra.
*
 PRINCIPAIS REFORMADORES
Martinho Lutero, Jean Calvino e Henrique VIII
Imagens da esquerda para a direita: (a) Public Domain, (b) Espace Ami Lullin of the Bibliothèque de Genève / Public Domain e (c) Hans Holbein the Younger / Thyssen-Bornemisza Museum / Public Domain.
*
MARTINHO LUTERO (1483-1546)
A venda de indulgências na Alemanha, promovida pelo monge Tetzel, é citada como pretexto para o rompimento entre Lutero e o clero católico. Excomungado, Lutero queimou, em praça pública, a Bula Papal que o condenava e afixou, na porta da Catedral de Wittenberg, as 95 Teses contra a venda de indulgências. 
*
Convocado a retratar-se na Dieta de Worms, Lutero reafirmou suas ideias. Foi perseguido e refugiou-se no castelo de Frederico, príncipe da Saxônia. Lá, traduziu a Bíblia para o alemão e elaborou os dogmas do Luteranismo. Apoiado pela nobreza alemã, conseguiu consolidar sua doutrina na Alemanha.
*
JEAN CALVINO (1509-1564)
Apesar de ser francês, Calvino foi expulso de Paris em virtude de suas ideias autoritárias, indo morar em Genebra, na Suíça, onde instalou um governo teocrático, cujo órgão principal era o Consistório.
*
Para divulgar suas ideias, Calvino escreveu o livro "Instituição da Religião Cristã", no qual defendia os princípios teocráticos, as regras da moral e a predestinação. O calvinismo foi, então, largamente aceito no meio burguês, uma vez que justificava valores tais como a riqueza, o trabalho e a poupança (acúmulo de bens).
*
HENRIQUE VIII (1491-1547)
Insatisfeito no seu casamento com Catarina de Aragão e pretendendo casar-se com Ana Bolena, Henrique VIII utilizou um problema pessoal para justificar o rompimento com o clero romano. Impedido de divorciar-se pela Igreja Católica, Henrique VIII resolveu fundar sua própria igreja: a Igreja Nacional Inglesa ou Igreja Anglicana.
*
A fim de legalizá-la, Henrique VIII assinou o Ato de Supremacia, documento oficial do cisma religioso. Excomungado pelo papa, Henrique VIII confiscou os bens da Igreja Católica na Inglaterra como forma de represália.
*
THOMAS MUNZER (1489-1525)
Inconformado com o domínio da nobreza alemã, que explorava os camponeses, Thomas Munzer fundou uma seita paralela ao luteranismo, denominada Anabatistas. 
Em suas pregações, ele defendia a igualdade social, a propriedade comunitária e o fim dos privilégios feudais da nobreza.
*
Os anabatistas não tiveram sucesso. Foram perseguidos duplamente pela Igreja, que os considerava hereges, e pelos luteranos aliados dos príncipes. Eles foram duramente reprimidos, torturados e, por fim, assassinados. Munzer foi decapitado.
*
FATOS RELACIONADOS
Dieta de Worms (1521)  convocada por Carlos V, imperador do Sacro Império, com o objetivo de julgar Lutero.
Dieta de Spira (1529)  convocada por Carlos V, decidiu tolerar o luteranismo nas regiões convertidas, proibindo-o nas demais regiões.
Confissão de Augsburgo (1530)  expõe os fundamentos da doutrina luterana.
Paz de Augsburgo (1555)  acordo segundo o qual cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião, bem como a de seus súditos.
*
O QUE LUTERO PENSAVA DE MUNZER E DOS ANABATISTAS
“Contra os bandos camponeses assassinos e ladrões. Nada é mais terrível do que um homem revoltado. É preciso despedaçá-los e degolá-los. Matá-los como se faz com um cachorro louco“.
Imagem: Christoph van Sichem / as Wissen des 20. Jahrhunderts, Verlag für Wissenschaft und Bildung, 1961, Rheda, Bd.1 S.395 / Public Domain.
*
ENSINAMENTOS DA IGREJA REFORMADA
Imagem: Torsten Schleese / Public Domain.
*
LUTERANISMO
Fé como única fonte de salvação;
Negação da transubstanciação (transformação do pão e vinho em corpo e sangue de Cristo) e aceitação da consubstanciação, isto é, o pão e o vinho, quando abençoados, são as mesmas substâncias, obtendo-se, porém, a presença sagrada, divina;
Supressão do clero regular, do celibato e das imagens (ícones).
*
CALVINISMO
Teoria da Predestinação  a salvação humana depende exclusivamente da vontade de Deus, ou seja, uns são escolhidos para serem salvos e outros não. A posse de riquezas é o sinal que identifica os "eleitos" por Deus a fim de serem salvos;
Extinção da hierarquia eclesiástica.
*
ANGLICANISMO
Manutenção da hierarquia eclesiástica;
Forma católica, mas com conteúdo protestante.
Imagem: JaMikePA at en.wikipedia, derivative work: Gregor Shapiro / Public Domain.
*
SÃO PONTOS COMUNS:
Escrituras Sagradas como o único dogma das novas religiões;
Livre interpretação da Bíblia;
Substituição do latim, nos cultos religiosos, pelos respectivos idiomas nacionais;
Submissão da Igreja ao Estado;
Manutenção de apenas dois dos sacramentos, o batismo e a eucaristia.
*
Para os católicos, o corpo e o sangue de Cristo estão presentes no sacramento da Eucaristia. Os protestantes discordam.
Imagem: U.S. Navy photo by Photographer's Mate Kathaleen A. Knowles / Public Domain.
*
ALGUMAS DAS 95 TESES DE LUTERO
5ª O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones (2).
10ª Agem mal e sem conhecimento de causa aqueles sacerdotes que reservam aos moribundos penitências canônicas para o purgatório.
Imagem: Wittenberg: Melchior Lotter d.J., 1522 / Domínio Público.
*
21ª Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda a pena e salva pelas indulgências do papa (3).
27ª Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando (do purgatório para o céu).
32ª Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência.
*
 REFORMA CATÓLICA
Imagem: Council of Trent in Santa Maria Maggiore church / Museo Diocesano Tridentino, Trento / Public Domain.
*
DEFINIÇÃO
Constitui a série de medidas tomadas pelo Concílio de Trento (1545-1563), visando impedir o avanço das denominações protestantes e reestruturar a Igreja Católica. Nesse Concílio, foram reafirmados todos os dogmas católicos e criados os mecanismos de contenção do movimento reformista.
*
TRIBUNAIS DO SANTO OFÍCIO
Encarregados de perseguir, torturar e eliminar os hereges, ou seja, todos os que discordavam das ideias do catolicismo.
Imagem: Jan Luykens / Public Domain.
*
IMAGENS DA INQUISIÇÃO
Imagens: (a) Public Domain e (b) Public Domain.
*
A prática de torturar “hereges” era uma forma de fazê-los confessar seus “pecados”.
Imagem: Louis Joseph Raphaël Collin / Public Domain.
*
COMPANHIA DE JESUS - Jesuítas
Ordem fundada por Ignácio de Loyola, com uma hierarquia militar. “Os soldados de Cristo“, assim autointitulados, foram encarregados de levar a fé católica para os povos dos territórios encontrados após a Expansão Ultramarina, mediante um processo de evangelização imposto a ameríndios e africanos. No período colonial, os Jesuítas exerciam total controle sob a educação de indígenas, escravos e colonos.
*
ÍNDEX
lista de livros cuja leitura era proibida pela Igreja. Nela figuravam muitas obras dos humanistas renascentistas.
Imagem: Domínio Público.
*
 CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA
No campo religioso  rompimento da unidade cristã e crescente intolerância religiosa.
No campo político  ruptura do poder político do papado, fortalecimento do poder monárquico e guerras provocadas por pretextos religiosos.
*
No campo econômico  expansão das práticas capitalistas por causa de determinadas teorias protestantes.
No campo cultural  expansão da educação popular, retrocesso científico graças à extrema importância atribuída à Bíblia e à negação do racionalismo.
*
MENSAGEM FINAL
"Não é necessário ser católico ou protestante; basta ter bons sentimentos, ser inclinado sempre para o bem e sentir dentro da alma o amor à Humanidade"
	
Adão Myszak
Imagem: Heinrich Hofmann / Public Domain. 
*
Referências Bibliográficas
Almanaque Abril - 2001 - Edição em CD-Rom.
 COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Mundo -Ensino Médio. São Paulo. Editora Saraiva, 1994.
 AMAD COSTA, Luís César & MELLO, Leonel Itaussu. A História Moderna e Contemporânea.São Paulo. Editora Scipione, 1992.
*
Tabela de Imagens
*
Tabela de Imagens
*
Tabela de Imagens
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais