Buscar

Porque a Doença de Alzheimer acomete mais algumas pessoas (Ex. Síndrome de Down)? Quais os dois grupos e suas peculiaridades? Como é a cronologia d...

Porque a Doença de Alzheimer acomete mais algumas pessoas (Ex. Síndrome de Down)? Quais os dois grupos e suas peculiaridades? Como é a cronologia dos sintomas?

A doença de Alzheimer acomete mais portadores da síndrome de Down devido à presença da proteína amiloide, responsável pelas características neuroanatômicas do Alzheimer, estar codificada no cromossomo 21.
Pacientes com síndrome de Down produzem 1,5 vezes mais a proteína precursora amiloide do que indivíduos sem síndrome de Down, o que propicia maior formação de proteína amiloide e aparecimento precoce de alterações cerebrais da doença de Alzheimer.
Além dos portadores da síndrome de Down, indivíduos com polimorfismos da apolipoproteína E, doenças cardiovasculares, diabetes, AVE, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemias também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
A doença de Alzheimer apresenta-se em estágios de evolução: pré-demência, estágio inicial ou leve, estágio intermediário e estágio avançado ou terminal.

Essa pergunta também está no material:

TICs 8 ALZHEIMER
2 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua resposta está correta. A doença de Alzheimer acomete mais portadores da síndrome de Down devido à presença da proteína amiloide, responsável pelas características neuroanatômicas do Alzheimer, estar codificada no cromossomo 21. Pacientes com síndrome de Down produzem 1,5 vezes mais a proteína precursora amiloide do que indivíduos sem síndrome de Down, o que propicia maior formação de proteína amiloide e aparecimento precoce de alterações cerebrais da doença de Alzheimer. Além dos portadores da síndrome de Down, indivíduos com polimorfismos da apolipoproteína E, doenças cardiovasculares, diabetes, AVE, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e dislipidemias também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer apresenta-se em estágios de evolução: pré-demência, estágio inicial ou leve, estágio intermediário e estágio avançado ou terminal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais