Buscar

Sistema Endócrino - Medicina Veterinária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fisiologia da Homeostasia do Organismo
Sistema Endócrino
X
Sistema Nervoso
*
Glândulas
As glândulas são órgãos que produzem, armazenam e eliminam substâncias que são chamadas secreções. Assim, por exemplo, as lágrimas são as secreções das glândulas lacrimais; a saliva é a secreção das glândulas salivares; o leite é a secreção das glândulas mamárias. 
*
Glândulas
Algumas glândulas possuem canais para eliminar suas secreções no meio exterior ou em cavidades de órgãos. Essas glândulas são chamadas exócrinas ou de secreção externa. É o caso das glândulas salivares, das glândulas lacrimais, das glândulas sudoríparas e sabáceas. 
*
Glândulas
Outras glândulas lançam suas secreções diretamente no sangue, que constitui o meio interno do organismo. Por isso essas glândulas são, chamadas endócrinas ou de secreção interna. É o caso das glândulas tireóide e supra-renais. As secreções dessas glândulas chamam-se hormônios e seu estudo denomina-se Endocrinologia. 
*
Glândulas
Certas glândulas como o pâncreas e as gônadas possuem dois tipos de células com funções diferentes. Um grupo de células elabora uma secreção que é lançada fora da glândula por meio de canais. Esse grupo de células funciona como glândula exócrina. Outro grupo de células elabora hormônios que são lançados diretamente na corrente sangüínea. Nesse caso o grupo de células funciona como glândula endócrina 
*
Glândulas
Por exemplo, a secreção exócrina do pâncreas é o suco pancreático, lançado no duodeno pelo canal pancreático. A secreção endócrina é o hormônio insulina elaborado pelas ilhotas pancreáticas. Esse hormônio é lançado diretamente no sangue. É por isso que muitos autores consideram o pâncreas uma glândula mista, isto é, de função exócrina e endócrina ao mesmo tempo. 
*
Homeostasia
Os sistemas envolvidos na coordenação e na regulação das funções do organismo, são os sistemas nervoso e endócrino.
 A função básica do sistema nervoso é de receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas a essas variações através dos músculos e glândulas. Desta forma ele contribui, juntamente com o sistema endócrino, para a homeostase do organismo. 
*
Sistema Endócrino
Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormônios. São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo.
*
Sistema Endócrino 
A atuação do sistema endócrino é mais lenta, pois há latência entre a recepção do estímulo, a liberação do hormônio, sua chegada ao órgão-alvo e a execução da resposta que ele provoca. Entretanto, esse sistema tem uma vantagem em relação ao nervoso: seu consumo de energia é muito menor. Pequena quantidade de um hormônio pode desencadear uma ação intensa e duradoura sobre as células de um órgão ou mesmo do corpo todo. 
*
Homeostasia
O sistema nervoso pode tanto desencadear como interromper uma ação; 
O sistema endócrino só pode iniciar uma ação. Depois que um hormônio é liberado na corrente sangüínea, não há como apressar sua remoção; ele continua agindo enquanto estiver circulando.
*
Sistema Endócrino
 O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios 
As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo. 
As principais glândulas endócrinas do organismo são o pâncreas, a tireóide, as paratireóides, as supra-renais, a hipófise, as gônadas. 
*
Sistema Endócrino
As glândulas endócrinas têm muita importância, pois são capazes de elaborar complexas substâncias com os ingredientes que extraem do sangue e da linfa. Estes compostos, os hormônios, possuem qualidades altamente específicas. Cada glândula endócrina fabrica seu produto ou produtos característicos dotados de propriedades físicas, fisiológicas ou farmacológicas especiais. 
*
Sistema Endócrino
O termo "hormônio", do grego hormo, que significa "pôr em movimento é uma substância secretada por células de uma parte do corpo que passa a outra parte, onde atua pouca concentração regulando o crescimento ou a atividade das células.
*
Sistema Endócrino
Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos). 
Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo. 
*
Sistema Endócrino
TIPOS DE HORMÔNIOS: 
Podemos classificar os hormônios, quanto a natureza química em 2 tipos: 
Protéicos são produzidos a partir de cadeias de aminoácidos. Geralmente são constituídos por pequenas proteínas ou fragmentos protéicos. 
Esteróides são sintetizados a partir do colesterol. 
*
Sistema Endócrino
TIPOS DE HORMÔNIOS: 
Podemos classificar os hormônios, quanto a sua afinidade, em 2 tipos:
Lipofílicos
Hidrofílicos
*
Sistema Endócrino
Os hormônios trafegam pelo sangue até atingirem seus tecidos-alvo, onde eles ativam uma série de alterações químicas. Para atingir um pretendido resultado, um hormônio precisa ser reconhecido por uma proteína especializada nas células do tecido-alvo, chamada de "receptor". 
*
Sistema Endócrino
Os hormônios Hidrofílicos, hidrossolúveis (que se dissolvem em água) usam receptores localizados na superfície da membrana da célula do tecido-alvo. Uma série de moléculas especiais no interior da célula, conhecidas como "segundos mensageiros", transportam as informações do hormônio para o interior da célula. 
NÃO precisam ptn transporte
Meia vida plasmática MENOR
Maioria hormônios protéicos
Já os hormônios Lipofílicos, lipossolúveis (se dissolvem em gordura), passam através da membrana da célula e ligam-se a receptores encontrados no citoplasma ou núcleo.
PRECISAM ptn transporte
Meia vida plasmática MAIOR
T3, T4, todos hormônios derivados do Colesterol 
	( esteróides )
*
Sistema Endócrino
Quando um receptor e um hormônio se ligam, as moléculas de ambos passam por alterações estruturais que ativam mecanismos no interior da célula. Esses mecanismos produzem os efeitos especiais induzidos pelos hormônios.  
A célula pode responder, se necessário, a concentrações anormais de hormônios no sangue, através de um aumento ou uma diminuição do número de receptores em sua superfície. 
Caso a concentração de um hormônio no sangue aumente, o número de receptores na parede celular pode ser diminuído, para manter o mesmo nível de interação hormonal na célula
	( feedback negativo ). 
	Se a concentração hormonal no sangue diminuir, esse mecanismo de regulagem aumenta o número de receptores na célula( feeback positivo )

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais