Buscar

Tendencias- Evelhecimento da sociedade

Prévia do material em texto

MARKETING CORPORATIVO
Megatendências: Envelhecimento da sociedade
BÁRBARA CONTE
Canoas
2016
Tendências para as próximas décadas
Envelhecimento da sociedade
Um estudo divulgado no fim do ano de 2015, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil está envelhecendo mais rápido do que se imagina.
Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil. 
Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo logo seremos considerados uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo. 
Isso se deve a baixa na taxa de natalidade e a alta expectativa de vida. No Brasil, há mais de 15 anos nascem menos crianças que o necessário para repor os pais, ou seja, os casais estão tendo uma média de filhos inferior a dois. Enquanto isso, as pessoas estão vivendo por mais tempo. O resultado desta equação é um crescimento muito rápido na proporção de idosos no país.
Segue quadros com dados:
Fonte: Revista Exame 2015
Fonte: Site Pro atividade de mercado
Impacto desta tendência para os próximos anos:
Segundo a revista exame as preocupações dos economistas com o envelhecimento giram em torno de escassez de trabalhadores, crescimento econômico mais lento e sistemas de previdência e assistência médica sob pressão. Para alguns, envelhecimento populacional significa aumento no número de idosos frágeis, solitários e isolados em instituições que oneram sua família.
Em outro cenário terrível, a morte é adiada, mas o surgimento de doenças crônicas, a decadência física e mental e a perda de independência se impõem. Em todos esses casos, o prolongamento da vida significa apenas mais miséria. Além disso, argumentam esses economistas, os idosos não trabalham nem poupam como a maioria dos adultos.
Fora isso, o envelhecimento da população não se traduz automaticamente numa catástrofe econômica e social.
Já que as oportunidades nos negócios e prestação de serviços á idosos irão aumentar.
Setor da estética:
Com esse aumento da expectativa de vida trouxe consigo a necessidade de manter a aparência jovial por mais tempo. Cada vez mais pessoas investem na prevenção do envelhecimento e o setor da beleza não para de lançar produtos que prometem retardar os sinais da idade.
Setor de saúde:
No setor de saúde será plenamente viável o investimento em clínicas privadas especializadas nas áreas de geriatria e gerontologia e formação de recursos humanos voltada para a saúde integral do idoso.
Serviços de proximidade
A oferta de serviços específicos para o grupo populacional idoso também
demonstra grande potencial para o desenvolvimento de novos negócios. Esta modalidade engloba serviços pessoais internos e de gestão doméstica cuidados pessoais, cozinhar, limpar, lavar, passar, efetuar reparos na residência– e externos – compras, trâmites bancários, serviços de correio etc.
Turismo, lazer e entretenimento:
Outra área que apresenta grande potencial é a de turismo, lazer e
entretenimento. O incremento da população idosa, sobretudo aquela já afastada do mercado de trabalho e que vive de aposentadorias e pensões, representa um grande potencial para o desenvolvimento da atividade turística.
Educação:
A maior disponibilidade de tempo livre, a contínua busca pelo aprendizado
e autonomia, além da necessidade de superar a solidão por intermédio da
integração e convívio social, abre grande perspectiva para a oferta de serviços na área educacional, dentre os quais se pode destacar:
- Universidade da terceira idade
- Cursos de informática
- Programas de aprendizado nos quais os aposentados possam
desenvolver uma nova habilidade, arte ou idioma
- Educação à distância
Conclusão
Através das pesquisas é possível concluir que o país está envelhecendo muito rápido, e se continuar assim, o Brasil não está preparado para acolher essa geração “grisalhos”. Muita coisa tem que mudar principalmente na área da saúde. Para os novos empreendedores, o caminho á seguir é na parte de atender e prestar serviços aos idosos, já que estudos mostram que eles são os mais “gastam” e não tem muita intenção de guardar seu dinheiro.
Empresas terão de se adaptar com a mão de obra (jovens) mais cara, ou então criar oportunidades para pessoas acima dos 60, já que, ao que tudo indica eles serão nosso futuro.
Fontes:
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1068/noticias/o-valor-das-horas-de-voo 
http://www.grandesinergia.org.br/eventos/20130628SECF/PPT/MESA2/3%20GUILHERME%20SUSTERAS%20-%20FIRJAN_v2.pdf 
http://www.mulherdeclasse.com.br/TendenciasDeMercado.html 
http://proatividademercado.com.br/antecipacao-do-futuro-sinais-e-imagens-do-futuro/10-macrotendencias-nacionais-cenarios-e-oportunidades-para-as-empresas-proativas/ 
http://www.pwc.com.br/pt/megatendencias/issues/mudancas-demograficas-sociais.html

Continue navegando