Buscar

Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento no Sistema Nervoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento no Sistema Nervoso
Acadêmicos: Hallana prates, carol prates, daniele, marina Soares, maycon, pamela prado
Fonte da imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=imgres&cd=&ved=0ahUKEwjPjeHVjsnLAhVCKh4KHdo1BoMQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fwww.esteticas.com.br%2Fimagens%2FEnvelhecimento.jpg&psig=AFQjCNFsIbbpbdYM65VsDycRbA31BaMe_g&ust=1458351991538313
Introdução
O processo do envelhecimento é caracterizado por uma diminuição das funções orgânicas que causam diversas modificações em todo o organismo, resultando em uma redução da capacidade funcional do individuo.
O Sistema nervoso central (SNC) é o mais afetado pelo processo do envelhecimento, pois é responsável por diversas funções, tais como sensações, movimentos, funções psíquicas e funções biológicas internas, que se alteradas interferem diretamente no funcionamento do SNC.
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-Gig5duHAf1w/VBnUutDivTI/AAAAAAAAAVU/fke0tt3j1Pc/s1600/casal%2B2.gif
Fisiologia do Envelhecimento
Com o envelhecimento, o sistema nervoso apresenta alterações com redução no número de neurônios, redução na velocidade de condução nervosa, redução da intensidade dos reflexos, restrição das respostas motoras, do poder de reações e da capacidade de coordenações (DE VITTA, 2000). 
Para Cançado e Horta (2002), o que preocupa no envelhecimento é o fato de o SNC não possui capacidade reparadora. Esses autores expressam que o SNC é definido como unidades morfofuncionais pós-mitóticas, sendo estas sem possibilidades reprodutoras, estando sujeito ao envelhecimento decorrente de fatores intrínsecos (genética, sexo, sistema circulatório e metabólico, radicais livres, etc.) e extrínsecos (ambiente, sedentarismo, tabagismo, drogas, radiações, etc.). Esses fatores continuam exercendo ações deletéria com o tempo. 
Alterações Fisiológicas
As alterações mais importantes do envelhecimento acontecem no cérebro. O cérebro diminui de volume e peso. 
A redução da massa encefálica está associada à perda neuronal, que não é uniforme em todas as áreas cerebrais.
Essa perda ocorre especialmente no córtex dos giros pré-centrais, que é a área motora voluntaria, giros temporais e também no córtex do cerebelo.
Número de neurônios - diminuído principalmente no córtex cerebral
Liberação de neurotransmissores – diminuídos nas sinapses nervosas
Condução nervosa (aferente e eferente) – diminuída 
Menor sensibilidade de receptores cutâneos, térmicos e tácteis 
Psiquismo
Atrofia 
Perda de memoria recente e raciocínio
Diminuição da eficácia da oxigenação e nutrição celular
Fonte da imagem: https://movidoacafeina.files.wordpress.com/2012/03/idoso1.jpg
"Envelhecer é a perda da capacidade de adaptação, frente a diminuição de reserva funcional."
Autor Desconhecido
Fonte da imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwjQprORkMnLAhVCdR4KHSWlBQwQjBwIBA&url=http%3A%2F%2Fartigosecronicas.files.wordpress.com%2F2010%2F05%2Fimagem-no-espelho.jpg&psig=AFQjCNGI5iCIoevUtK7RIn-y5pzpsFX6LQ&ust=1458352378224656
Referencias Bibliográficas
Cardos, A. S.; Japiassú, A. T.; Cardoso, L. S.; Levandoski, G. O processo de envelhecimento do sistema nervoso e possíveis influencias da atividade física: Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, 13 (3/4): 29-44, set./dez. 2007.
Fechine, B. R. A.; Trompieri, N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos: Inter Science Place – Revista Cientifica Internacional. Edição 20, volume 01, artigo nº 07, Janeiro/ Março 2012.
Meireles, A. E.; Pereira, L. M. S.; Oliveira, T. G.; Christofoletti, G.; Fonseca, A. L. Alterações neurológicas fisiológicas ao envelhecimento afetam o sistema mantenedor do equilíbrio. Ver Neurocienc 2010; 18(1):103-108.
Motta, L. B. Saúde da pessoa idosa: especialização. São Luís, 2013. 
Fonte da imagem: http://www.ale.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/PALESTRA-SOBRE-ENVELHECIMENTO-SAUDAVEL-633x381.jpg
Pereira, A.; Freitas, C.: Mendonça, C.: Marçal, Fernanda.{et. al} Envelhecimento, estresse e sociedade: uma visão psiconeuroendocrinologica. Ciências & Cognição 2004; Vol 01: 34-53.
Ribeiro, L. C. C.; Alves, P. B.; Meira, E. P. Percepção dos idosos sobre as alterações fisiológicas do envelhecimento: Cienc Cuid Saúde 2009 Abr/Jun; 8(2):220-227
http://www.idosofisioabdala.com/86101/86143.html
Fonte da imagem: http://www.ale.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/PALESTRA-SOBRE-ENVELHECIMENTO-SAUDAVEL-633x381.jpg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais