Buscar

seminários avançados 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS PSICOLÓGICOS
A origem da psicologia como ciência na segunda metade do século XIX surge em meio ao: 
 liberalismo - defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
 romantismo -uma visão de mundo centrada no indivíduo;
regime disciplinar - instituições com objetivo de vigiar e punir o indivíduo. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
Os principais objetos de estudo da psicologia se ligam a cinco sistemas psicológicos: estruturalismo, gestalt, behaviorismo, funcionalismo e psicanálise. 
Para o Estruturalismo, a unidade de estudo da consciência é a sensação. Para a Gestalt, essa unidade de estudo é a percepção. Os Behavioristas estão interessados em estudar processos relacionados com aprendizagem, enquanto a Psicanálise privilegia o estudo de motivações inconscientes. Finalmente, um dos principais conceitos dos Funcionalistas é compreender como os processos psicológicos buscam adaptar o indivíduo ao seu meio ambiente.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
Historicamente, as escolas européias valorizaram uma metodologia introspeccionista - estruturalismo e gestaltismo - enquanto os E.U.A. valorizaram o comportamento e adotaram como principal metodologia o behaviorismo.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
ESTRUTURALISMO
O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Bradford Titchener (1867–1927) 
Tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.
Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos da mente propriamente ditos. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
ESTRUTURALISMO
Acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.
A Psicologia, ainda segundo Titchener, deve ter como objeto de estudo a experiência consciente do indivíduo, diante das diversas situações as quais é exposto.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
FUNCIONALISMO
A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia titcheneriana. O pioneiro da Psicologia Funcional desenvolvida nos Estados Unidos foi o americano William James (1842-1910) que, segundo pesquisa realizada 80 anos após sua morte, perdia prestígio apenas para Wilhelm Wundt.
James foi considerado o maior psicólogo americano por três razões básicas: ele escrevia com uma clareza rara na ciência, se posicionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, que era analisar a consciência a partir de seus elementos e forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, a abordagem funcional da psicologia. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
FUNCIONALISMO
A visão que se tornou o ponto central do funcionalismo americano foi a teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.
Ele também enfatizava os aspectos não racionais da natureza humana. As pessoas eram criaturas dotadas de emoção e paixão, assim como de pensamento e razão.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
PSICANÁLISE
A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. 
Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente – antes já desbravado, porém em outro sentido, por Leibniz e Hegel -, e a partir de então passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico.
Para Freud toda perturbação de ordem emocional tem sua fonte em vivências sexuais marcantes, que por se revelarem perturbadoras, são reprimidas no Inconsciente. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
PSICANÁLISE
Esta energia contida, a libido, se expressa a partir dos sintomas, na tentativa de se defender e de se preservar, este é o caminho que ela encontra para se comunicar com o exterior.
O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente, o que quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão. Esta linha teórica ousou colocar “processos misteriosos” do psiquismo, as “regiões obscuras”, como é o caso das fantasias, dos sonhos, esquecimentos e outros problemas internos do homem, como problemas científicos. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
PSICANÁLISE
A teoria baseia-se em conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica, caracterizando leis gerais sobre a psique humana.
A psicanálise utiliza-se da interpretação para buscar o significado oculto das coisas. Seu método de investigação consiste em buscar o significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo. Este método é baseado em associações livres do indivíduo, que dão validade às interpretações.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
GESTALT
A gestalt utilizou vários fenômenos relacionados com ilusões com o objetivo de demonstrar que o mesmo estímulo pode gerar diferentes percepções. 
A gestalt, ao contrário do estruturalismo, acreditava que a percepção de um estímulo é a menor unidade de estudo da consciência. A partir do estudo da percepção, os gestaltistas formularam princípios gerais relacionados com a organização da percepção humana.
A teoria da gestalt surgiu em oposição ao estruturalismo. Os gestaltistas rejeitavam a idéia de que a nossa consciência seja constituída por uma espécie de montagem de sensações separadas.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
GESTALT
De acordo com a gestalt, a menor unidade de estudo da consciência não é a sensação, mas sim a percepção. A percepção de um estímulo como um todo é maior do que a soma de todas as sensações que compõem esse estímulo. 
De acordo com a Gestalt, o comportamento pode ser explicado através de princípios gerais que regem a organização da percepção.
A Gestalt destacou-se pelas suas descobertas relacionadas com a organização da percepção. Dentre essas descobertas estão a busca pela melhor forma e equilíbrio dos estímulos do meio externo.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
BEHAVIORISMO
Watson rompeu com os funcionalistas, estruturalistas e gestaltistas pelo fato de acreditar que a introspecção não é um método adequado para o estudo científico da mente humana. Embora o estudo da consciência seja importante, ele deve ser realizado através do comportamento OBSERVÁVEL do sujeito.
Behavioristas utilizam o comportamento como único método para a investigação de processos psicológicos, descartando completamente a introspecção como método científico. Uma das principais características do behaviorismo foi o de impor uma crítica ao estudo da consciência. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
BEHAVIORISMO
Como o próprio nome indica (behavior significa comportamento), o principal objeto de estudo deste sistema é o comportamento. 
A despeito das criticas impostas pelo behaviorismo, a consciência ainda é hoje um importante processo mental estudado por outros sistemas psicológicos, como por exemplo, o cognitivismo. 
O Behaviorismo dedicou-se ao estudo de processos básicos relacionados com aprendizagem: associação (condicionamento clássico) e reforço (condicionamento operante).
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
BEHAVIORISMO RADICAL 
Behaviorismo radical é uma filosofia da ciência do comportamento. 
O critério de verdade para o Behaviorismo Radical não é o do consenso. 
O Behaviorismo Radical não nega o mundo privado do indivíduo tais como sentimentos. 
Skinner defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante. 
O behaviorismo radical também é conhecido como skinneriano, pois foi B. F. Skinner quem desenvolveu sua teoria, com base em seus estudos de laboratório.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
EXISTENCIALISMO
A Psicologia Existencialista é um método terapêutico desenvolvido por Jean Paul Sartre (1905-1980) e intelectuais que o sucederam como Laing, Cooper, Van Den Berg e Thomas Szazs.
O existencialismo, com o método fenomenológico, enfatiza como o indivíduo percebe e constrói sua própria realidade. 
O principal foco da fenomenologia é o sujeito. De acordo com essa metodologia, cada sujeito percebe o mundo de forma diferente. Dessa forma, o sujeito é subjetivo. 
O mundo externo é o objeto e todos têm acesso a ele.
 O homem é aquele que faz e é feito pela história, constituindo seu projeto e desejo de ser;o homem é um ser no mundo, um ser temporal e histórico.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
HUMANISMO
O movimento humanista teve forte influência das filosofias existenciais e da fenomenologia. 
Diferentemente da psicanálise e do behaviorismo que acreditam em uma determinação da personalidade humana, a escola humanista enfatiza a experiência do próprio sujeito na determinação do seu destino. 
Para os humanistas, todas as pessoas buscam seu desenvolvimento através da possibilidade de realizar todos os seus potenciais. 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
HUMANISMO
A grande contribuição desta nova escola pode ser vista na ênfase da experiência consciente, na crença na integralidade entre natureza e a conduta do ser humano, no livre-arbítrio, espontaneidade e poder de criação do indivíduo, e no estudo de tudo que tenha relevância para a condição humana.
Maslow foi um grande defensor da escola humanista na psicologia. Sua teoria mais popular diz respeito à natureza hierárquica das motivações humanas.
SISTEMAS PSICOLÓGICOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando