Buscar

Roteiro de estudo de Anatomia do dente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro de estudo:
3 MOLAR INFERIOR
. Apresenta padrão característico tanto do primeiro quanto do segundo molar inferior.
. Larga diversidade de forma com arranjos irregulares
. Apresentam 4 ou 5 cúspides,na maioria dos casos,que não são bem definidas devido a presença de cristas e sulcos secundários
. Apresenta a face distal muito convexa em relação as demais
. Raizes curvadas para distal e frequentemente fundidas
COMPARAÇÕES ANATOMICAS DO 1 E 2 MOLAR INFERIOR
. A coroa do 1 molar inf. é mais volumosa, com 5 cúspides no total(3 cúspides vestibulares e duas linguais).O segundo molar inf. Apresenta 4 cúspides(2 cúspidesvestibulares e 2 cúspides linguais).
. O 1 molar inf. apresenta a face vestibular maior que a face lingual,assim como também ocorre no 2 molar inf. Em ambos as bordas mesial e distal convergem para a maior área oclusal.
. No 1 molar inf. a face oclusal é aproximadamente retangular e tem a borda distal mais curva,enquanto que no 2 molar inf. a face oclusal é bem mais retangular e tem a borda vestibular menos curva,fazendo com que a face vestibular seja menos convexa.
. No 1 molar inf. os sulcos principais da face oclusal são mais numerosos(possui um a mas,devido a presença da quinta cúspide) e têm disposição variável.No 2 molar inf. há menos sulcos principais na face oclusal e a sua disposição é cruciforme.
. As raízes do 1 molar inf. são mais divergentes e bem separadas do que a do 2 molar inferior.Este último também apresenta certa tendência a coalescência.

Outros materiais