Buscar

exercícios de Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.     (UFRJ) Nosso suco gástrico é uma solução aquosa de HCl( ácido clorídrico ), com massa de0,365 g para cada 1 litro. Com base nessa informação, determine a concentração molar (molaridade, mols/L ) do ácido clorídrico no suco gástrico.  ( Dado: massa molar do HCl = 36,5 g/mol)
2. (UFMG) Considere uma xícara com 200 mL de leite, ao qual se acrescentaram 6,84 g de açúcar comum. Qual será a concentração molar (molaridade), expressa em mols/ L, da solução formada? ( Dado: massa molar do açúcar comum  (C12H22O11) = 342 g/mol.)    
 3.) A uma amostra de 100 mL de NaOH de concentração 20g/L foi adicionada água suficiente para completar 500 mL. A concentração, em g/L, dessa nova solução é igual a:
a) 2     b) 3     c) 4     d) 5     e) 6
4. (UERJ) Diluição é uma operação muito empregada no nosso dia-a-dia, quando, por exemplo, preparamos um refresco a partir de um suco concentrado. Considere 100 mL de determinado suco em que a concentração do soluto seja de 0,4 mol/L. O volume de água, em mL, que deverá ser acrescentado para que a concentração do soluto caia para 0,04 mol/L, será de:
a) 1000          b) 900            c) 500             d) 400
5) Um homem de 75 kg está com sua osmolaridade alterada. Por meio da bioimpedância observou-se que ele esta com 2 litros de água abaixo do normal (60% do peso) e com uma osmolaridade de 0,314 Osm. Tem-se uma solução de 0,28 Osm de cloreto de sódio. Qual o volume desta solução deve ser utilizado para o restabelecimento da osmolaridade deste indivíduo (0,3 Osm)? 
6) A uma solução de 250mL de NaOH 3mol/L foi adicionado 250mL de solução de Na2SO4 3mol/L. Qual a concentração de íons Na+ na solução resultante da mistura.
(A) 3,0 mol/L
(B) 6,0 mol/L
(C) 9,0 mol/L
(D) 4,5 mol/L
(E) 3,5 mol/L
7) Calcule a massa de sal necessária para produzir 10L de soro caseiro, sabendo-se que na sua composição utiliza-se 11g/L de sacarose e que a concentração de cloreto de sódio é de 0.06M.
8) Considerando-se a densidade da solução de soro fisiológico igual a 1,0g/mL, a quantidade de cloreto de sódio presente em um litro de soro fisiológico é:
A) 0,0092 g C) 0,092 g
B) 9,2 g D) 0,92 g
9) Na analise química de um suco de laranja determinou-se uma concentração de acido ascorbico(C6H8O6) igual a 264 mg/L. Nesse suco, a concentração de acido ascórbico, em mol/L, é igual a:
10.  Um estudante está realizando uma pratica no laboratório relacionada a tonicidade das soluções. Ele acrescenta 10 mL da solução A em um tubo de ensaio e 10 mL da solução B em outro tubo. Após acrescenta 100 μL de sangue em cada tubo e homogeniza essas misturas vagarosamente. Em seguida, coloca uma gota da misturaA em uma lamina e uma gota da mistura B em outra lamina, e com auxilio de um microscópio visualiza a forma das hemácias. O estudante observa que as hemácias presentes na solução A estão murchas (crenadas) e as hemácias que estavam na solução B estão inchadas (túrgidas). Com esse experimento e correto afirmar que:
a) Em relação às hemácias, a solução A e isotônica e a solução B e hipotônica.
b) Em relação às hemácias, a solução A e hipotônica e a solução B e isotônica.
c) Em relação às hemácias, a solução A e hipotônica e a solução B e hipertônica.
d) Em relação às hemácias, a solução A e hipertônica e a solução B e hipotônica.
e) Em relação às hemácias, a solução A e isotônica e a solução B e hipertônica.
11. Três amostras idênticas de células animais foram colocadas, cada uma, respectivamente, nas soluções X, Y e Z cujas concentrações salinas são distintas. A variação do volume celular, acompanhada ao longo de certo tempo, está representada no gráfico a seguir:
Quanto à tonicidade, as soluções X, Y e Z são, respectivamente:
a) Hipotônica, isotônica e hipertônica.
b) Hipertônica, hipotônica, e isotônica.
c) Hipertônica, isotônica e hipotônica,
d) Isotônica, hipertônica e hipotônica.
e) Isotônica, hipotônica e hipertônica.
12. O plasma de um animal de experimentação tem um abaixamento do ponto de congelamento de 0,366ºC e se deseja preparar 1 litro de uma solução de Ca++Cl-2 que tenha a mesma osmolaridade deste plasma. Para isto qual a quantidade de CaCl2 a ser pesada? (111G)
13.Prepare 1L de uma solução fisiológica de NaCl (58,5g).
14. Homem chega ao PS com desidratação. Antes do fato ocorrido pesava 90 quilos. Seu peso atual 84 kg. A concentração de uréia no sangue foi 6,5 g/L. Uréia normal 0,3g/L . Calcule agua corporal do paciente saudável, volume de agua perdida, agua corporal do paciente, massa de ureia quando saudável, massa de ureia do paciente e massa ganha ou perdida.
15. Os estados de hidratação são nomeados em termos do compartimento do líquido extracelular (LEC). Considerando a figura abaixo, onde os retângulos representam os compartimentos IC e EC no estado normal de osmolalidade e volume, identifique o estado representado pelas linhas tracejadas 
EC
IC
Volume (L)
16. - Para determinar o volume de sangue total de um paciente são injetados 3 g de Azul de Evans. Após 15 minutos, uma amostra de sangue é colhida e a concentração de Azul de Evans encontrada é de 0,985 mg/mL e o hematócrito é 44 %. Qual é o volume de sangue total deste paciente?

Outros materiais