Buscar

Resenha crítica - DOCUMENTÁRIO DOS DEZ MAIORES DESASTRES NATURAIS - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROFA. ME. INÊS ÉLIDA AGUIAR BEZERRA
DISCENTE: TAMAIA BATISTA ABREU
RESENHA CRÍTICA REFERENTE AO DOCUMENTÁRIO DOS DEZ MAIORES DESASTRES NATURAIS
SOBRAL
ABRIL 2021
 Desastres naturais são fenômenos naturais causados pela força da natureza, que foge do controle humano, provocando danos financeiros, como perda material, e perda irreparável que no caso é a vida humana, quando não há existência humana em área atingida pelo fenômeno naturais, é denominado de eventos naturais. Destaca-se inúmeros tipos de desastres naturais, tais como, terremotos, sismo, tsunamis, tornados, ciclones, erupções vulcânicas, avalanches, queda de meteoro, rajadas violentas de ventos, doenças infecciosas nos desastres (endemias, epidemias, pandemias), secas, incêndios florestais.
 O documentário abordar os dez maiores desastres naturais mais importantes da história, escolhidos por especialistas, trazendo na matéria testemunhas, imagens reais, para que haja uma retrospectiva dos eventos. Este documentário pontua em ordem decrescente os desastres que ocorreu no mundo, respectivamente:
10. Temporada de tornados, nos Estados Unidos (2011);
09. Sismo e Tsunami, no Japão (2011);
08. Gripe Espanhola (1918);
07. Erupção da Krakatoa (1883);
06. Furacão Katrina (2005);
05. A grande enchente;
04. Terremoto em São Francisco (1906);
03. Erupção na Islândia (1783);
02. Terremoto e Tsunami na Indonésia (2004);
01. Peste Negra (1348).
· A temporada de tornados, nos Estados Unidos – Texas (2011), houve uma onda de tornados, que provocou grande destruição, principalmente no Alabama, vale destacar que também atingiu outros estados. Totalizando 1.691 tornados, custo de 10 milhões de dólares e 550 óbitos.
· O Sismo e Tsunami, no Japão – Tohoku (2011), sismo causou grandes danos financeiros ao Japão, totalizando 1 milhão de dólares em propriedades danificadas, custo mais 200 milhões de dólares, 15.883 óbitos.
· Gripe Espanhola (1918), conhecida popularmente pelos leigos, como gripe, houve uma pandemia, infectando 1 milhão de pessoas, 100 milhões de óbitos, tornando-se uma das epidemias mais mortais da história.
· Erupção da Krakatoa (1883), a ilha de Krakatoa desapareceu quando o vulcão que era tido como extinto entrou em erupção, altura da nuvem de cinza foi de 80km, força de explosão de 195 megatons TNT, totalizando em mais de 36.000 óbitos.
· Furacão Katrina (2005); foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões em terra firme e 5 na categoria no oceano Atlântico. Causou aproximadamente 1.800 mortes, embora 1 milhão de pessoas haviam evacuado da localidade.
· A grande enchente a 10 mil anos no final da última era glacial, devido o derretimento da geleira, volume de água 10 milhões de km, pessoas desalojadas quase 150.000.
· Terremoto em São Francisco (1906), o sismo de São Francisco foi devastador, conhecido como o grande terremoto de São Francisco, teve aproximadamente 1min 30s de duração, porém matou milhares de pessoas.
· Erupção na Islândia (1783), a erupção de Laki acarretou queda de temperatura global, tendo 120 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que foram expelidas no hemisfério norte. Causando a destruição das plantações, consequentemente prejudicando a colheita na Europa, além de ter causado secas em partes da Ásia e norte da África.
· Terremoto e Tsunami na Indonésia (2004), foi um sismo submarino que ocorreu na costa oe4ste de Sumatra, na Indonésia, ficou conhecido como terremoto de Sumatra-Andaman. O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis ao longo dos continentes do Oceano Índico, causando 227.898 mortes, inundou comunidades costeiras. Foi um dos mais mortais desastres naturais.
· Peste negra (1348), pandemia mais devastadora na história humana, que atingiu o pico na Europa no século XIV, provocada pelo bacilo Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste. Causando aproximadamente 75 a 200 milhões de óbitos na Eurásia.
 Os desastres naturais são imprevisíveis na sua grande maioria, entendendo que a força da natureza foge do controle humano, mas é possível realizar medidas para reduzir as consequências, proteger o meio ambiente por exemplo, pode prevenir avalanches e deslizamento, enchentes podem ser evitadas em algumas áreas, construindo barragens e redirecionando a água da enchente para longe da cidade. Redução de efeitos, como os sistemas de alerta, esse sistema tem como objetivo avisar a população sobre o risco de serem afetadas, através de meios de comunicação, sendo geralmente por televisão, rádio e na internet. As agências humanitárias como a cruz vermelha, essa organização ajuda as vítimas com alojamento temporário, fornecimento de mantimentos, assistência de saúde e reconstruir suas vidas caso necessário.

Continue navegando