Buscar

História da Prova Brasil e do Saeb

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Prova Brasil e do Saeb
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. 
Em 1995, o Saeb passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal). 
O Saeb é feito a cada dois anos e avalia uma amostra representativa dos alunos regularmente matriculados nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas em área urbana ou rural. 
Prova Brasil oferece dados por escola 
A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb. A Prova Brasil é censitária. Por esta razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas também para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. 
Uma vez que a metodologia das duas avaliações é a mesma, elas passarão a ser operacionalizadas em conjunto, a partir deste ano. Como são avaliações complementares, uma não implicará na extinção da outra. 
A Prova Brasil e o Saeb serão aplicadas entre os dias 5 e 20 de novembro. Farão a Prova Brasil todos os alunos de escolas públicas urbanas de 4ª e de 8ª série. O Saeb será feito por alguns alunos selecionados estatisticamente de 4ª e de 8ª série do Ensino Fundamental das redes particulares e rural e de 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular, de área urbana. 
Pela metodologia utilizada, nenhum aluno será submetido às duas avaliações.
	
	Diferentemente das provas aplicadas costumeiramente em sala-de-aula, a Prova Brasil e o Saeb são construídos metodologicamente para avaliar sistemas de ensino e não alunos. São avaliações em larga escala cujo objetivo é avaliar a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas. 
Avaliações são importantes para cálculo do Ideb 
Em 2007, as provas serão aplicadas no período de 5 a 20 de novembro, em todos os Estados e no Distrito Federal. A participação na Prova Brasil e no Saeb é feita mediante adesão das redes de educação. É importante aos municípios participarem das avaliações para terem seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado. Com isso, poderão participar dos programas baseados nas metas previstas no Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação (MEC).
Redução das desigualdades  
A partir dos dados coletados, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação irão definir ações voltadas à correção de distorções e debilidades identificadas. Além disso, irão direcionar recursos técnicos e financeiros para medidas prioritárias, visando ao desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e à redução das desigualdades existentes.
Para os professores, os resultados permitem verificar, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, as habilidades que foram desenvolvidas e quais ainda precisam de um esforço adicional. Desta forma, os educadores contam com informações sobre as dificuldades apresentadas pelos estudantes, criando-se espaço de diálogo e reflexão em busca de melhores estratégias de ensino e aprendizagem, com vista à elevação da qualidade de ensino.
	
	Legislação
	Notícias
	Perguntas freqüentes
	Campanha 2007
	Comente este sítio
	Menu do Gestor
	Apresentação
	Objetivos das avaliações
	As avaliações e o Ideb
	Temas relacionados
	O Ideb
	Compromisso Todos pela Educação
	Plano de Desenvolvimento da Educação
	Documentos do Gestor
	Comentários de questões
	Exemplos de questões
	Escalas da Prova Brasil e Saeb
	Matrizes de referência
	Questionários
	Resultados
�
	
	��
	��
	��
	
	A Prova Brasil e o Saeb são instrumentos de avaliação do sistema educacional brasileiro criados para auxiliar no desenvolvimento e implementação de políticas públicas educacionais. Avaliam o que os alunos sabem em termos de habilidades e competências, e não simplesmente de conteúdo. Ambas são aplicadas a cada dois anos a alunos de séries finais de ciclos da Educação Básica: 4ª e 8ª série do Ensino Fundamental (caso da Prova Brasil) e também 3º ano do Ensino Médio (no caso do Saeb). 
Em 2007, os testes da Prova Brasil e do Saeb serão aplicados no período de 5 a 20 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. A participação é voluntária, entretanto, é importante às escolas, municípios e unidades da Federação participarem das avaliações para terem seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação do MEC. 
As médias de desempenho na Prova Brasil e no Saeb subsidiam o cálculo do Ideb e, a partir dele e das demais informações apuradas nas provas, o MEC e as secretarias de Educação definem ações voltadas para a correção de distorções e direcionam seus recursos técnicos e financeiros para as áreas prioritárias, visando ao desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e à redução das desigualdades existentes nele. 
O diretor também deve ficar atento à média de sua escola. Ao conhecer o desempenho de sua escola – com possibilidade de compará-lo a outras similares - ele terá condições de saber como realmente está sua situação em relação às demais e iniciar um movimento de trocas de boas práticas com vistas a melhorar o desempenho. 
	
	Semelhanças e diferenças 
	��
	��
	��
	A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Para saber mais sobre o assunto veja o quadro comparativo abaixo e leia também a História da Prova Brasil e do Saeb. 
Dessa forma você vai entender melhor os pontos em comum e as diferenças entre as duas avaliações. 
Prova Brasil 
 
Saeb 
A prova foi criada em 2005. 
 
A primeira aplicação ocorreu em 1990. 
Sua primeira edição foi em 2005 e em 2007 haverá nova aplicação. 
 
É aplicado de dois em dois anos. A última edição foi em 2005. Em 2007 haverá nova prova. 
A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) 
 
Alunos fazem prova de Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) 
Avalia apenas estudantes de ensino fundamental, de 4ª e 8ª séries. 
 
Avalia estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio. 
A Prova Brasil avalia as escolas públicas localizadas em área urbana. 
 
Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural. 
A avaliação é quase universal: todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série, devem fazer a prova. 
 
A avaliação é amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes brasileiros das séries avaliadas participam da prova. 
Por ser universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo Saeb. Como resultado, fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes. 
 
Por ser amostral, oferece resultados de desempenho apenas para o Brasil, regiões e unidades da Federação. 
Aplicação em 2007: 5 a 20 de novembro. 
 
Aplicação em 2007: 5 a 20 de novembro. 
Parte das escolas que participarem da Prova Brasilajudará a construir também os resultados do Saeb, por meio de recorte amostral. 
 
Todos os alunos do Saeb e da Prova Brasil farão uma única avaliação.

Outros materiais