Buscar

Governança de TI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALVADOR
DISCENTE: JAMES LEON S. LOPES
GOVERNANÇA DE TI
SALVADOR 2016.1
Governança de TI
Origem e Conceito
Desde 1980 Governança de TI já vem sendo discutido, e para que possamos falar sobre a governança de TI, devemos primeiro citar a principal área que influenciou o seu surgimento, que é a Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Sabendo disso, pode-se afirmar que Governança de TI é um conjunto de práticas realizadas pelos gestores executivos e gestores da área de TI, com intuito de ampliar processos de segurança, aperfeiçoar o desempenho e aplicações de recursos, reduzir custos, desenvolvendo habilidades estratégicas para assim obter melhores resultados com a união de TI e Empresa.
Objetivos
O objetivo da implantação da governança de TI pode variar de acordo com cada empresa. Porém, o que o mercado mostra é que as empresas percebem que os benefícios com o uso da governança de TI estão cada vez maiores, com as reduções de custos, na relação TI/Empresa, com um ótimo clima organizacional, além de um sentimento de entrega eficiente com usuários e clientes.
ITIL
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de práticas de gestão para serviços de TI, e essas práticas são apresentadas em sete livros (por isso o termo Library), entre esses livros dois se destacam: Service Support (Suporte e Serviço) e Service Delivery (Entrega de Serviços). 
Apesar de definir os objetivos, atividades, entradas e saídas de cada processo de uma organização de TI, o ITIL não descreve especificamente como as atividades devem ser executadas, de forma que essas atividades são realizadas de forma diferente em cada organização, de acordo com as suas necessidades. O ITIL não é considerado um método, mas sim, um framework para planejar os processos, papeis e atividades mais comuns, indicando as relações e as linhas de comunicação que são necessárias. Usando o ITIL, a área de TI da empresa se beneficia quando se trata de soluções de problemas, redução do tempo de execução, aumento da satisfação de clientes e usuários, redução de custos entre outros.
Áreas
O ITIL consiste no agrupamento de melhores práticas, treinamentos, certificações, consultorias e ferramentas voltados para o fornecimento de serviços de alta qualidade, com ênfase no serviço e no relacionamento com o cliente. 
A biblioteca de melhores práticas, que compõe o ITIL, está inserida em sete livros denominados como: 
Perspectiva de Negócio - Fornece conselhos e orientações para ajudar o profissional de TI a saber como contribuir para os objetivos do negócio e como seus serviços podem estar mais alinhados para que essa contribuição essa mais eficiente possível. 
Entrega de Serviço – Aborda os processos que são necessários para o planejamento e entrega de serviços de TI com qualidade, propondo aperfeiçoamento constante. 
Suporte à Serviço – Relacionado aos processos de suporte diários e atividades de manutenção, sempre assegurando que o cliente tenha acesso a serviços de qualidade para garantir o suporte das funções do negócio.
Gerenciamento da Segurança – Descreve o nível de segurança necessário para o fornecimento aquedado do serviço à organização; além de, indicar o processo de planejamento e gerenciamento de forma mais ampliada da segurança da informação, Serviços de TI e segurança relacionada aos incidentes. Apresenta também, avaliação e gerenciamento de riscos e vulnerabilidades, implementação de custos justificáveis para estratégias de segurança. 
Gerenciamento da Infraestrutura – Relacionado a identificação dos requisitos do negócio, processo de proposta, testes, instalação, operação e otimização dos sistemas de TI e infraestrutura de redes de computadores. 
Gerenciamento de Aplicações – Descreve como os projetos de TI e as estratégias devem estar relacionados com o ciclo de vida da aplicação, de forma que o negócio proporcione um retorno do capital investido. Dessa forma, é disponibilizado como deve ocorrer o gerenciamento das aplicações; desde as necessidades iniciais dos negócios, todos os estágios do ciclo de vida de uma aplicação, até sua saída do ambiente de produção.
Planejamento da implementação do Gerenciamento de Serviços – Orienta sobre o necessário para que seja possível identificar os reais benefícios que se pode esperar do ITIL e de que forma iniciar o recolhimento desses benefícios; além de examinar processos envolvidos no planejamento, implementação e aperfeiçoamento do Gerenciamento de Serviços dentro da organização 
COBIT
	 
	
O COBIT é uma metodologia de controle que auxilia a área de TI das empresas, envolvendo níveis de maturidade, qualidade de softwares e segurança da informação, preenchendo lacunas entre problemas técnicos, requisitos de negócios e necessidades de controle. 
Essa metodologia é usada de forma ampla por empresas que necessitam de uma tecnologia da informação controlada e confiável.
 Domínios
Afim de que a governança de TI seja feita de forma eficaz, é necessário avaliar as atividades e os riscos da TI que precisam ser gerenciados. Para isso, o COBIT, define as atividades de TI em um modelo de processos, organizado em 4 domínios caracterizados por seus processos e atividades realizadas em cada fase de implantação da governança.
Planejamento e Organização: Define as estratégias, arquitetura da informação, direcionamento tecnológico, investimentos, riscos, gerência de projetos e da qualidade e as táticas associadas ao uso da TI, visando a identificação de como a TI pode contribuir para atingir os objetivos em uma organização. 
Aquisição e Implementação: Trata de questões de implementação da TI, pois para que as estratégias de TI sejam executadas, as soluções precisam ser previamente identificadas, desenvolvidas, implementadas e integradas ao processo da organização. Nos sistemas já existentes, as alterações e/ou manutenções são feitas por meio desse domínio para que seja assegurado que as soluções continuem a atender aos objetivos da organização
Entrega e Suporte: Trata das questões operacionais relacionados ao uso da TI na entrega dos serviços solicitados, incluindo a manutenção, gerenciamento da segurança, de dados e recursos operacionais e garantias dos serviços. 
Monitoração: Fase final dos processos de TI, relacionado as questões de auditoria e acompanhamento dos serviços de TI. Os processos devem ser avaliados para assegurar a qualidade e aderência para validar a eficácia dos processos e verificar a evolução do desempenho e automação. 
REFERÊNCIAS
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – IBCG. Governança corporativa. Disponível em: <http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18161>
JUNIOR, R.S. O que é esse tal de COBIT e como ajuda a Governança de TI? TechNet. Microsoft. 2010. Disponível em: <https://blogs.technet.microsoft.com/ronaldosjr/2010/11/19/o-que-esse-tal-de-cobit-e-como-ajuda-a-governana-de-ti/>
CAETANO, E. O que é ITIL, COBIT e BSC? Blog do consultor TI. 2008. Disponível em: <https://consultorti.wordpress.com/2008/07/08/o-que-e-itil-cobit-e-bsc/>
BRIDGE CONSULTING. Quais são os objetivos em implantar a Governança de TI? 2012. Disponível em: <http://www.bridgeconsulting.com.br/quais-sao-os-objetivos-em-implantar-a-governanca-de-ti>
ADACHI, E. S. Governança de TI: Análise das praticas existentes em uma empresa estatal do setor de TI. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Programa de pós-graduação em engenharia de produção. Porto Alegre – 2008. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14822/000667045.pdf>
SHIMADA, L.M; JUNIOR, M.V.C. Aplicação do ITIL e ISO/IEC 20000 na gestão de serviços de suporte emMicroinformática. Revista da Pós-Graduação UNIFIEO. 
SORTICA, E.A; CLEMENTI, S; CARVALHO, T.C.M.B. Governança de TI: comparativo entre COBIT e ITIL. 2004. Disponível em: 
<http://www3.fsa.br/LocalUser/gestaoti/Ativ09%20CLEMENTI%202004%20%20Governan%C3%A7a%20de%20TI%20%20Comparativo%20entre%20Cobit%20e%20Itil.pdf>

Continue navegando