Buscar

DUROSELLE, Jean Baptiste. A Europa de 1815 aos nossos dias: vida política e relações internacionais. São Paulo: Pioneira, 1985. p. 3-¬11.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dayane Soares da Silva
SEÇÃO 2 - ANOTAÇÕES DE LEITURA
DUROSELLE, Jean Baptiste. A Europa de 1815 aos nossos dias: vida política e relações internacionais. São Paulo: Pioneira, 1985. p. 3-11.
“Os homens que reconstruíram a Europa em 1814-1815 e os que viviam sob sua autoridade, eram perseguidos pelas vivas recordações da Revolução e do Império. Desde 1789, na França e 1792 na Europa onde se desencadeava a guerra, toda ordem antiga havia sido abalada até em seus fundamentos.” (p.3).
 Ordem assumida para Napoleão, considerado o continuador da Revolução.
“É, pois em relação aos vinte e cinco anos de conflitos e de guerras que se opera a reconstrução da Europa e que se afirmam os princípios internos dos Estados” (Idem).
A RECONSTRUÇÃO DA EUROPA 
Novos traços da Europa, e maneira como ela ressurgem a partir de acontecimentos como o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815.
“É preciso premuni-la (a Europa) contra a catástrofe, mas, também aproveitar as desordens para acrescer o poderio dos grandes Estados” > negociadores, “adversários da Revolução souberam reformular claramente essa doutrina” (p.4). > reestabelecimento de legitimidade dos soberanos.
“As principais vitimas desse processo são os regimes nos quais a legitimidade não era hereditária [...] que ninguém procura seriamente reconstituir como Estado independente” (Idem).
O princípio das nacionalidades
“Em 1815, acredita-se que tão-somente a Franca poderia eventualmente destruir os tratados. Progressivamente, estes serão totalmente destruídos, mas de uma maneira então insuspeitada, pela forca das nacionalidades, isto é, por essa “opinião pública [...]” (p.5).
“Já que só a Franga parece ameaçar, é contra ela que se elabora um sistema embrionário de organização europeia. Esse sistema é conhecido pelo nome de “Santa Aliança”” (Idem).
“Singularmente mais eficaz era a “Quadrupla Aliança”. Esta era uma aliança automática para o caso de Bonaparte voltar ao trono da França, e uma promessa de consulta para o caso da revolução inflamar novamente no país. Seu artigo 6 institucionalizava o “acordo europeu”, isto é, o acordo das grandes potências, prevendo conferências que seriam realizadas periodicamente para examinar as medidas pertinentes para manter a paz e fazer respeitar “os grandes interesses comuns”” (p.7).
A Espanha não foi admitida em tal acordo.
A Inglaterra que aproveitara as grandes guerras conquistou territórios e se tornou a única grande potência mundial.
“Vê-se assim esboçadas umas das grandes rivalidades que irão dominar todo o século XIX – a da Rússia e a da Inglaterra” (Idem). Não se tratava apenas de uma potencia continental versus marítima.
A ESTRUTURA INTERNA DOS ESTADOS
“Segundo o caráter que assumiu nos diferentes países a expansão revolucionaria e imperial, pode-se dividir a Europa em muitas zonas” (p.8). Zonas “assimiladas”; de “influências”, de “resistência positiva”; de “resistência passiva”.

Outros materiais