Buscar

ELETROSTÁTICA

Prévia do material em texto

ELETROSTÁTICA
Willian Grecillo dos Santos
OBJETIVO
O objetivo desta atividade é aprender a utilizar os instrumentos de medida elétrica mais comuns, como o amperímetro, o voltímetro e o ohmimetro. Também é observar como funciona a lei de ohm. 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em um capacitor carregado, ou seja, com uma diferença de potencial entre as placas, se for ligado um fio condutor conectando uma placa a outra, haverá um fluxo de cargas saindo da placa negativa para a positiva. Isso ocorrerá até que o equilíbrio seja alcançado, ou seja, até que a diferença de potencial entre as placas seja zero.
A esse movimento de cargas através de um condutor damos o nome de corrente elétrica, representada pela letra I. A unidade usava para esta corrente é o ampère, que é a quantidade de carga que passa pelo condutor por unidade de tempo, que no SI é coulomb por segundo.
A corrente dentro de um condutor ocorre devido a ação de um campo elétrico no interior deste condutor, se o campo elétrico for nulo então não haverá movimento de cargas e a corrente elétrica será zero. Como observamos em capacitores o campo elétrico é alterado devido as características do material presente e se a corrente elétrica depende do campo, logo as características do material elétrico vão alterar o campo e por consequência a corrente elétrica.
Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, sua intensidade depende de uma característica do material que chamamos de resistência elétrica. Podemos determinar essa resistência a partir da diferença de potencial e da corrente elétrica.
Podemos dizer que a resistência elétrica é a oposição, por parte do material condutor, a passagem das cargas. Ela é medida em ohms que corresponde à relação entre a tensão (medida em volts) e uma corrente (medida em ampères) sobre um material, seja ele um condutor ou isolante. Isso significa que um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm, causará uma queda de tensão de 1 volt a cada 1 ampère de corrente que passar por ele.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Uma placa montada com 4 fios de material condutor, sendo destes 2 fios de níquel-cromo e 1 de ferro. E levando em consideração a espessura de cada fio.
Níquel-cromo: 0,360mm de diâmetro
Niquel-cromo: 0,510mm de diâmetro
Ferro: 0,510mm de diâmetro.
Sabendo que cada fio tem 1 metro de comprimento e de um borne ao outro tem 20cm de comprimento. Foram testados diversos valores de diferença de potencial e corrente usando uma fonte.
Para saber exatamente quais valores de corrente e diferença de potencial estavam sendo aplicados no fio foram usados dois multímetros, um para medir a corrente e outro para medir a diferença de potencial.
RESULTADOS
Primeiro foram testados valores de diferencia de potencial de 0,5V até 5,0V e feita leitura de corrente no multímetro, sendo possível construir os seguintes gráficos:
Para o fio de níquel-cromo de 0,360mm de diâmetro e 1,0m de comprimento:
Para o fio de níquel-cromo de 0,510mm de diâmetro e 1,0m de comprimento:
Para o fio de ferro de 0,510mm de diâmetro e 1,0m de comprimento:
Após foi feito o experimento de maneira diferente. Foi variado apenas o comprimento do fio, de 20 em 20 centímetros. Mantendo constante a diferença de potencial.
CONCLUSÕES
Podemos concluir a partir dos gráficos de corrente por diferença de potencial que os materiais utilizados no experimento obedecem a lei de ohm. Um material que obedece a lei de ohm resultara em um gráfico da diferença de potencial pela corrente elétrica como uma linha reta.
Já quando observamos os gráficos que relacionam a resistência do material com a diferença de potencial observamos uma variação irregular.
Durante o experimento observamos algumas variações irregulares que alteravam muito os resultados. Foi observado que a partir do momento em que foi aplicada uma diferença de potencial pela fonte no fio, com o tempo passando o fio começava a esquentar e se deformar, alterando os valores de corrente elétrica lidos no multímetro. Logo, podemos concluir a partir destas observações que a resistência elétrica do material muda de acordo com a sua temperatura.

Continue navegando