Buscar

Combustíveis Alternativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Combustíveis Alternativos
 Máquinas e mecanização agrícola
Docente: Dr. Marco Antônio Gandolfo
Juliana Berthoni
Gustavo Munhoz
Maria Beatriz Ormeneze
Pedro Lima
Rodolfo Ustulin
Juliana Berthoni
Substituição dos combustíveis fósseis;
Reduzir os impactos ambientais;
Combustíveis Alternativos
1977 – Descoberto o Biodiesel 
2004 – PNPB ( Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel)
Juliana Berthoni
Composição do biodiesel
B100
B2
Motor a diesel
No Brasil, em 1987, o governo federal aprovou em 1987 o Plano Nacional do Gás Natural – PLANGAS (BRASIL, 1987). Desde de então o uso do gás natural como substituto do diesel vem sendo estimulado e pretendido por iniciativa de empresa de transporte e governos (SAUER, 2004).
Substância gasosa
220 Bar =   22 000 000 N/m² = 217,12 atm
Características 
A proporção em que o petróleo e o gás natural se encontram misturados na natureza varia muito. Pode ocorrer petróleo com muito pouco gás associado, bem como jazidas em que há quase exclusivamente a presença do gás natural. As maiores ocorrências de gás no mundo são de gás não associado ao petróleo.
34
Fonte: Alunos Online
Jazida de petróleo e gás
Jazida de petróleo e gás
36
Extração de gás natural pelos países
Tratamento 
Na maioria dos casos, o gás natural extraído, vem composto por impurezas e umidade, assim, o gás natural precisa passar por um tratamento inicial, também denominado secagem do gás natural. 
Durante o processo de secagem do gás natural nas UPGN, são também removidos agentes contaminadores ou reduzidos os seus teores, para atender às especificações demandadas pelo mercado.
38
39
40
UPGN petrobras RJ
Tratamento 
O transporte de gás no estado gasoso é feito por meio de dutos ou, em casos muito específicos, em cilindros de alta pressão (como GNC - gás natural comprimido). 
No estado líquido (como GNL - gás natural liquefeito), pode ser transportado por meio de navios, barcaças e caminhões criogênicos, a -160 °C, e seu volume é reduzido em cerca de 600 vezes, facilitando o armazenamento. Nesse caso, para ser utilizado, o gás deve ser evaporizado em equipamentos apropriados.
43
44
Trecho do gasoduto Brasil- Bolívia
45
48
Fonte: SOUZA (2004)
Funcionamento no motor
Vela - a vida útil cai à metade, de 30 mil km para 15 mil km
Apenas as válvulas e sedes de válvulas podem ter algum desgaste mais acentuado se, e somente se, a mistura empregada for pobre em combustível, o que costuma gerar aquecimento excessivo das câmaras (devido ao excesso de oxigênio na mistura), o que pode causar desgaste acelerado (porém ainda demorado) dessas peças. Em situações mais críticas, em que ocorra sobreaquecimento, pode haver até mesmo empeno ou fusão do cabeçote.
Funcionamento no motor
Um outro aspecto, segundo é que o GNV, por ser um combustível gasoso, tem maior dificuldade de entrar em ignição (menor condutividade elétrica). Por isso, ele é mais suscetível a desgastes no sistema de ignição. Portanto, deve-se sempre atentar para estar com cabos de vela e velas novos.
variadores de avanço” - Estes dispositivos são módulos eletrônicos que adiantam o momento da centelha ocorrida nas velas
Adição periódica de combustível para regular a ignição 
Veículos leves do ciclo Otto tendem a emitir, potencialmente, como poluentes, mais Monóxido de Carbono e Hidrocarbonetos totais, por unidade de energia gerada. 
A primeira e transformar o ciclo diesel em ciclo Otto – ottorização - usar o GNV em proporções variadas, mas ainda necessitando do diesel
A segunda forma de conversão é a dedicada, que exige um motor previamente desenvolvido para utilizar o GNV. Para os frotistas, esse risco tecnológico é considerado muito elevado e eles não veem incentivos suficientes que motivem a conversão 
A instabilidade de preços do GNV perante o diesel também é vista, pelos frotistas, como uma barreira a conversão, assim como a dificuldade de revenda dos ônibus a GNV para as cidades do interior onde não existe a difusão do uso do GNV.
a oxidação do óleo é significativamente menor, o que o preserva estável por mais tempo, aumentando a vida útil do motor
não remove o filme de óleo (como faz a gasolina), o que reduz o atrito interno dos anéis com os cilindros, o que tende a melhorar ainda mais a durabilidade
GNV x Gasolina
58
59
Outros Benefícios
tanto em marcha lenta (baixas rotações e sem carga) como em situação de altas solicitações de potência (altas rotações com carga) ou torque (baixas rotações e muita carga), 
sendo capaz, se bem regulado, de inibir de forma eficaz o problema de detonação sem a adição de substâncias poluentes ao combustível
Outros Benefícios
Obtenção
Pedro Lima
BMW i3 
Nissan Leaf 
Rodolfo Ustulin
↑ pressão, deslocamento da câmara de fermentação para a caixa de saída;
Descompressão, ocorre o movimento inverso.
Modelo chinês
↑ contaminantes na mistura, ↓ menor poder calorífico;
Potencial energético é similar ao GNC;
Menos gases tóxicos como resultado da combustão.
Agradecemos a todos pela atenção!
“Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” (Confúcio)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando