Buscar

Auditoria aula1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AUDITORIAS
Atendendo aos requisitos da ISO 9001; ISO 14001; SA 8000 e OHSA 18001
Os sentidos da alta direção
*
Conteúdo
Introdução
O código de ética
Glossário
Os requisitos normativos
Tabela de dias de auditoria
Tipos de auditorias
Fases da auditoria
Competência dos auditores
Habilidades de um auditor
*
Introdução
O origem exata da auditoria é desconhecida, referências aparecem em textos da Siméria há mais de 3.000 anos. Os faraós egípcios usavam “capatazes” para supervisionar a construção das pirâmides, e os gregos e romanos usavam “auditores” para monitorar o progresso de seus exércitos na conquista de terras. Na era medieval, os representantes do rei – o auditor – anotavam os nomes e quantidade de itens em um embarque para prover garantia de que todas as taxas devidas da carga seriam adequadamente registradas. Assim no início, as auditorias eram associadas com controles e conformidade. Gradativamente, outros objetivos foram incorporadas à atividade de auditoria, estas serão discutidas a seguir.
As auditorias são importantes ferramentas de gestão para monitorar e verificar a eficácia da implementação da política da qualidade, ambiental, saúde e segurança ocupacional e responsabilidade corporativa de uma organização. Auditorias também são uma parte essencial das atividades de avaliação da conformidade, tais como certificação / registro externo e avaliação e acompanhamento da cadeia de fornecedores.
*
Este trabalho fornece orientação sobre a gestão de programas de auditoria, sobre a realização de auditorias internas ou externas de sistemas de gestão da qualidade, ambiental, segurança e responsabilidade corporativa assim como sobre a competência e a avaliação de auditores. A intenção deste trabalho é que se aplique a um grande número de usuários potenciais, incluindo auditores, organizações que implementam sistemas de gestão da qualidade, ambiental, saúde e segurança ocupacional e responsabilidade corporativa que precisam realizar auditorias de sistemas de gestão por razões contratuais e organizações envolvidas em certificação ou treinamento de auditor, em certificação ou treinamento de auditor, em certificação/ registro de sistemas de gestão, em credenciamento ou em padronização na área de avaliação da conformidade.
Introdução
*
Todos os textos, exemplos, planilhas são uma orientação e portanto totalmente flexíveis. O uso dos procedimentos pode diferir de acordo com o tamanho, natureza e complexidade das organizações a serem auditadas, como também com com os objetivos e escopos das auditorias a serem executadas. 
Onde sistemas de gestão integrado são implementados conjuntamente, fica a critério do usuário se as auditorias do sistema de gestão da qualidade, ambiental, segurança e responsabilidade corporativa serão realizadas separadamente ou em conjunto.
Introdução
*
Código de ética
Ética = disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
Um exemplo de código de ética pode ser encontrado no arquivo em Word:
Código de ética do auditor
*
Glossário
Evidência objetiva: Dados que apóiam a existência ou a verdade de alguma coisa. 
Auditoria: processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.
Auditoria ambiental: processo de verificação sistemático e documentado para obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se o Sistema de Gestão Ambiental da organização está conforme com os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental estabelecido pela organização, e para comunicar os resultados deste processo à administração.
Critério de auditoria: conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos.
Evidência de auditoria: registros, apresentações de fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis
Constatações de auditoria: resultados da avaliação de evidência objetiva coletada, comparada com os critérios de auditoria
Conclusão de auditoria: resultado de uma auditoria, apresentado pela equipe de auditoria após levar em consideração os objetivos da auditoria e todas as constatações de auditoria
*
Cliente de auditoria: organização ou pessoa que solicitou uma auditoria
Auditado: organização que está sendo auditada.
Auditor: pessoa com a competência para realizar uma auditoria
Equipe de auditoria: um ou mais auditores que realizam uma auditoria, apoiados, se necessário, por especialistas 
Especialista: pessoa que fornece conhecimento ou experiência específicos para a equipe de auditoria
Programa de auditoria: conjunto de uma ou mais auditorias planejado para um período de tempo específico e direcionado a um propósito específico
Plano de auditoria: descrições das atividades e arranjos para uma auditoria
Escopo de auditoria: abrangência e limites de uma auditoria
Competência: atributos pessoais demonstrados e capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades.
Glossário
*
Os requisitos normativos ISO 9001:2000
8.2.2 Auditoria interna
A organização deve executar auditorias internas a intervalos planejados, para determinar se o sistema de gestão da qualidade:
a) está conforme com as disposições planejadas (ver 7.1), com os requisitos desta Norma e com os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização; e
b) está mantido e implementado eficazmente.
Um programa de auditoria deve ser planejado, levando em consideração a situação e a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. Os critérios da auditoria, escopo, freqüência e métodos devem ser definidos. A seleção dos auditores e a execução das auditorias devem assegurar a objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. Os auditores não devem auditar o seu próprio trabalho.
As responsabilidades e os requisitos para planejamento e para condução das auditorias e para relatar os resultados e manutenção dos registros (ver 4.2.4) devem ser definidos em um procedimento documentado.
O responsável pela área a ser auditada deve assegurar que ações são executadas, sem demora indevida, para eliminar as não conformidades detectadas e suas causas. As atividades de acompanhamento devem incluir a verificação das ações executadas e o relato dos resultados da verificação (ver 8.5.2).
NOTA: Ver NBR ISO 19011 como guia.
*
8.2.2.1 Auditoria do sistema de gestão da qualidade.
A organização deve auditar seu sistema de gestão da qualidade para verificar o atendimento com esta Especificação Técnica e qualquer requisito adicional do sistema de gestão da qualidade.
 8.2.2.2 Auditoria do processo de manufatura.
A organização deve auditar cada processo de manufatura para determinar sua efetividade.
 8.2.2.3 Auditoria do produto.
A organização deve auditar produtos nos estágios apropriados da produção e entrega para verificar a conformidade a todos os requisitos especificados, tais como dimensões do produto, funcionamento, embalagem, etiquetagem, na freqüência definida.
 8.2.2.4 Planos de auditoria interna.
As auditorias internas devem cobrir toda a gestão da qualidade relacionada aos processos, atividades e turnos e deve ser programado de acordo com um plano anual.
 Onde não conformidades internas/externas ou reclamações de clientes ocorrerem, a freqüência da auditoria deve ser aumentada adequadamente.
 NOTA: Lista de verificação específica deveria ser usada para cada auditoria.
 8.2.2.5 Qualificação do auditor interno.
A organização deve ter auditores internos que são qualificados para auditar os requisitos desta Especificação Técnica (ver 6.2.2.2).
Os requisitos normativos ISO TS 16949:2002
*
Os requisitos normativos DIS 14001:2004
4.5.5	AUDITORIA INTERNA
A organização deve assegurar que auditorias internas dos sistema de gestão ambiental são conduzidas a intervalos
planejados para:
a) determinar se o sistema de gestão ambiental
b) está em conformidade com as disposições planejadas para a gestão ambiental, incluindo 
os requisitos desta norma; e
c) foi devidamente implementado e tem sido mantido; e
e) fornecer à direção informações sobre os resultados das auditorias.
Um programa de auditoria deve ser planejado, estabelecido e mantido pela organização, levando em consideração a importância ambiental da atividade envolvida e os resultados de auditorias anteriores.
Um procedimento de auditoria deve ser estabelecido e mantido que apresente o seguinte:
 a) as responsabilidades e requisitos para planejamento e condução das auditorias, e para reportar os resultados;
 b) a determinação dos critérios, escopo, freqüência e os métodos da auditoria.
Seleção dos auditores e as condução das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. 
*
Os requisitos normativos OHSAS 18001:1999
4.5.4	AUDITORIA
	A organização deve estabelecer e manter um programa de auditoria e procedimentos para auditorias periódicas do sistema de gestão de OH&S, a serem realizadas, de forma à:
	a) determinar se o sistema de gestão de OH&S:
	1) está em conformidade com as disposições planejadas para a gestão de OH&S inclusive os requisitos desta especificação OHSAS; e
	2) foi devidamente implementado e mantido; e
	3) é efetivo no atendimento à política e objetivos da organização;
	b) analisa os resultados de auditorias anteriores;
	c) fornece à administração informações sobre os resultados das auditorias.
	O programa de auditoria, inclusive o cronograma, deve se basear nos resultados das avaliações de riscos das atividades da organização, e os resultados de auditorias anteriores. Os procedimentos de auditorias devem considerar o escopo da auditoria, a freqüência e as metodologias e competências, bem como as responsabilidades e requisitos relativos a condução de auditorias e a apresentação dos resultados.
	Sempre que possível, as auditorias devem ser conduzidas por pessoal independente daquelas que tenham responsabilidade direta pela atividade sendo examinada.
*
Não há requisitos para a SA 8000 com respeito a auditoria interna 
 (elemento 9 – Sistema de Gestão)
Os requisitos normativos SA 8000:2001
*
Tabela de dias de auditoria
	A carga de trabalho envolvida em um auditoria é muito importante por esta razão foi incluída no arquivo Programa de Auditoria, em Excel, uma pasta chamada “carga de trabalho”, onde pode ser encontrada recomendações de cargas mínimas de trabalho para as auditorias, uma redução de 25% pode ser feita para as auditorias nos sistemas de gestão comprovadamente estabelecidos (histórico das auditorias).
	Esta tabela foi montada a partir das recomendações/ exigências das fontes: ISO Guia 62, VDA “auditorias”, “Rules for achieving IATF recognition” – 2o edição, entre outras.
*
Tipos de auditorias
AUDITORIA DE PRIMEIRA PARTE:
	É uma auditoria realizada pela organização sobre ela mesma, ou por uma outra organização, em interesse da auditada, sobre ela, isto é, uma auditoria interna. Ex.: auditoria entre departamentos, matriz - filial (mesmo entre outros países).
AUDITORIA DE SEGUNDA PARTE:
	É uma auditoria conduzida por uma organização, em seu próprio interesse, sobre outra. Ex.: cliente-fornecedor.
AUDITORIA DE TERCEIRA PARTE:
	É uma auditoria feita por uma organização independente (a terceira parte) sobre um fornecedor. Isto pode ser feito a pedido de um grupo de clientes, mas a aplicação mais comum da avaliação de terceira parte é a certificação do fornecedor. Ex.: auditorias realizadas pela BRTÜV, BVQI, BSI, SGS, ABS, ABNT etc. sobre um fornecedor.
*
AUDITORIA DE ADEQUAÇÃO (“ADEQUACY AUDIT”):
	É também conhecida como auditoria de sistema, auditoria de documentação ou auditoria de gestão, e é normalmente um exercício de escritório que determina até que ponto o sistema documentado representado pelo Manual da Qualidade, procedimentos a ele relacionados, instruções de trabalho e formulários, preenchem adequadamente os requisitos da norma aplicável. A auditoria deve seguir para a próxima etapa (auditoria de concordância) somente quando esta etapa for concluída. 
	Tem por objetivo esclarecer pontos conflitantes, ambíguos, não suficientemente claros, bem como adequar a linguagem do auditor à cultura da empresa.
Métodos para se conduzir uma auditoria de adequação:
 1.	trabalhar ao longo da norma aplicável, item a item, e encontrar as partes do sistema documentado que a elas se apliquem. O uso de uma matriz de requisitos, como por exemplo uma lista de verificação, são boas ferramentas.
 2.	trabalhar ao longo do sistema documentado (exemplo, manual da qualidade), item a item, e ver a que partes da norma de referência as mesmas se aplicam.
 3.	lista de referência cruzada.
Tipos de auditorias
*
AUDITORIA DE CONCORDÂNCIA (“COMPLIANCE AUDIT”):
	Também chamada de Auditoria de Conformidade. Procura estabelecer até onde o sistema documentado é implementado e observado pelos funcionários, ou seja: avalia se as pessoas estão trabalhando de acordo com o sistema.
AUDITORIA EXTERNA (“EXTERNAL AUDIT”):
	Pode ser uma auditoria de adequação e/ou conformidade/ concordância, de segunda ou terceira parte.
AUDITORIA INTERNA (“INTERNAL AUDIT”):
	É a mais importante de todas as auditorias, que requer que uma empresa olhe para seus próprios sistemas, procedimentos e atividades, para verificar se eles são adequados e se estão sendo cumpridos.
Tipos de auditorias
*
AUDITORIA PERIÓDICA (“SURVEILLANCE AUDIT”)
	Durante o prazo de validade de certificação da empresa (geralmente 3 anos), o auditor do Organismo de Certificação Credenciado (OCC) retornará a avaliar se o Sistema de Gestão continua implantado. Auditoria realizada em prazo menor comparada com a de conformidade.
AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO (“FOLLOW UP”)
	Auditoria realizada pelos auditores para avaliar a eficácia das ações implementadas para as não conformidades evidenciadas na auditoria.
AUDITORIA DE RE-CERTIFICAÇÃO
	Após o vencimento do prazo de validade do certificado, o auditor do Organismo de Certificação Credenciado retorna para avaliar todo o Sistema de Gestão implantado.
Tipos de auditorias
*
AUDITORIA DE PRODUTO/ DE PROCESSO/ DE PROJETO (“PRODUCT/ PROCESS / PROJECT AUDIT”):
	É uma auditoria vertical, isto é, observando todos os sistemas que entraram na produção de um produto final ou serviço específico. Não deve ser confundida com uma inspeção do item em questão.
	Este tipo de auditoria pode ser aplicável:
·	- a auditagem de projetos ou contratos específicos Ex: “softwares” são freqüentemente produzidos de maneiras específicas. Sendo assim, ela é, normalmente, usada para auditagem de “softwares”.
·	 - as empresas que compram apenas um produto ou serviço, ou quando um produto específico está sendo examinado na análise de contrato, por exemplo na auditoria de pequenas organizações, internas ou externamente, onde cada aspecto de seu sistema será coberto por essas auditorias.
·	- na auditoria de projetos em particular, dentro de uma grande organização, holding etc.
Tipos de auditorias
*
As fases de uma auditoria.
CUSTOS DA AUDITORIA:
 	As auditorias são dispendiosas, tanto em termos de tempo quanto de:
Pessoal. 
Custos de viagens;
Manutenção e hospedagem;
Requisitados guias, e
Produção pode ser interrompida pela distração dos trabalhadores com as perguntas feitas pelo auditor.
	Porém nada custa “mais caro” que uma auditoria realizada sem um planejamento e com auditores sem a competência necessária.
*
O programa de auditoria
Um programa de auditoria pode incluir uma ou mais auditorias, dependendo do tamanho, natureza e complexidade da organização a ser auditada. Estas auditorias podem ter uma variedade de objetivos/escopos e também podem incluir auditorias combinadas ou auditorias em conjunto.
Se uma organização a ser auditada opera
sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de segurança, auditorias combinadas podem ser incluídas no programa de auditoria. Nesse caso, convém que seja prestada atenção especial à competência da equipe de auditoria.
*
Se uma auditoria é feita por uma equipe de dois ou mais auditores, a pessoa responsável pelo programa de auditoria indicará um dos auditores para líder. Ele tem responsabilidades especiais. Estas não devem ser ignoradas no caso da equipe de auditoria de apenas uma pessoa, nem se deve pensar que elas não são importantes em auditorias internas, embora, é claro, sua importância relativa varie nessas circunstâncias. As competências do auditor líder são tratadas no capítulo específico.
As fases de uma auditoria
O auditor líder
*
1. Coleta de informações/estudo da documentação (pode incluir a auditoria de adequação)
2. Preparação
3. Escolha das datas
4. Notificação
5. Reunião de abertura (reunião pré-auditoria)
6. Auditoria /avaliação
7. Reunião final
8. Relatório final
9. Ações corretivas
10. Acompanhamento pelos auditores
As fases de uma auditoria.
*
As fases de uma auditoria
1- Coleta de informações e estudo da documentação
	O contato inicial com o auditado para a realização da auditoria pode ser informal ou formal, mas convém que seja estabelecido pelos designados com a responsabilidade para gerenciar o programa de auditoria ou o líder da equipe da auditoria.
	Através de um telefonema, carta, questionário, visita de reconhecimento ou qualquer meio de comunicação, ou uma combinação deles, são obtidos detalhes sobre:
	· o tamanho, a complexidade e a abrangência da organização a ser auditada com respeito à sua geografia, mão de obra e variedade de produtos;
	· definir as regras de segurança aplicáveis ao local;
	· a percepção da própria organização sobre como ela preenche as exigências da Norma em questão;
	· concordar com a participação de observadores e a necessidade de guias para a equipe da auditoria;
	· qualquer aprovação de segunda ou terceira partes que ela possua;
	· documentação: como, por exemplo, cópia do manual da qualidade, procedimentos e normas, especificações e contratos.
*
Antes do início das atividades de auditoria no local, convém que seja realizada uma auditoria de adequação (documentação) para determinar a conformidade do sistema, como documentado, com o critério de auditoria. A documentação pode incluir documentos e registros pertinentes ao sistema de gestão, e relatórios de auditoria anteriores. Em algumas situações, esta análise crítica pode ser adiada até se começar as atividades no local, se isto não for prejudicial à eficácia da realização da auditoria. Em outras situações, uma visita preliminar ao local pode ser realizada para se adquirir uma adequada visão geral das informações disponíveis.
Se a documentação for considerada inadequada, convém que o líder de equipe da auditoria informe às partes interessadas (por exemplo: cliente, auditado e o gerente do programa de auditoria. É importante que seja tomada uma decisão se convém que a auditoria continue ou seja suspensa até que as considerações sobre a documentação estejam resolvidas.
As fases de uma auditoria
1- Coleta de informações e estudo da documentação 
*
As fases de uma auditoria
2- Preparação
Usando as informações obtidas, o líder da equipe inicia agora a fase muito importante de preparação da auditoria.
2-1 Decide a quantidade de trabalho envolvida
(ver tabela recomendada no arquivo “Programa de Auditoria.xls”).
O fator da auditoria ser uma atividade estressante, é recomendado que, sempre que possível, a equipe vise terminar seus trabalhos em aproximadamente três dias. Todavia, o tamanho e a complexidade de uma avaliação podem ampliar este período. Caso haja auditorias em vários sistemas de gestão é importante avaliar até que ponto isto não trará uma perda da eficácia da auditoria (por exemplo: a mesma pessoa auditada várias vezes ou ao mesmo tempo).
*
2-2 Seleção do grupo auditor.
	Quando a auditoria for declarada viável, convém que uma equipe da auditoria seja selecionada levando em conta a competência necessária para alcançar os objetivos da auditoria. Se só há um auditor, convém que ele execute todos os deveres aplicáveis a um líder de equipe de auditoria.
	Ao se decidir o tamanho e a composição da equipe da auditoria, convém que seja dada consideração ao seguinte:
	a) objetivos, escopo e critério da auditoria e duração estimada da auditoria;
	b) se a auditoria é uma auditoria combinada ou em conjunto;
	c) competência global necessária da equipe da auditoria para alcançar os objetivos da auditoria;
	d) requisitos estatuários, regulamentares, contratuais e de certificação/registro, se aplicável;
	e) necessidade de se assegurar a independência da equipe da auditoria em relação às atividades a serem auditadas e evitar conflito de interesse;
	f) habilidade dos membros da equipe da auditoria de interagir eficazmente com o auditado 
	g) idioma da auditoria e entendimento das características sociais e culturais particulares do auditado; estes pontos podem ser atendidos pelas próprias habilidades do auditor ou pelo apoio de um especialista.
As fases de uma auditoria
2- Preparação
*
	O processo para assegurar a competência global da equipe da auditoria deve incluir:
	- a identificação do conhecimento e das habilidades necessárias para alcançar os objetivos da auditoria;
	- seleção dos membros da equipe da auditoria de modo que todo o conhecimento e as habilidades necessárias estejam presentes na equipe da auditoria.
	Se os auditores da equipe da auditoria não cobrirem completamente o conhecimento e as habilidades necessárias, isso pode ser atendido através da inclusão de especialistas. Os especialistas, bem como os auditores em treinamento devem atuar sob orientação de um auditor.
	O cliente da auditoria e o auditado podem pedir a substituição de determinados membros da equipe da auditoria, por motivos razoáveis. Exemplos de motivos razoáveis incluem situações de conflito de interesse (como um membro da equipe da auditoria ter sido anteriormente um empregado do auditado ou ter prestado serviços de consultoria ao auditado) e comportamento prévio pouco ético. Tais motivos são comunicados ao líder da equipe e àqueles designados com a responsabilidade para gerenciar o programa de auditoria. Estes solucionam o assunto com o cliente da auditoria e o auditado antes que seja tomada qualquer decisão de substituir os membros da equipe da auditoria.
As fases de uma auditoria
2- Preparação.
*
2-3	 Reunião com a equipe de auditores.
· 	Apresenta aos membros da equipe todos os detalhes logísticos, abrangência da auditoria, objetivos e métodos a serem utilizados. Detalhes como passagens, transporte, passaporte (se for o caso), acomodações, etc. devem ser providenciados pelo líder e apresentados nesta reunião.
	O líder de equipe da auditoria, em consulta com a equipe da auditoria, designa responsabilidade a cada membro da equipe para auditar processos específicos, funções, locais, áreas ou atividades (sempre em jornadas de meio período). É responsável pela independência e competência dos auditores e o uso eficaz de recursos, como também mudanças nas tarefas designadas, na medida em que a auditoria progride de forma a assegurar a realização dos objetivos da auditoria. 
·    Se assegura que membros da equipe estejam totalmente preparados, verificar a lista de verificação de cada membro. Lembre-se que toda auditoria mal planejada tem grandes chances de fracassar.
As fases de uma auditoria
2- Preparação.
*
2-4 Preparando os documentos de trabalho
	Os membros da equipe da auditoria analisa criticamente as informações pertinentes às suas tarefas de auditoria e preparem, se necessário, documentos de trabalho para referência e para registro dos progressos da auditoria. Podemos dar como exemplos de documentos de trabalho:
	- listas de verificação e planos de amostragem de auditoria,
e
	- formulários para registro de informações, tais como evidências de suporte, constatações da auditoria e registros de reuniões.
	O uso de listas de verificação e formulários não se restringem à abrangência das atividades da auditoria, que podem mudar devido ao resultado de informações coletadas durante a auditoria.
	Os documentos de trabalho, incluindo registros resultantes de seu uso, sejam retidos no mínimo até a conclusão da auditoria. Os documentos pertencentes à auditoria devem ser retidos ou destruídos conforme acordo entre as partes participantes e em conformidade com os procedimentos do programa de auditoria e requisitos estatuários, regulamentares e contratuais aplicáveis.
	Os documentos que envolvam informações confidenciais ou proprietárias sejam salvaguardadas adequadamente, a todo momento, pelos membros da equipe de auditoria.
2-5	 O líder então se prepara para a reunião de abertura e encerramento.
As fases de uma auditoria
2- Preparação
*
	Deve-se prestar particular atenção à escolha das datas de realização de uma auditoria, levando-se em consideração:
férias coletivas da organização, férias das pessoas chave;
feriados nacionais e locais;
greves; e
acontecimentos marcantes (congressos, feiras, etc.).
As fases de uma auditoria
3- Escolha das Datas
*
As fases de uma auditoria
4- Notificação e Plano de Auditoria
	No caso de auditorias externas, a organização a ser auditada deverá ser formalmente informada de tal maneira que haja tempo suficiente para ela se preparar (este prazo poderá variar de 30 - ou menos - a até 90 dias, em casos excepcionais). No caso de auditorias internas esse prazo poderá variar de 2 à 30 dias. É importante deixar claro que não há uma regra definida para se estabelecer com quanto tempo de antecedência uma organização a ser auditada deverá ser informada a respeito.
 	Após notificar a empresa, o auditor líder deve preparar um “plano da auditoria” informando a hora, os processos, os departamentos e os requisitos da norma a serem auditados; bem como o momento da reunião da abertura e reunião de encerramento.
	O plano de auditoria preparado pelo líder de equipe da auditoria fornece a base para um acordo entre o cliente da auditoria, a equipe da auditoria e o auditado, relativo à realização da auditoria. O plano facilita a programação e a coordenação das atividades da auditoria.
	A quantidade de detalhes fornecida no plano de auditoria deve refletir o escopo e a complexidade da auditoria. Auditorias iniciais e de monitoria tanto internas quanto externas diferem entre sí. O plano de auditoria não é um documento rígido, pois fator inesperados podem ocorrer, tais como: alteração de escopo, disponibilidade de pessoal, etc.
*
Conteúdo do plano da auditoria, além dos objetivos da auditoria;
critério de auditoria e qualquer documento de referência;
escopo da auditoria, inclusive com identificação das unidades organizacionais e funcionais e processos a serem auditados;
as datas e lugares onde as atividades de auditoria no local serão realizadas;
o tempo esperado e duração de atividades de auditoria no local, inclusive reuniões com a direção do auditado e reuniões da equipe da auditoria;
as funções e responsabilidades dos membros da equipe da auditoria e das pessoas acompanhantes;
a alocação de recursos apropriados para áreas críticas da auditoria.
identificação do representante do auditado na auditoria;
o idioma de trabalho e do relatório da auditoria, se ele for diferente do idioma do auditor e/ou do auditado;
os principais pontos do relatório de auditoria;
arranjos de logística (viagem, instalações no local etc.);
assuntos relacionados a confidencialidade;
qualquer ações de acompanhamento de auditoria.
As fases de uma auditoria
4- Notificação e Plano de Auditoria
*
	A aceitação e análise crítica do plano de auditoria pelo cliente da auditoria é importante e que seja apresentado ao auditado antes do início das atividades de auditoria no local.
 	As objeções do auditado deveriam ser solucionadas entre o líder da equipe da auditoria, o auditado e o cliente da auditoria, devendo este revisar o plano de auditoria antes da continuação da auditoria.
As fases de uma auditoria
4- Notificação e Plano de Auditoria
*
As fases de uma auditoria
5- Reunião de Abertura ( Reunião Pré-Abertura)
	A reunião de abertura deve ser conduzida pelo auditor líder de maneira diplomática e política. Não deve durar mais que 30 minutos. Tem por objetivo: confirmar o plano de auditoria, fornecer um pequeno resumo de como as atividades da auditoria serão empreendidas, confirmar canais de comunicação, e fornecer oportunidade para o auditado fazer perguntas.
 	Os seguintes passos deverão ser seguidos durante esta reunião pelo líder:
Apresentará a si mesmo (e a sua equipe);
Confirmará a notificação da abrangência da auditoria, isto é, os departamentos e atividades a serem incluídos, detalhes, profundidade e objetivos esperados da auditoria;
Confirmará a norma a ser usada como base da auditoria;
Detalhará sobre quem irá examinar o que e quando;
Explicará o que é uma discrepância ou não conformidade, o método de relatar, e a classificação a ser utilizada (maior/menor etc.). Deve-se observar que, quando uma avaliação for realizada por um órgão de certificação credenciado, nenhuma empresa pode ser “registrada” até que todas as não conformidades identificadas durante a avaliação tenham sido resolvidas;
*
Assegurará que guias estarão disponíveis e que eles tenham sido instruídos;
Acertará com os auditores a situação do sistema de documentação da organização que será usado durante a auditoria de concordância;
Estabelecerá que reuniões regulares para contato da equipe serão realizadas, incluindo eventuais reuniões com os representantes do auditado;
Confirmará que os arranjos quanto ao uso de um escritório, refeições, etc. foram feitos (tomar cuidado com os horários de almoço e local evite perda de tempo);
Verificará que os funcionários da organização foram informados de que a auditoria estará acontecendo;
Confirmação do idioma a ser usado durante a auditoria;
Confirmação dos assuntos relativos à confidencialidade;
Confirmação de procedimentos pertinentes de segurança no trabalho, emergência e segurança para a equipe da auditoria;
Arranjará uma visita às instalações ou, preferencialmente, um mapa do local para a equipe da auditoria;
Informações sobre condições nas quais a auditoria pode ser encerrada;
Informações sobre qualquer sistema de apelação referente a realização ou conclusões da auditoria;
Explicará detalhes, duração e propósito da reunião de encerramento;
Se colocará à disposição para perguntas sobre a auditoria.
As fases de uma auditoria
5- Reunião de Abertura ( Reunião Pré-Abertura)
*
As fases de uma auditoria
6- Auditoria (Propriamente Dita) / Avaliação
Durante esta fase o líder da equipe deverá se assegurar que:
Toda abrangência da auditoria seja coberta;
Relatórios claros e precisos sobre não conformidades sejam elaborados;
Reuniões de contato com sua equipe para troca de informações, avaliar o progresso da auditoria e que reuniões de análise sejam feitas regularmente com o coordenador do auditado;
A auditoria seja executada conforme o plano de auditoria e os recursos sejam redistribuídos de modo a atingir os objetivos;
Se a classificação maior/menor, de discrepância, for usada, os representantes da organização devem ser informados sobre as não conformidades maiores. Na avaliação de terceira parte isso precisa ser observado por causa das implicações financeiras. Nas auditorias de segunda parte isso dependerá das conseqüências maiores.
*
Onde a evidência da auditoria disponível indica que os objetivos da auditoria são inatingíveis, o líder da equipe da auditoria deveria relatar as razões ao cliente da auditoria e ao auditado para determinar a ação apropriada. Tal ação pode incluir a re-confirmação ou a modificação do plano de auditoria, mudanças nos objetivos da auditoria
ou no escopo da auditoria, ou o encerramento da auditoria.
Durante a auditoria, o líder da equipe da auditoria periodicamente comunica o progresso da auditoria e qualquer preocupação ao auditado e ao cliente da auditoria, como apropriado. Qualquer consideração sobre um assunto fora do escopo da auditoria deveria ser anotada e relatada ao líder da equipe da auditoria, para possível comunicação com o cliente da auditoria e o auditado.
Qualquer necessidade de mudanças no escopo da auditoria que fique aparente com o progresso das atividades da auditoria no local deve ser analisada criticamente e aprovada pelo cliente da auditoria e, se apropriado, pelo auditado. 
As fases de uma auditoria
6- Auditoria (Propriamente Dita) / Avaliação
*
Dicas para o auditor:
Utilizar uma “lista de verificação”, que consiste de uma lista com questões para as quais o auditor procura respostas. Elas funcionam como lembretes.
As fontes de informações escolhidas podem variar de acordo com o escopo e a complexidade da auditoria e incluem:
	a) entrevista com os colaboradores e outras pessoas;
	b) observações de atividades e do ambiente e condições do trabalho circunvizinho;
	c) documentos, como: política, objetivos, procedimentos, normas, instruções, licenças e permissões, especificações, desenhos, contratos e pedidos;
	d) registros, como registros de inspeção, atas de reuniões, relatórios de auditoria, registros de monitoramento de programas e o resultados de medição;
	e) resumos de dados, análises e indicadores de desempenho;
	f) informações sobre os programas de amostragem do auditado e sobre procedimentos para o controle de amostragem e processos de medição;
	g) relatórios de outras fontes, por exemplo, realimentação de cliente, outras informações pertinentes de partes externas e classificação de fornecedor;
	h) bancos de dados computadorizados, folhetos e web sites.
As fases de uma auditoria
6- Auditoria (Propriamente Dita) / Avaliação
*
	Utilizar um caderno de anotações ou registro pessoal do auditor para que este possa anotar informações úteis que evidenciem uma possível discrepância que não pode ser seguida no momento, mas deve ser verificada posteriormente.
	Entrevistas são um dos meios importantes para coletar informações e devem ser conduzidas de maneira adaptada à situação e à pessoa entrevistada. É importante que o auditor considere o seguinte:
	a) que as entrevistas sejam realizadas com pessoas de níveis e funções apropriados e que executem atividades ou tarefas dentro do escopo da auditoria;
	b) que as entrevistas sejam conduzidas durante o horário normal de trabalho e, onde possível, no local normal de trabalho da pessoa sendo entrevistada;
	c) que todo o possível seja feito para colocar a pessoa sendo entrevistada à vontade, antes e durante a entrevista;
	d) que as razões da entrevista e de qualquer anotação feita sejam explicadas;
	e) que se inicie a entrevista pedindo para as pessoas descreverem seu trabalho;
	f) que perguntas que influenciam as respostas (isto é, perguntas direcionadas) sejam evitadas;
	g) que os resultados da entrevista sejam resumidos e analisados criticamente com a pessoa entrevistada;
	h) que se agradeça às pessoas entrevistadas pela sua participação e cooperação.
As fases de uma auditoria
6 – Auditoria Propriamente dito / Avaliação
*
As evidências de auditoria sejam avaliadas de acordo com o critério de auditoria para gerar as constatações da auditoria. Constatações da auditoria podem indicar tanto conformidade quanto não-conformidade com o critério de auditoria. Quando especificado pelos objetivos da auditoria, constatações da auditoria podem identificar oportunidades para melhoria.
A conformidade com o critério de auditoria deve ser resumida para indicar localizações, funções ou processos que foram auditados. Se incluído no plano de auditoria que também sejam registradas as constatações de conformidade individuais de uma auditoria e sua evidência de suporte.
Devem ser registradas as não-conformidades e as evidências de auditoria que as suportam. Não-conformidades podem ser graduadas. As não conformidades devem ser analisadas criticamente com o auditado para obter reconhecimento de que a evidência de auditoria é precisa e que as não-conformidades foram compreendidas. Todo o empenho deve ser dado para solucionar qualquer opinião divergente relativa às evidências e/ou constatações da auditoria, e importante que sejam registrados os pontos não resolvidos.
As fases de uma auditoria
6 – Auditoria Propriamente dito / Avaliação
*
As fases de uma auditoria
7– Reunião de Encerramento / Final
A reunião de encerramento normalmente é feita ao final da auditoria, mas se um sistema de não conformidades “maior/menor” estiver sendo usado e uma não conformidade “maior” for encontrada, a reunião pode acontecer naquele momento, a menos que esta não conformidade “maior” resulte de um somatório de várias não conformidades menores. A reunião de encerramento deve envolver, sempre que possível, as mesmas pessoas que estiveram presentes na reunião de abertura. A duração de uma reunião de encerramento/final pode ser de 1 a 1,5 horas.
*
	Na preparação para a reunião de encerramento, a equipe deve se encontrar para:
	- Permitir que cada membro relate suas constatações para os outros;
	- Avaliar e analisar estas constatações e quaisquer outras informações apropriadas coletadas durante a auditoria, contra os objetivos da auditoria;
	- Dividir as não conformidades em categorias maiores e menores (se utilizado este critério);
	- Discutir sobre ações de acompanhamento de auditoria, se incluído no plano de auditoria
	- Decidir sobre a medida a ser tomada (conclusão da auditoria), com base nessas constatações, podendo ser:
a extensão da conformidade do sistema de gestão com o critério de auditoria;
a implementação eficaz, manutenção e melhoria do sistema de gestão, e
a capacidade do processo de análise crítica pela direção em assegurar a contínua pertinência, adequação, eficácia e melhoria do sistema de gestão.
Se especificado nos objetivos da auditoria, as conclusões da auditoria podem conduzir as recomendações tendo em vista melhorias, relações empresariais, certificação / registro ou atividades de futuras auditorias. 
As fases de uma auditoria
7– Reunião de Encerramento / Final
*
	A reunião é dirigida pelo auditor líder, devendo este conduzi-la da seguinte forma:
Agradecer a organização auditada por sua ajuda e cooperação (não mencione qualquer problema que eventualmente tenha ocorrido);
Dar um breve resumo da auditoria, explicando que a auditoria se baseou em pequenas amostras;
Reapresentar a equipe e esclarecer o propósito da auditoria e o método usado para informar qualquer pessoa que não tenha participado da reunião de abertura;
Esclarecer que embora muitas coisas tenham sido encontradas em conformidade, somente as não conformidades serão relatadas. Esclarecer, ainda, que é possível que nem todas as não conformidades existentes tenham sido identificadas durante a realização da auditoria;
Solicitar que perguntas e discussão sejam feitas ao final das apresentações;
As fases de uma auditoria
7– Reunião de Encerramento / Final
*
Solicitar que cada membro da equipe apresente seu parecer em relação à área auditada tratando somente de não conformidades, sem “enfeites”, evitando dar número nos parágrafos (use títulos);
Dar um resumo e conclusão da auditoria, incluindo as ações que o auditor recomendará para o cliente da auditoria;
Convidar os representantes da organização auditada para discutir pontos específicos;
Acordar datas para as ações corretivas necessárias;
Explicar as medidas de supervisão a serem tomadas, se for cabível;
Distribuir cópias dos relatórios individuais de não conformidades e do relatório final. Este relatório pode ser manuscrito para esta ocasião e deve ser seguido de uma cópia impressa dentro de pouco tempo (até 5 dias no máximo).
As fases de uma auditoria
7– Reunião de Encerramento
/ Final
*
As fases de uma auditoria
8 - Relatório Final
	De volta a sua base o auditor líder deve providenciar o mais rápido possível um relatório de caráter confidencial, preciso, claro e completo, contendo dados subjetivos que auxiliem os envolvidos com as ações de acompanhamento e auditorias subseqüentes. A distribuição de cópias do Relatório Final deve ser criteriosa.
O relatório pode conter:
Nome da organização auditada;
Objetivos da auditoria;
O escopo da auditoria, particularmente a identificação das unidades organizacionais e funcionais ou os processos auditados e o período de tempo coberto;
Grupos ou áreas auditadas;
Identificação do líder da equipe da auditoria e seus membros;
Nomes e cargos das pessoas auditadas;
Descrição da auditoria, e sua identificação através de nome, número, local e data;
As conclusões da auditoria;
Uma descrição das constatações da auditoria (incluindo as não conformidades);
Recomendações onde apropriadas, para correção das não conformidades ou deficiências;
Plano de auditoria;
Quaisquer áreas não cobertas, embora dentro do escopo da auditoria;
Quaisquer opiniões divergentes e não resolvidas entre a equipe da auditoria e o auditado;
As recomendações para melhoria, se especificado nos objetivos da auditoria;
Datas para resposta da organização auditada
*
O relatório da auditoria deveria ser emitido dentro do período de tempo acordado. Se isto não for possível, as razões para a demora devem ser conduzidas ao cliente da auditoria e uma nova data acordada.
O relatório da auditoria deve ser datado, analisado criticamente e aprovado de acordo com os procedimentos do programa de auditoria.
O relatório da auditoria aprovado deve então ser distribuído aos receptores designados pelo cliente da auditoria.
O relatório da auditoria é de propriedade do cliente da auditoria. Os membros da equipe da auditoria e todos os receptores do relatório devem respeitar e manter a confidencialidade do relatório.
A auditoria está concluída quando todas as atividades descritas no plano da auditoria foram realizadas e o relatório da auditoria aprovado foi distribuído. 
A menos que requerido por lei, convém que a equipe da auditoria e aquele responsável por gerenciar o programa de auditoria não revelem para qualquer outra parte o conteúdo de documentos, quaisquer outras informações obtidas durante a auditoria, ou o relatório da auditoria, sem a aprovação explícita do cliente da auditoria e, onde apropriado, a aprovação do auditado. Se a revelação do conteúdo de auditoria for solicitada, convém que o cliente da auditoria e o auditado sejam informados o mais cedo possível.
As fases de uma auditoria
8 - Relatório Final
*
As fases de uma auditoria
9- As Ações Corretivas
	A organização auditada deverá verificar e investigar as melhorias, não conformidades e deficiências encontradas, para determinar as ações corretivas necessárias e mais adequadas. As ações corretivas tomadas pela organização auditada devem ser documentadas por escrito.
	Não é responsabilidade do auditor investigar as causas das não conformidades encontradas, e nem de definir quais são as ações corretivas que devem ser tomadas.
	A resposta da organização auditada deverá indicar, quais foram as ações corretivas tomadas para evitar que elas se repitam, e as datas de implementação (porém esta data não são consideradas parte da auditoria). 
*
As fases de uma auditoria
10- Acompanhamento pelos Auditores
	O programa de auditoria pode especificar o acompanhamento por membros da equipe da auditoria após a emissão do relatório final, o que agrega valor por usar a experiência adquirida. Nestes casos, é importante que sejam tomados cuidados para manter a independência em atividades de auditoria subseqüentes. 
 
	A organização que realizou a auditoria deverá fazer um acompanhamento através de:
Obtenção de resposta escrita ao relatório de não conformidade;
Avaliação da adequação da resposta;
Verificação de que as ações corretivas tenham sido implementadas nos prazos estabelecidos;
Determinação de que as ações corretivas evitem a repetição das mesmas não conformidades.
*
Competências do auditor:
	Segurança e confiança no processo de auditoria dependem da competência daqueles que conduzem a auditoria. Esta competência está baseada na demonstração de:
- atributos pessoais, 
- capacidade para aplicar conhecimento e habilidades, e
- educação, experiência profissional, treinamento em auditoria e experiência em auditoria.
	Alguns dos conhecimentos e habilidades descritos em 7.3 são comuns a auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambientais e alguns são específicos para auditores de uma disciplina individual.
	Os auditores desenvolvem, mantêm e aperfeiçoam a sua competência através do contínuo desenvolvimento profissional e participação regular em auditorias.
*
	Os auditores devem possuir atributos pessoais, de forma a permiti-los atuar de acordo com os princípios de auditoria.
	O auditor deve ser:
	a) Ético: justo, verdadeiro, sincero, honesto e discreto; (ver código de ética)
	b) Mente aberta: disposto a considerar idéias ou pontos de vista alternativos;
	c) Diplomático: com tato para lidar com pessoas (em diferentes níveis de hierarquia);
	d) Observador: ativamente atento à circunvizinhança e às atividades físicas;
	e) Perceptivo: instintivamente atento e capaz de entender situações;
	f) Versátil: se ajuste prontamente a diferentes situações;
	g) Tenaz: persistente, focado em alcançar objetivos;
	h) Decisivo: chegue a conclusões oportunas baseadas em razões lógicas e análise; e
	i) Autoconfiante: atue e funcione independentemente, enquanto interage de forma eficaz com outros
	j) Bom juiz: julgar as constatações e fazer conclusões acertadas
	k) Paciente: ouvir atentamente o auditado para a coleta de constatações
	l) Imparcial: decidir baseados nas constatações 
Competências do auditor
Atributos Pessoais
*
Competências do auditor
 Atributos Pessoais
O auditor NÃO deve ser:
Ingênuo
Cínico
Indisciplinado 
Teimoso
Frágil
Chato
Ansioso para agradar
Inclinado a discussões
Dono incontestável da verdade 
*
	Os auditores devem ter conhecimento e habilidades nas seguintes áreas:
	a) Princípios, procedimentos e técnicas de auditoria: permitindo ao auditor aplicar o que for apropriado a diferentes auditorias e assegurar que as auditorias sejam realizadas de uma maneira consistente e sistemática. O auditor deve ser capaz de:
aplicar princípios, procedimentos e técnicas de auditoria,
planejar e organizar o trabalho com eficácia,
realizar a auditoria dentro da programação acordada,
priorizar e enfocar assuntos de importância,
coletar informações através de entrevistas eficazes, escutar, observar e analisar criticamente documentos, registros e dados,
entender a conveniência e conseqüências de usar técnicas de amostragem para auditar,
verificar a precisão das informações coletadas,
confirmar a suficiência e conveniência da evidência de auditoria para apoiar as constatações e conclusões da auditoria,
avaliar os fatores que possam afetar a confiabilidade das constatações e conclusões da auditoria,
usar documentos de trabalho para registrar atividades de auditoria,
preparar relatórios da auditoria,
manter a confidencialidade e a segurança das informações, e
se comunicar com eficácia através de habilidades lingüísticas pessoais ou através de um intérprete.
Competências do auditor
 Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades
*
	b) Sistema de gestão e documentos de referência: permitir ao auditor compreender o escopo da auditoria e aplicar o critério de auditoria. O conhecimento e habilidades nesta área deveriam incluir:
	- aplicação de sistemas de gestão para diferentes organizações,
	- interação entre os componentes do sistema de gestão,
	- normas de sistemas de gestão da qualidade ou ambiental, procedimentos aplicáveis ou outros documentos de sistema de gestão usados como critério de auditoria,
- reconhecer diferenças e prioridade entre os documentos de referência,
	- aplicação de documentos de referência a diferentes situações de auditoria, e
	- sistemas de informação e tecnologia para autorização, segurança, distribuição e controle de documentos, dados e registros.
	c) Situações organizacionais: permitir ao auditor compreender o contexto operacional da organização. O conhecimento e habilidades nesta área deveriam incluir:
- tamanho organizacional, estrutura, funções e relações,
- processos gerais de negócio e terminologia relacionada, e
- costumes culturais e sociais do auditado.
Competências do auditor
 Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
	d) Leis, regulamentos e outros requisitos pertinentes à disciplina aplicáveis: permitir ao auditor trabalhar e estar atento aos requisitos que se aplicam à organização a ser auditada. O conhecimento e habilidades nesta área incluem:
-          códigos locais, regionais e nacionais, leis e regulamentos,
-          contratos e acordos,
-          tratados e convenções internacionais, e
-          outros requisitos para os quais a organização é submetida.
Competências do auditor
 Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
	Os líderes de equipe da auditoria deveriam ter conhecimento e habilidades adicionais em liderança de auditoria para facilitar a condução eficiente e eficaz da auditoria. O líder de equipe da auditoria deveria ser capaz de:
	- planejar a auditoria e fazer uso eficaz de recursos durante a auditoria,
	- representar a equipe da auditoria em comunicações com o cliente da auditoria e o auditado,
	- organizar e dirigir os membros da equipe da auditoria,
	- fornecer direção e orientação para auditores em treinamento,
	- conduzir a equipe da auditoria para atingir as conclusões da auditoria,
	- prevenir e solucionar conflitos, e
	- preparar e completar o relatório de auditoria.
Competências do auditor
 Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
Os auditores de sistemas de gestão da qualidade deveriam ter conhecimento e habilidades nas seguintes áreas:
a) Métodos e técnicas relacionadas com qualidade: permitir ao auditor examinar sistemas de gestão da qualidade e gerar constatações e conclusões da auditoria apropriados. O conhecimento e habilidades nesta área inclui:
-  terminologia da qualidade,
-  princípios de gestão da qualidade e sua aplicação, e 
- ferramentas de gestão da qualidade e sua aplicação (por exemplo, controle estatístico de processo, análise de modo de efeito e de falha, etc.)
b) Processos e produtos, incluindo serviços: permitir ao auditor compreender o contexto tecnológico no qual a auditoria está sendo realizada. O conhecimento e habilidades nesta área inclui:
- terminologia específica do setor,
- características técnicas de processos e produtos, incluindo serviços, e
- processos e práticas específicos do setor.
Competências do auditor
 Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
	Os auditores de sistemas de gestão ambiental e de saúde e segurança ocupacional deveriam ter conhecimento e habilidades nas seguintes áreas:
a) 	Métodos e técnicas de gestão ambiental e saúde e segurança ocupacional: permitir ao auditor examinar sistemas de gestão ambiental e de saúde e segurança ocupacional e gerar constatações e conclusões da auditoria apropriados. O conhecimento e habilidades nestas áreas inclui:
- terminologia ambiental e de segurança,
- princípios de gestão ambiental, segurança e sua aplicação, e
- ferramentas de gestão ambiental (por exemplo, avaliação de aspecto e impacto
ambiental,avaliação de ciclo de vida, avaliação de desempenho ambiental, avaliação de perigos
e riscos, acidentes, incidentes, etc.)
b)  Ciência e tecnologia ambientais e de segurança: permitir ao auditor compreender as relações fundamentais entre as atividades humanas e o ambiente e a segurança. O conhecimento e habilidades nestas áreas incluem:
- impacto das atividades humanas no ambiente e na segurança,
- interação de ecossistemas e máquinas e o trabalhador,
- mídia ambiental (por exemplo, combustíveis fósseis, água, flora e fauna), e
- métodos gerais de proteção ambiental, EPI e EPC.
Competências do auditor
Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
c) Aspectos técnicos e ambientais de operações: permitir ao auditor compreender a interação das atividades, produtos, serviços e operações do trabalhador com o meio ambiente e o trabalho. O conhecimento e habilidades nestas áreas incluem:
	- terminologia específica do setor,
	- aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos,
	- métodos para avaliar a significância de aspectos ambientais, perigos e riscos,
	- características críticas de processos operacionais, produtos e serviços,
	- técnicas de monitoramento e medição, e
	- tecnologias para prevenção de poluição e de acidentes.
Competências do auditor
Capacidade para aplicar conhecimento e habilidades 
*
	Os auditores deveriam ter:
a) Educação completa e suficiente para adquirir o conhecimento e habilidades
b) Experiência profissional que contribua para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades. Esta experiência profissional deveria ser em uma posição técnica, gerencial ou profissional, que envolva o exercício de julgamento, solução de problemas e comunicação com outro pessoal gerencial ou profissional, pares, clientes e/ou partes interessadas.
	A parte de experiência profissional deveria ser em um posição onde as atividades desenvolvidas contribuam para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades em:
- gestão da qualidade para auditores de sistemas de gestão da qualidade, e
- gestão ambiental e segurança para auditores de sistemas de gestão ambiental e de segurança.
c) Treinamento completo em auditoria que contribua para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades. O treinamento pode ser provido pela própria organização ou por uma organização externa.
d) Experiência em auditoria nas “fases de uma auditoria”. Esta experiência deveria ter sido adquirida sob a direção e orientação de um auditor que seja competente como líder de equipe de auditoria na mesma disciplina.
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria
*
	O líder de equipe da auditoria deveria ter adquirido experiência adicional em auditoria para desenvolver o conhecimento e habilidades. Esta experiência adicional deveria ter sido adquirida quando estiver atuando na função de um líder de equipe de auditoria, sob a direção e orientação de outro auditor que seja competente como um líder de equipe da auditoria.
	Os auditores de sistemas de gestão da qualidade ou sistemas de gestão ambiental e segurança que desejam se tornar auditores na segunda disciplina tenham:
a) treinamento e experiência profissional necessários para adquirir o conhecimento e habilidades para a segunda disciplina, e
b) realizado auditorias que cubram o sistema de gestão na segunda disciplina sob a direção e orientação de um auditor que seja competente como um líder de equipe da auditoria na segunda disciplina.
	O líder de equipe da auditoria em uma disciplina atende a) e b) acima para se tornar um líder de equipe da auditoria na segunda disciplina.
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria
*
	As organizações deveriam estabelecer os níveis da educação, experiência profissional, treinamento em auditoria e experiência em auditoria com os quais um auditor precisa adquirir os conhecimentos e habilidades apropriados a um programa de auditoria.
	A tabela a seguir é uma orientação a ser exigida para a competência do auditor, seria interessante entender estes requisitos como mínimos.
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria.
*
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria –
Auditoria de Sistema
Recomendação para auditores de sistemas de gestão
 
*
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria Auditoria de Processo
Formação profissional com aperfeiçoamento técnico na área da qualidade
Conhecimento em técnicas de controle
Conhecimento básico em estatística
Conhecimento em análise de capacidade de máquina e de processo
Conhecimento em outros métodos e ferramentas da qualidade
Conhecimento básico em comunicação técnica
Conhecimento da política da qualidade da organização
Conhecimento básico em processamento eletrônico de dados
3 auditorias de processos em conjunto com um especialista técnico
4 anos de experiência profissional, nos quais 2 anos de experiência no gerenciamento de processos
Proficiência escrita e oral no idioma da auditoria
*
Competências do auditor
Educação, experiência profissional, treinamento e experiência em auditoria Auditoria de Produto
Formação profissional com aperfeiçoamento técnico na área da qualidade
Conhecimento em técnicas de controle
Conhecimento básico em estatística
Conhecimento em análise de capacidade de processo
Síntese dos métodos e ferramentas da qualidade
Conhecimento básico em comunicação técnica
Conhecimento da política da qualidade da organização
Conhecimento de sensibilização para a qualidade
Conhecimento básico em processamento eletrônico de dados
4 anos de experiência profissional, nos quais 2 anos de experiência na área da qualidade
Proficiência escrita e oral no idioma da auditoria
*
	O desenvolvimento profissional contínuo do auditor se preocupa com a manutenção e melhoria do conhecimento, habilidades e atributos pessoais. Isto pode ser alcançado por meios tais como experiência profissional adicional, treinamento, estudo privado, treinamento orientado, participação em reuniões, seminários e conferências ou outras atividades pertinentes. Os auditores deveriam demonstrar seu desenvolvimento profissional contínuo.
	As atividades de desenvolvimento profissional contínuo deveriam levar em conta mudanças nas necessidades do indivíduo e da organização, a prática de auditoria, normas e outros requisitos.
 
	Os auditores deveriam manter e demonstrar sua habilidade de auditar através da participação regular em auditorias de sistema ou de processo de gestão da qualidade, ambiental, segurança e/ou responsabilidade corporativa.
Competências do auditor
Manutenção e melhoria da competência
*
Habilidades do auditor.
Relações humanas
Administração do tempo
Apuração de fatos
Fazer relatórios
*
Relações Humanas
Modo de perguntar
O auditor deve, durante as entrevistas, fazer suas perguntas de modo claro e preciso, e estar certo de que elas foram entendidas pelo auditado. É absolutamente inaceitável que ele faça perguntas do tipo “jogar verde para colher maduro”. Da mesma forma deve estar certo de que compreendeu a resposta que lhe foi dada. Para isto adequar o vocabulário ao auditado é muito importante, pois o auditor entrevista desde a alta direção até os colaboradores operacionais. 
Julgamento de valores
O auditor não deve ter idéias e opiniões preconcebidas, não deve também fazer comparações. Os fatos devem prevalecer sobre suas opiniões. A metodologia de sucesso auditada em um organização não significa que também será vitoriosa em outra.
*
Discussões
O auditor não deve, em hipótese alguma, entrar em discussão com os auditados, e muito menos interferir na execução das atividades. Ele está ali apenas para verificar a conformidade das atividades em relação aos requisitos já estabelecidos; se ele julgar que alguma não-conformidade ou deficiência encontrada é grave, ele deve comunicá-la ao responsável pela área envolvida.
Profissionalismo
O auditor deve mostrar respeito pelo profissional que está sendo auditado. O fato de ser um auditor não o coloca numa posição superior; em qualquer auditoria todos aprendem alguma coisa. Há também o caráter confidencial das informações coletadas, o que é visto em uma auditoria NÃO deve de forma alguma ser usada sem o prévio consentimento de todas as partes interessadas (ver ética) 
Interesse
O auditor não deve se mostrar impaciente ou chateado ao longo da auditoria, não importa o quão maçante uma auditoria, às vezes, possa ser; da mesma forma, o horário deve ser cumprido para que a ida para o aeroporto não “atropele” explicações necessárias. 
Relações Humanas
*
Administração do Tempo 
Apresentações
É melhor que todas as apresentações tenham sido realizadas de uma só vez, sendo todas as pessoas importantes convidadas pelo líder de equipe a comparecer à reunião de abertura. As presenças podem variar de acordo com a importância da auditoria, mas deveriam incluir o representante da direção, os chefes das Funções a serem auditadas e os Guias. É desejável que o principal executivo, como o responsável geral pelo sistema da qualidade, ambiental, segurança ou responsabilidade corporativa, também compareçam.
Pausas para cafezinhos e refeições
Um certo grau de austeridade, com lanches, será mais benéfico do que uma longa e suntuosa refeição. Se for oferecido um cafezinho ao longo do dia, ele poderá ser tomado sem interromper à auditoria. Não é aconselhável para um auditor ingerir bebidas alcoólicas durante uma auditoria. O tempo para as refeições devem ser levadas em consideração no plano de auditoria, sem que isto comprometa o objetivo da auditoria.
*
Aparições não previstas
Quando surgir uma pessoa importante dentro da hierarquia da organização durante a auditoria, tente de uma forma cordial cortar a conversa. Por exemplo: “há uma pessoa me aguardando para ser auditada, portanto não gostaria de deixá-la esperando, podemos continuar nossa conversa mais tarde?”. Isto será bem-visto pela pessoa pois mostrará profissionalismo.
Papo amigável sobre assuntos de interesse mútuo
Um bom relacionamento entre o auditor e os representantes da organização auditada é essencial para o fluxo de informações, mas esse relacionamento não deve interferir no trabalho. Por exemplo: passatempos, coleção, futebol, esportes em geral etc. 
Administração do Tempo
*
Pistas falsas e detalhes não importantes
Evite perder tempo com, por exemplo: falta de etiquetas de calibração, falta de carimbo em uma das páginas de um procedimento que podem distrair o auditor e são muitas vezes problemas criados por ele mesmo. Auditoria é um exercício de amostragem e não uma coleção de detalhes.
Ser conduzido à áreas distantes
Durante a preparação da auditoria ou mesmo na reunião de abertura deveria ser fornecido um desenhos das instalações da organização para que a equipe possa se localizar, e assim se organizar para minimizar as distâncias percorridas. O uso de um caderno de anotações é importante nestes casos onde o auditor pode anotar algumas informações para serem evidenciadas nos local mencionado.
Administração do Tempo
*
Cálculo de eficiência da administração do tempo:
Supondo uma auditoria de 3 dias com 2 auditores, portanto teríamos: 48 horas de auditoria teoricamente
Reunião de abertura: 1 hora x 2 auditores = 2 hs
Pausa para refeições: 2 horas x 2 auditores x 3 dias = 12 hs.
Pausa para cafés: 0,25 horas x 2 auditores x 3 dias x 2 = 3 hs
Reunião de encerramento: 2 horas x 2 auditores = 4 hs
Tempo total de auditoria (teórico) = 48 horas
Tempo total de auditoria (prático) = 48 – 21 = 27 horas
Administração do Tempo
*
Apuração de fatos
Quebrar o gelo
Faça a primeira pergunta relacionada ao entrevistado ou ao seu trabalho: pois estes dois assuntos ele conhece bem, e não se sentirá ameaçado, e com certeza estará preparado para responder a elas.
Verificações do tipo vai-e-vem
Esta é uma das técnicas mais utilizadas e eficazes. O auditor seleciona alguns certificados de aferição e relaciona estes aos equipamentos e/ou vice-versa. Outro exemplo são relatórios de material não conforme contra a segregação dos mesmo e vice-versa.
Bom relacionamento com o auditado
Procure remover qualquer sentimento de conflito ou confronto. Uma auditoria conduzida corretamente será útil para o auditor e para o auditado. O bom auditor sempre se assegura de que a informação recebida possa ser confirmada.
*
Comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal é muito importante e pode ajudar muito ao auditor, converse sempre com o auditado olhando em seus olhos e repare em todos os movimentos deste.
Pergunta não formulada
É incrível o que alguns segundos de silêncio e algum franzir de testa e balançar de cabeça pode trazer de informações do auditado.
Ouvir o que é dito
O bom auditor é sempre um ótimo ouvinte, é atento. “Ouvir” e “Escutar” não são a mesma coisa portanto pratique o “ouvir”.
Apuração de fatos
*
Saber perguntar e usar o 5W2H
Evite perguntas abertas as quais podem ser respondidas por um simples “sim” ou “não”. Ex.: Você mencionou em seu procedimento isto, não foi? A resposta será sempre um breve “sim” ou “não”. Utilize a técnica do 5W2H, inicie sempre uma pergunta com: “Quem”, “Onde”, “O que”, “Quando”, “Por que”, “Quanto custa” e “Como”, e depois finalize com um mostre-me. 
Fazer uma pergunta de cada vez
Lembre-se o auditor é antes de tudo um bom comunicador, não confunda o auditado com uma tormenta de perguntas, pois ao final da primeira resposta nem o auditor nem o auditado se lembrarão da última pergunta.
Apuração de fatos
*
Fazer relatórios
	Relatórios de auditoria são geralmente curtos, contendo somente declarações de fatos das áreas visitadas, nomes de auditores, contatos com auditados, e um resumo das conclusões.
 	Relatórios de não-conformidades (RNCs), se utilizados, devem ser anexados como apêndices ao relatório principal.
 	Eles deverão conter afirmativas de fatos que possam ser comprovados, sobre os quais a administração da empresa auditada possa tomar medidas.
  Afirmativas soltas como: “operadores não estão seguindo procedimentos” são inúteis, pois nenhuma ação pode ser tomada sem uma investigação mais detalhada.
	A RNC deve ter três partes:
	Observação  Declaração precisa e testemunhada pelo auditado quanto à sua exatidão.
	Atribuição  Indicação do item da norma ou Manual da Qualidade que se aplica à observação (apenas um item de cada documento)
	Explicação  Por que é não-conformidade? Normalmente é a reafirmação dos requisitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais