Buscar

ETAPA 4 - Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ETAPA 4- PASSO 1 (EQUIPE) ASSISTIR DOCUMENTÁRIOS INDICADO. 
ETAPA 4- PASSO 2- (EQUIPE) DISCUTIR SOBRE O DOCUMENTÁRIO ASSISTIDO. 
Como é viver hoje nas grandes metrópoles como são Paulo e outras cidades? No curtas de pajerama, o pequeno índio ver o espaço onde ele viver sendo invadido pela urbanização, O crescimento das grandes metrópoles que aumenta desordenadamente, invadindo assim o habitar indígena. 
Com esse aumento desordenado que traz a modernidade, também traz a correria do mundo capitalista. Há também uma grande ameaça desse mundo capitalista às culturas antigas que sempre viveram em harmonia com a natureza. 
Os seres humanos com todos seus conhecimentos tecnológicos têm trazido os benefícios, más também tem trazido os malefícios. 
Como já de praxe dizer que toda ação gera uma reação, podemos tirar uma conclusão que com crescimento e o avanço tecnológico traz muitos beneficio e comodidade, como os meios de comunicação, transporte, moradias modernas e outros. 
Más todo esses aparatos de confortos deixa um rastro devastador no meio ambiente. 
O pequeno índio pajerama ver o seu habitar natural sendo devastado com o crescimento urbano. 
ETAPA 4- PASSO 3 (EQUIPE) RELATÓRIO PARCIAL. 
No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia. 
Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. 
Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável. 
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível. 
O desmatamento comercial, realizado através de máquinas pesada que para além de destruir a flora provoca a compactação do solo. 
Depois vem agricultura intensiva, nos terrenos desflorestados não é compensadora, pois no período de seis a setes anos os solos encontram-se inférteis; daí vem o desgaste do solo; levando assim à destruição do habitat natural dos indígenas, dos animais. 
No inicio do curtas pajerama, o pequeno índio está com seu arco de flecha apontando para um animal, conhecido como cutia. 
Com ás explorações dos recursos naturais, como de minas, de pedreiras e de petróleo além de destruírem a áreas onde estão instaladas, vem a contaminação, os solos e a água com produtos tóxicos. 
Más não fica somente por ai, porque vem as grandes construções como, as hidroelétricas, as termoelétrica, para geração de energias, os túneis e estradas. 
O meio ambiente sofre um grande impacto com a exploração de madeiras e muitas vezes os deslocamentos indígena e da população rural. 
RETÓRIO FINAL 
Tiramos a conclusão que o filme a classe operária, mostra que o grande empresário nunca esteve preocupados o os direito sociais de cada trabalhador. 
A mão de obra sempre foi desvalorizada, onde o empregador sempre visou o lucro exorbitante. 
O empregado muitas vezes pressionado, e cobrado pelo seu subordinado trabalhou exaustivamente produzindo acima da sua capacidade por longo período, levando assim a exaustão. Com isso o trabalhado fica vulnerável ao acidente. 
O trabalhador após muitas horas de trabalhos escravos passa de uns estados para outros estados, onde fica impaciente e nervoso diante de sua família. 
Ele deixa de ter uma vida ativa, com sua esposa sendo cobrado freqüentemente, pela esposa e pelos filhos. 
O filme mostra que esse papel do trabalho escravo vem sendo mudado, depois que algumas categorias sindicais ter nascido durante esse período. 
Redução da biodiversidade. A biodiversidade é responsável pela variedade de genes existentes no mundo; estes são necessários para produção de medicamentos, alimentos e outros produtos (recursos biológicos). 
Desaparecimento de culturas. Como já visto pela curtas de pajerama. Ao entrarem em contacto com outros povos perdem hábitos importantes que os têm acompanhado desde sempre. 
 Infertilidade do solo. Com a desflorestação os solos ficam desprotegidos do vento e das chuvas (erosão do solo) o que provoca o arrastamento de minerais para outros locais. 
 Diminuição de oxigênio aumenta de dióxido de carbono. Na fotossíntese as árvores consomem CO2 e produzem O2; logo se as cortarmos estaremos a aumentar os níveis de dióxido de carbono (vai contribuir para o efeito de estufa) e a diminuir o oxigênio de que tanto necessitamos para viver. 
O aumento de CO2 é também provocado pela queima dos combustíveis fósseis. Os incêndios são muitas vezes usados como meio de desflorestação, o que aumenta ainda mais os níveis de dióxido de carbono. 
Interagindo com outros tópicos relacionados nesta ATPs. A dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual garante ao capital a posse da técnica e da ciência; ao diferenciar aqueles que planejam e mandam (os que "sabem") daqueles que apenas cumprem ordens e executam (os que "não sabem"), a divisão do trabalho contribui para a reprodução da estrutura de classes da sociedade. Como uma das formas de assegurar os interesses da burguesia, a escola capitalista veicula a pseudo-neutralidade da ciência e da técnica. Ao ocultar - exploração, mais valia interesses de classe e contradições sociais - o capitalismo exalta apenas o caráter positivo do trabalho, apresentando a divisão das tarefas como algo natural, que tem por princípio a ajuda mútua, a cooperação entre os homens, visando o desenvolvimento e o progresso da nação. Tendo como referência esta concepção de trabalho e educação e que a política de formação de mão-de-obra tem se reproduzido ao longo da história da educação brasileira. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 
ORG, http://portacurtas.org.br/filme/?name=pajerama

Outros materiais