Buscar

Doença de Alzheimer: Evolução e Sintomas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Estadual de Educação Profissional Anisio Teixeira
Curso tecnico em análises clÍnicas – subsequente módulo I
Fundamentos em anatomia humana 
Anatalia Brandão
Eliana Brito
Ticiana Santos
2016.1
DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO 
DOENÇA DE ALZHEIMER
Demência crônica degenerativa que provoca declínio das funções intelectuais, reduzindo a capacidade de trabalho e relaçao social; 
DOENÇA DE ALZHEIMER – o QUE E ?
 A Descoberta 
Alois Alzheimer, médico alemão que viveu entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, publicou em 1907 o artigo intitulado “A characteristic serious disease of the cerebral cortex”em que apresenta os achados clínicos e anatomopatológicos de um caso. Trata-se da paciente Frau August D. (primeira letra de seu sobrenome não revelado), atendida inicialmente aos 51 anos quando passou a apresentar sintomas delirantes caracterizados por ciúmes intensos em relação ao marido. Além disso, desenvolveu alterações de linguagem e de memória, bem como desorientação no tempo e no espaço que se instalaram logo em seguida e com piora progressiva. A paciente faleceu quatro anos e meio após o início dos sintomas em estágio avançado de demência, e foi submetida a exame anatomopatologico .
Alois Alzheimer 
  Alzheimer descobriu no cérebro morto, lesões que ninguém nunca tinha visto antes. Tratava-se de um problema de dentro dos neurônios,os quais apareciam atrofiados em vários lugares do cérebro, e cheios de placas estranhas e fibras retorcidas, enroscadas umas nas outras.
Principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos;
 Existe relaçao inversamente proporcional entre a prevalência de demência e a escolaridade. Pessoas com oito anos ou mais de escolaridadea prevalência é de 3,5% enquanto que analfabetos é de 12,2%;
A probabilidade de um parente proximo ter a doença e quatro vezes maios que a populacao em geral;
Maior incidencia da doença em mulheres;
 Alzheimer
Comprometimento de habilidades cognitivas; 
Progressao gradual ao longo do envelhecimento;
Atrofia do cortex cerebral; 
Perda da memoria recente, de habilidades visuais–espaciais de calculo e de uso de objetos comuns; 
Morte por complicaçoes de imobilidade;
Características :
O córtex cerebral encolhe, danificando as áreas das memórias, pensamento e planeamento.
O encolhimento do córtex cerebral é especialmente grave na zona do hipocampo, uma área que desempenha um papel fundamental na formação de novas memórias.
Os ventrículos (espaços cheios de líquido no interior do cérebro) têm tendência a aumentar.
O que acontece no cérebro com alzheimer ?
Areas afetadas pelo Alzheimer
Atividade Neuronal
As cores vermelha e amarela indicam alta ativifdade neuronal.
Cérebro saudável X Alzheimer
ENCOLHIMENTO 
Como acontece 
Na doença de Alzheimer, há uma marcada alteração do sistema colinérgico, principalmente com a diminuição (40%-90%) na atividade da colina acetiltransferase, sobretudo no córtex cerebral e hipocampo. Também estão diminuídas as atividades da precursora acetilcoenzima A (Coa), resultando em importante diminuição dos níveis de acetilcolina.
Estágios da doença
Estágio 1 (forma inicial): Alterações na memória,personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
Estágio 2 (forma moderada): Dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
 Estágio 3 (forma grave): Resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;
Estágio 4 (terminal): Restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.
 O Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção. Acredita-se que manter a cabeça ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença. Entre as atividades recomendadas para estimular a memória, estão: leitura constante, exercícios de aritmética, jogos inteligentes e participação em atividades de grupo.
Prevenção da doença
RIGO, Débora. Doença de Alzheimer: evolução clínica e os diferentes estágios. Disponível em: <http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1024>. Acesso em: 08 jul. 2016. 
VARELLA, Drauzio. Doença de Alzheimer: evolução clínica e os diferentes estágios. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-alzheimer/>. Acesso em: 10 jul. 2016. 
PINHEIRO, Pedro. MAL DE ALZHEIMER –: SINTOMAS E TRATAMENTO. 2016. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2011/03/mal-alzheimer.html>. Acesso em: 05 jul. 2016.
Referencias
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA EQUIPE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando