Buscar

Resumo das Ideias de Theodor Adorno em seu livro Educação para emancipação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA PEDAGOGIA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO PROF. ANDERSON MENEZES
ORLANE FERNANDES SILVA 
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. In: ______. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 55- 80.
Adorno e a educação após Auschwitz 
Os escritos de Adorno sobre a educação, se nos revelam com um imperativo interessante: “Que Auschwitz não se repita”! 
É amplamente sabido, que Auschwitz foi um dos maiores campos de concentração nazista que disseminaram o horror, a barbárie e a desumanização do homem pelo homem. Tal período tenebroso da história é base para conceituação dos alicerces pedagógicos de Adorno. O filósofo discute sua teoria pedagógica centrado na ideia de formação humana crítica, empática, reflexiva e com valores de cooperação, diálogo, respeito à diversidade e fomento a criação de laços afetivos e solidários, enfim um reiterado convite à humanização do homem. 
Se nos ativermos bem a seu diálogo pedagógico, perceberemos que sua proposta se opõe aos valores e ideologias difundidas na velha Alemanha nazista, que pregavam eugenia e apatia. No cerne de sua teoria, estar à preocupação com a infância, pois é dela que se retiram todos os homens, então incutir na criança desde cedo valores de sensibilidade, respeito ao próximo, atrelam para essência interior do homem, tarefa essa, que tem encontrado impedimentos para sua realização, pois diante do véu tecnológico que a educação vigente fomenta, o homem tem servido ao capitalismo e se tornado uma “coisa” dele. Assim, das relações e dinâmicas capitalistas tem emergido seres irracionais, imediatistas e egoístas. 
Refletindo acerca disso, a educação em Adorno, estar preocupada em não permitir que modelos sociais, estruturais e econômicos, como o capitalista, seja espaço propício a retomada de fatídicos episódios como os de Auschwitz. Para isso, o teórico acredita na educação como instrumento que possibilita a gestação de um novo ser humano, a partir de uma prática docente e escolar pautada na ideia de bem comum, harmonia social e afetividade.

Outros materiais