Buscar

Aula 1 de Filosofia 05 02 Thales Lopes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1
05/02/16
- Qual a grande diferença de Filosofia I para a Filosofia II? – Na verdade a filosofia II é uma continuação daquilo que estávamos conversando na Filosofia do Direito I. Mas o que muda se é uma continuação? A mudança é que agora a nossa conversa será mais direcionadas com correntes modernas e contemporâneas. 
- Vamos ver como é que a filosofia do Direito ele moldou determinadas concepções jurídicas que nós temos hoje. 
- Se lá na Filosofia do Direito voltada para a antiguidade era um pouco mais difícil fazer uma ralação ou perceber uma relação direita, esse trabalho será mais possível, por assim dizer. 
- O grande lance da Filosofia do Direito é a de nos possibilitar a percepção de determinadas elementos do fenômeno jurídico a partir dessas noções filosóficas modernas/contemporâneas. 
- Aquelas distinções apresentadas no texto do Kaufmann, quando ele divide a filosofia do Direto em: Ontologia, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Existência – Nos poderíamos dizer que a Filosofia do Direito I fica a relegada ao campo da ontologia e a partir da Filosofia do Direito II vamos olhar mais especificamente para as duas outras vertentes.
- Esse é o grande destino que vamos conversar juntos. 
- A Bibliografia é quase a mesma da Filosofia do Direito II.

Outros materiais