Buscar

Desastres naturais e movimento em massa (Asia e Europa)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Católica Salesiana
do Espírito Santo
Desastres Naturais
Desastres Geológicos
 Dispersão de massas
Adrieli Silva
Diana Schuantz
Joyce Picorett
Wélene Sulke
Vitória, 27 de Junho de 2016.
Desastres Naturais
São os resultados do impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social, e que causa sérios danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados em conviver com o impacto.
Os critérios objetivos adotados no Relatório Estatístico Anual do EM-DAT (Emergency Disasters Data Base) sobre Desastres de 2007 consideram a ocorrência de pelo menos um dos seguintes critérios:
 • 10 ou mais óbitos;
 • 100 ou mais pessoas afetadas; 
 • Declaração de estado de emergência; 
 • Pedido de auxílio internacional.
Tipos de desastres naturais
Desastres geológicos
Os desastres geológicos estão inclusos nos desastres naturais podendo ser tanto erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, terremos, tsunamis, entre outros. Países com maior ocorrência de terremotos são Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos, Haiti, Chile. Temos como principais acontecimentos geológicos na Asia e Europa:
Terremoto em Aleppo, Síria
O terremoto foi um desastre que aconteceu em 11 de outubro de 1138, com estimativa de 230 mil mortos. Com bases em estudos geológicos o terremoto teve 8,5 na Escala Richter.
4
Terremoto de Shaanxi em 1556
O sismo ocorreu no dia 23 de janeiro de 1556 com magnitude de 8 na Escala Richter matando cerca de 830 mil pessoas. Acredita-se que 60% da população tenha morrido nesse terremoto. 
Este terremoto afetou a mais de 800 km² e provocou tanto tsunamis quanto deslizamento.
Sismo de Lisboa 
O terremoto aconteceu no dia 1 de novembro de 1755 resultando na morte de cerca de 10 mil pessoas e na quase destruição completa de Lisboa. Teve magnitude de 8.7 na escala Richter atingindo grande parte do litoral de Algarve e Setúbal, seguido depois de um maremoto com cerca de 20 metros. 
Sismo de Creta
O sismo ocorreu no dia 16 de fevereiro de 1810 com magnitude de 7 causando grande estrago em Heraclião deixando cerca de 2 mil mortos. Localiza-se perto do arco helênico que é uma característica tectônica que esta relacionada a uma subducção da placa africana abaixo da plana helênica. 
Pode se dizer que a dispersão de massa inclui todos os processos pelos quais massas e o solo movem-se encosta abaixo sob influência da gravidade, sendo, posteriormente, carregadas através de erosão ou outros agentes de transporte.
Muitas das vezes tem decorrência do intemperismo e da fragmentação das rochas, mas também pode ter ocorrência artificial, ou seja, induzida pela atividade humana.
Fenômenos como chuvas e terremotos podem desencadear esse processo (quanto menos coesos e cimentados os materiais, mais fácil é o processo de dispersão).
Dois acidentes destacados são:
- Ano de 218 a.C. uma avalancha nos Alpes europeus matou 18 mil pessoas; 
- Em 1556 houve um escorregamento devido a um terremoto que matou 1 milhão de chineses (Shaanxi).
Dispersão de massa
• Natureza do material 
• Velocidade do movimento 
• Natureza do movimento
O movimento de Massa dependem:
1. Declividade e a estabilidade das e a estabilidade das encostas 
2. Intemperismo e Clima 
3. Conteúdo de água contida nos de água contida nos materiais materiais 
4. Vegetação 
5. Sobrecarga
Fatores que influenciam o movimento de massa
Um deslizamento de terra sepultou parte de um parque industrial e casas próximas na cidade de Shenzhen, em Cantão, neste domingo, e deixou 41 pessoas desaparecidas, publicou a agência oficial "Xinhua".
Deslizamento de terra no sul da China deixa 41 desaparecidos
http://videos.bol.uol.com.br/video/deslizamento-de-terra-causa-terror-na-china-04020C1A356ED4A15326
Deslizamento de rochas na China
Os deslizamentos de terra e rochas que vemos constantemente na Ásia traem consigo muitas mortes por alguma das seguintes razões:
Construções em lugares não confiáveis, seja por solo mole ou muito inclinado;
Construções em baixa de montanhas, onde desconhecem o solo das mesmas, não esperando possíveis caídas de pedras e terra até o bairro ou cidade que se encontra abaixo;
Na Europa temos as avalanches e os movimentos de terra causados por chuva intensa. A avalanche é frequentemente provocada pela presença de ondas sísmicas, que turba o solo e provoca a separação desse com o gelo, criando a caída do mesmo. E os deslizamentos de terra por intensa chuva não tem por costume gerar um número alto de mortos.
http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf
http://home.ufam.edu.br/csilva/Geografia/(Cap%C3%ADtulo%2011_Movimento%20de%20Massa%20%5BModo%20de%20Compatibilidade%5D).pdf
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Geografia/Geologia-622325.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/05/relembre-os-deslizamentos-de-terra-mais-letais-no-mundo-desde-2010.html 
http://videos.bol.uol.com.br/video/deslizamento-de-terra-causa-terror-na-china-04020C1A356ED4A15326
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais