Buscar

TODAS AS MATERIAS 7 PERIODO

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA
	Ler o mundo é entender a realidade, é decifrar seus códigos, é traduzir, através dos conceitos, o mundo vivido. A realidade social é o conteúdo da Geografia e da História. A partir desse princípio cabe a escola:
		
	 
	possibilitar uma leitura crítica da realidade, levando a criança a compreender a sociedade em que está inserida;
	Yves Lacoste afirma: É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER¿. Trabalhar a Geografia nessa linha de pensamento exige que o professor :
		
	
	
	
	
	
	
	 
	coloque a criança para refletir o seu cotidiano;
	Uma professora da rede pública municipal, levou às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
		
	Para saber sobre suas origens e traçar os caminhos a serem percorridos durante a vida a humanidade constrói inúmeras perguntas. Para conseguir essas respostas homens e mulheres recorrem aos dados das Ciências Sociais pois elas estudam a sociedade e a sua organização, no espaço e no tempo. São matérias que fazem parte das Ciências Sociais:
		
	
	
	 
	Geografia, História, Sociologia, Antropologia Social;
	Leia o trecho da letra da música Partido Alto de Chico Buarque: "Deus é um cara gozador/ Adora brincadeira/ Pois para me jogar no mundo/ Tinha o mundo inteiro/ Mas achou muito engraçado/ Me botar cabreiro/ Na barriga da miséria/ Eu nasci brasileiro". Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
		
	
	
	
	
	 
	com grandes dificuldades econômicas;
	A professora ao estudar os grupos sociais da escola apresentou a turma o organograma do colégio. Nele, através de um esquema feito com setas estão todas as pessoas que convivem dentro daquele espaço. Ao analisá-lo fez as seguintes perguntas: quem se relaciona mais diretamente com os alunos, a diretora ou os professores? Com quem, depois de bater o ponto o servente da escola deve se dirigir para saber o que fazer? Nessa atividade sobre o GRUPO SOCIAL ESCOLA ela está estudando, com as crianças, EXCETO:
		
	
	
	 
	O local de moradia dos funcionários
	A percepção pela criança que o seu corpo tem dois lados e que eles se relacionam de forma diferenciada com o espaço, chama-se:
		
	 
	Lateralidade
	O Elefantinho Onde vais, elefantinho Correndo pelo caminho Assim tão desconsolado? Andas perdido, bichinho Espetaste o pé no espinho Que sentes, pobre coitado? Estou com um medo danado Encontrei um passarinho! Vinícius de Moraes Esse poema infantil do Vinícius de Moraes, usado nas turmas do Ensino Fundamental I, possui referências que ajudam o professor na construção do conceito de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Espaço
	Sobre o Tempo, Cronologia e Trabalho no campo da História, assinale a única alternativa incorreta.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Sendo o tempo histórico uma categoria fundamental de articulação da História, deve-se restringir aos aspectos cronológicos.
	
	
	Quando a criança ouve uma história e depois relata o que aconteceu acompanhando a sequência do que foi relatado, está fazendo uma atividade de:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	ordenação.
		
		1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Positivismo e marxismo;
		
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Uma das características dessa doutrina é a:
		
	
	
	
	
	 
	redução dos fenômenos a um conteúdo físico;
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
		
	
	
	 
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	2- Leia o trecho da letra da música Partido Alto, de Chico Buarque:
 Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
		
	
	
	
	
	 
	C- com grandes dificuldades econômicas;
	O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas. Sobre as características dos grupos sociais podemos afirmar que, exceto:
		
	
	
	 
	têm sempre uma longa duração social, variando pouco o tempo de existência.
	Sobre as relações Projetivas (em cima, embaixo, na frente, atrás, direita, esquerda, norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, sudoeste, noroeste) podemos afirmar que são:
		
	
	
	
	
	 
	aquelas que variam conforme o ponto de referência do observador:
	
	
	
	
	Leia parte da entrevista com Richard Panchyk sobre a iniciação, à interpretação e confecção de mapas: P: O que as crianças aprendem com os mapas? R: Eles podem aprender não só sobre a geografia física da Terra, mas eles podem aprender sobre política, eles podem aprender sobre a cultura, eles podem aprender sobre a população e as doenças e todos os tipos de coisas. Quase tudo pode ser expresso em um mapa, para que as crianças possam aprender muito, só de olhar, decifrar e ler a legenda e à procura de pistas. É isso que faz dos mapas serem assim divertidos. As possibilidades do que pode ser aprendido são infinitas. Em função da resposta do autor, podemos considerar o mapa como:
		
	
	
	
	
	 
	Um texto que deve ser lido e interpretado.
	
	
	
	
	
	
	Sobre o tempo histórico, é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	 
	participamos do tempo sócio-histórico, que apresenta dimensão abstrata e não-visível, distinto do tempo geopolítico, que é um campo de estudos no qual somos inseridos.
	 
Nesse  exemplo  constatamos que, segundo Piaget,  o Eric está em relação a construção do conceito de  tempo,  no estágio:
		
	
	
	
	
	 
	intuitivo ou pré operacional ,no qual  as intuições temporais estão ligadas ao egocentrismo.
	
	
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Uma das características dessa doutrina é a:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	redução dos fenômenos a um conteúdo físico;
		
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentoresdo poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	
	
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	
	
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	Leia o trecho da letra da música Partido Alto de Chico Buarque: "Deus é um cara gozador/ Adora brincadeira/ Pois para me jogar no mundo/ Tinha o mundo inteiro/ Mas achou muito engraçado/ Me botar cabreiro/ Na barriga da miséria/ Eu nasci brasileiro". Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
		
	
	
	
	
	 
	com grandes dificuldades econômicas;
	Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhor se adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
		
	
	
	
	
	 
	a situação econômica e social da população;
	A percepção pela criança que o seu corpo tem dois lados e que eles se relacionam de forma diferenciada com o espaço, chama-se:
		
	 
	Lateralidade
	As relações espaciais são formas de contato e posicionamento da criança com o espaço. Elas foram divididas em três tipos: topológicas, projetivas e euclidianas. Sobre essas relações podemos afirmar que as :
		
	 
	  topológicas são aquelas usadas para localizar pessoas e objetos, em qualquer tipo de espaço (independente da forma) e sem considerar as distâncias.
	12/04/1961-Um homem de 27 anos, pai de dois filhos, viveu uma hora e 48 minutos , no espaço. Seu nome é Yuri Gagarin, um mecânico metalúrgico, lançado ao espaço pela nave soviética VosTok. Nesse mesmo ano, em 18/08, Berlim, foi dividida por um muro surgindo o lado Berlim ocidental e o lado Berlim oriental. Esses dois fatos, em relação a data que foram apresentados, podem ser considerados como:
		
	 
	simultâneos, nos anos 60, do século XX;
	Ao chegar na escola, a criança traz um conceito espontâneo de tempo ligado à sua própria vida e às suas vivências e experiências. Nesse estágio (sensório-motor), a noção temporal corresponde:
		
	 
	Unicamente à experiência da duração de um reflexo, como mamar, chorar, engatinhar, etc.
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
ECONOMIA
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade ........ ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. De acordo com o trecho citado acima,o capitalismo surge do esfacelamento de que modo de produção:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	feudal
	
	
	
	
	
	
	 
Marque a opção, que se refere a teoria da economia que acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças à força do mercado.
		
	
	
	
	
	 
	Keynesianismo
	A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
	Nos anos 70-80, a mundialização do capital e o novo padrão de acumulação flexível implicou na reestruturação do processo produtivo e, também, na alteração das relações sociais gerais e nas relações de poder, com a implementação de reformas estruturais necessárias para levar as economias mundiais ao ajuste e às exigências do capital globalizado. Esse processo de atrelamento passivo das economias dos países periféricos às diretrizes impostas pelos pólos centrais do capitalismo mundial põe em destaque:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a intervenção direta das agências financiadoras internacionais (FMI e Banco Mundial)
	
	
	Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Mais-Valia Relativa.
	Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. Por isso, em relação ao valor, é possível afirmar que o ar tem:
		
	
	
	
	
	 
	um valor de uso, mas não de troca
	
	
	
	
	
	Leia o fragmento sobre o modo de produção e responda:  o que desta questão relata a passagem de um modo de produção para outro?
Marque a opção que descreve esta passagem, respectivamente:
	
	
	
	 
	Feudal para o capitalista
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ao longo da Idade Moderna, dois são os acontecimentos determinantes para a consolidação das práticas capitalistas. Ambos os eventos são influenciados pelas idéias iluministas e foram fundamentais para a consolidação das bases econômicas e sociais do capitalismo. São eles:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Revolução Industrial e Revolução Francesa
	¿A população, quando não controlada, aumenta numa razão geométrica. A produção de alimentos aumenta apenas em proporção aritmética. Isso significa um controle forte e constante sobre a população, provocado pela dificuldade de subsistência¿. Quais dos autores abaixo tiveram como interesse o assunto relacionando população versus produção de alimentos (ou capacidade de subsistência)?
		
	 
	Thomas Malthus
	
	
	
	
	
	
	
	
	A constituição de um Estado de Bem Estar Social no Brasil é datada de 1930. Este período se caracteriza pela consolidação de uma economia industrial pautada no desenvolvimentismoem que predominava o ideal de uma sociedade harmônica, em que a luta de classe era vista como prejudicial ao bem comum. As políticas sociais se constroem em um período de autoritarismo que busca:
		
	 
	aumentar o papel do Estado na regulação da economia e conter os movimentos dos trabalhadores
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
		
	
	
	 
	da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
	Para os neoliberais a solução para a crise do Estado de Bem-estar Social envolvia medidas econômicas, tais como:
		
	 
	Contenção dos gastos públicos com políticas sociais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
		
	 
	Mais-Valia Relativa.
	O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista
		
	
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	 
	consciência
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	Ao longo da Idade Moderna, dois são os acontecimentos determinantes para a consolidação das práticas capitalistas. Ambos os eventos são influenciados pelas idéias iluministas e foram fundamentais para a consolidação das bases econômicas e sociais do capitalismo. São eles:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Revolução Industrial e Revolução Francesa
	¿A população, quando não controlada, aumenta numa razão geométrica. A produção de alimentos aumenta apenas em proporção aritmética. Isso significa um controle forte e constante sobre a população, provocado pela dificuldade de subsistência¿. Quais dos autores abaixo tiveram como interesse o assunto relacionando população versus produção de alimentos (ou capacidade de subsistência)?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Thomas Malthus
	
	
	Para Keynes, há somente uma saída para a estagnação da economia e da crise, a intervenção estatal. Um bom exemplo de intervenção estatal foi o New Deal, uma conjunto de políticas implantado pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, buscando a recuperação da economia americana devido a crise de 1929. Assinale a opção que envolve as medidas adotadas.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas e a criação de um seguro-desemprego.
	O que é capitalismo monopolista?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O período logo após a II Guerra Mundial foi marcado pela industrialização, pelo crescimento urbano e pela ampliação da tecnologia. De 1945 a 1973, com a atuação do Estado de Bem Estar Social, assiste-se a um período de relativa estabilidade, uma vez que os níveis de produtividade e consumo se tornam compatíveis. Esse período foi denominado de
		
	
	
	
	
	 
	anos dourados
	Para Marx, o capitalismo tem como característica a mercantilização da força de trabalho, ou seja, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Para melhor entendimento, Marx definiu mercadoria como um objeto externo que satisfaz as necessidades humanas de qualquer natureza. Nesse sentido, ele dizia que a riqueza no capitalismo é a "imensa acumulação" de mercadorias, pela exploração da força de trabalho. Neste sentido, Marx acreditava que o trabalhador:
		
	 
	produz um valor muito superior ao que recebe de salário, e que essa diferença, a mais valia, é a origem da acumulação de capital.
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	No capitalismo, com a divisão social e técnica do trabalho, o trabalhador não tem mais o conhecimento do processo produtivo do seu trabalho. Não consegue mais reconhecer o seu trabalho no produto final. Além disso, o trabalhador não tem condições de se apropriar do objeto que é fruto do seu trabalho. Esse processo que retirou do trabalhador o fruto e o reconhecimento do seu trabalho é chamado por Marx de:
		
	
	
	 
	Alienação
	
	
	
	
	
	
INFORMATICA
	Tomemos a afirmação de Maria Dias:  "A natureza inteligente do homem permite-lhe transformar pela téchne a realidade natural em uma realidade artificial com a finalidade de sua subsistência e proteção", no caso de uma sala de aula de EJA. Lá, a docente se vê obrigada, mesmo sem recursos oferecidos pela escola, a fazer da melhor maneira possível seu trabalho, aproveitando os livros usados dos filhos daqueles alunos. Neste caso, a relação que encontramos entre sua prática e tecnologia (ao buscarmos a origem grega do termo) é, principalmente:
		
	
	
	
	
	 
	Pelo fato de que a docente utiliza sua capacidade de criação (criatividade) aproveitando o que possui na realidade que está.
	
	
	
	
	
	Construcionismo é uma teoria criada por Seymour Papert, idealizador da Linguagem Logo. Nessa perspectiva, adotam-se algumas práticas pedagógicas na busca da criação de um ambiente de aprendizagem em que o professor possa:
		
	
	
	
	
	 
	Promover a troca e as experiências grupais e incentivar auto-aprendizagem.
	A _____________________ é um recurso utilizado pelo sistema operacional para o armazenamento de pequenas quantidades de dados para transferência entre documentos ou aplicativos, através das operações de "Copiar e Colar".
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Área de Transferência
	No decorrer das nossas aulas apresentamos uma visão geral do que é um Sistema Operacional, onde verificamos que há um tempo surgiu um programa chamado Windows, podemos afirmar que:
		
	
	
	 
	Este programa é uma interface gráfica bem mais fácil de ser utilizada pelo usuário comum
	O Word, editor de texto que faz parte do Pacote Office da Microsoft, permite armazenar textos de modo eletrônico, como arquivos em seu computador. Ele possui várias funcionalidades por meio de uma interface, como:
		
	 
	Permite ao usuário editar o texto, adicionar informações, formatar o texto adicionando efeitos visuais, inserir figuras e tabelas, criar malas-diretas, entre outras funcionalidades.
	
	
	
	
	
	
	
	
	A caixa de textodo Microsoft Word é considerada um item importante na elaboração e criação de um trabalho.Assinale a sua principal função:
		
	 
	Quando existe a necessidade de se colocar uma figura ou um texto com a possibilidade de futuramente movê-lo (a) é bom colocá-lo (a) em uma caixa de texto.
	O Paint destina-se a criar desenhos. A parte central da tela deste programa é a área de desenho, onde basta arrastar o mouse sobre ela para desenhar. As suas ferramentas são:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Selecionador de formas irregulares - Apagador - Balde de tinta -Selecionador de cor- Zoom - Lápis Pincel ( brush) -Spray Texto- Formas
	O uso de Softwares Gráficos é um bom recurso educacional pois, trata de uma linguagem que nossos alunos têm acesso nos seus primeiros anos de vida. Ao elaborar uma atividade com esse tipo de software, para que tenhamos um bom retorno pedagógico, é CORRETO afirmar que: I- O planejamento deve ser elaborado levando em consideração o "protagonismo" dos alunos; II- O recurso Digital usado será sempre mais importante que a proposta pedagógica; III- Ao usar esse tipo de recurso não poderemos elaborar atividades nas quais o aprendizado seja baseado na autoria.
		
	
	
	 
	Somente a afirmação I está correta
	Porque inserimos objetos no PowerPoint, como por exemplo, caixa de texto?
		
	 
	O PowerPoint é um programa de construção de apresentação com objetos, cada um com sua função: texto, imagem, formas gráficas.
	As imagens inseridas podem superpor os demais objetos já inseridos anteriormente nos slides, no programa Powerpoint?
		
	
	
	 
	As imagens podem ser inseridas de acordo com a diagramação do slide, layout.
	
	
	
	
	
	
		
	O papel da tecnologia na educação pode ser extremamente importante, porque possibilita novas formas de interpretar e representar o conhecimento. Para que a tecnologia seja corretamente incorporada ao processo ensino aprendizagem, qual das opções abaixo está correta?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Não é necessário que o professor conheça profundamente as especificidades de cada um dos recursos, para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.
		
	As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
	A evolução do Sistema Operacional Windows reflete o avanço da tecnologia e o desenvolvimento dos usuários com o próprio sistema, isto porque:
		
	 
	Possui diferentes programas que possibilitam uma interface com o usuário
	O Sistema Operacional é um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre o computador e o usuário. Assinale os aplicativos que pertencem a este Sistema.
		
	
	
	 
	Calculadora, Word Pad, Bloco de Notas
	A caixa de texto do Microsoft Word é considerada um item importante na elaboração e criação de um trabalho.Assinale a sua principal função:
	
	
	
	 
	Quando existe a necessidade de se colocar uma figura ou um texto com a possibilidade de futuramente movê-lo (a) é bom colocá-lo (a) em uma caixa de texto.
	Quais editores de texto encontram-se no programa Office?
		
	
	
	
	
	 
	Word e Wordpad
	O Paint destina-se a criar desenhos. A parte central da tela deste programa é a área de desenho, onde basta arrastar o mouse sobre ela para desenhar. As suas ferramentas são:
		
	
	
	
	
	 
	Selecionador de formas irregulares - Apagador - Balde de tinta -Selecionador de cor- Zoom - Lápis Pincel ( brush) -Spray Texto- Formas
	Sabendo que os aplicativos são programas que possuem a finalidade de auxiliar o usuário, marque a opção do aplicativo utilizado para que o aluno desenvolva a seguinte atividade: tendo o tema sustentabilidade, faça um desenho e o aplique como papel de parede.
		
	 
	editor de imagens
	Podemos considerar o programa de Apresentação Powerpoint como:
		
	
	
	
	
	 
	Um software gráfico e como tal tem como principal finalidade auxiliar o usuário na montagem de uma apresentação e geração de slides.
	Porque inserimos objetos no PowerPoint, como por exemplo, caixa de texto?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O PowerPoint é um programa de construção de apresentação com objetos, cada um com sua função: texto, imagem, formas gráficas.
	
	
	Muitas vezes a Televisão é denunciada como vilã no processo educacional. Algumas escolas a utilizam apenas recurso para vídeos/filmes; sua programação parece que foi "ou deve ser" banida das reflexões escolares.Porém, como um meio de comunicação, a TV deve ser resgatada pela escola, fundamentalmente porque:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	A educação escolar precisa aprender e incorporar novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e possível manipulação... (Moran, Masetto, Behrens).
	As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
	
	
	
	 
	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
	Programa que auxilia o usuário para confeccionar trabalhos, jornais, capas de revistas etc. É uma ótima ferramenta de produção, que poderá ser utilizada para fazer trabalhos de qualquer disciplina. Podemos afirmar assim que __________________________, juntamente como outros programas contribui para correção ortográfica e gramatical, ou de editoração eletrônica, facilitam a criação e o refinamento de textos pelos alunos. Preenche o espaço embranco, assinalando a opção correta abaixo.
		
	 
	o editor de texto
	O Word, editor de texto que faz parte do Pacote Office da Microsoft, permite armazenar textos de modo eletrônico, como arquivos em seu computador. Ele possui várias funcionalidades por meio de uma interface, como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Permite ao usuário editar o texto, adicionar informações, formatar o texto adicionando efeitos visuais, inserir figuras e tabelas, criar malas-diretas, entre outras funcionalidades.
	O Paint é um aplicativo que possui diferentes recursos. Assinale abaixo a alternativa que mais caracteriza este programa.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	É uma importante ferramenta para desenhar, colorir, editar imagens e adicionar textos.
	Sabendo que os aplicativos são programas que possuem a finalidade de auxiliar o usuário, marque a opção do aplicativo utilizado para que o aluno desenvolva a seguinte atividade: tendo o tema sustentabilidade, faça um desenho e o aplique como papel de parede.
		
	
	
	
	
	 
	editor de imagens
	Para que o aluno e professor elaborem ótimas apresentações no POWER PONT devem ter como preocupação:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O contraste entre oplano de fundo claro e os textos escritos em fontes mais escuras, chama a atenção para o conteúdo dos slides
	Quando o educador trabalha utilizando o programa powerpoint para promover a aprendizagem do aluno, o mesmo deve levar em consideração:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O planejamento e o conteúdo programático de sua aula.
	
	
	
	
PLANEJAMENTO
	Segundo Duarte (1996) a prática pedagógica precisa ser intencionalmente dirigida pelo educador desde o início do processo educativo. Desta forma podemos afirmar que:
		
	
	
	 
	A intencionalidade pedagógica expressa os fins da educação escolar.
	Planejar no dicionário significa projetar, traçar, fazer plano, tencionar. Então, com base nesses significados podemos afirmar, marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Planejar é uma atividade comum e corriqueira, pois vivemos planejando.
	Muitos educadores têm desenvolvido suas reflexões apontando as fragilidades da instituição escolar, seu fracasso, mesmo para dar conta dos desafios do mundo contemporâneo, chegando até a decretar o seu fim. Gandin (2001) afirma que o processo educacional é reflexo da hierarquia de valores presentes na sociedade. Desta forma caracteriza as pessoas que trabalham em educação entre:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Os que não se dão conta da incoerência das ações na escola, os que se dão conta e não mudam por comodismo e os que se dão conta e trabalham para a transformação.
	Qual modelo de planejamento propõe uma estrutura horizontal em que as informações transitem democraticamente entre os sujeitos envolvidos no processo?
		
	
	
	
	
	 
	Planejamento Participativo
	 (ENADE 2003) - Uma gestão educacional de base democrática, participativa e com qualidade social pode ser caracterizada como aquela que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	busca eficácia na gestão dos meios, incentiva o planejamento e prestigia o controle de resultados.
		
	O Projeto Político Pedagógico da escola pode ser elaborado com base em diversos roteiros e metodologias. No livro "A prática do planejamento participativo", Danilo Gandin, detalha o roteiro que vem usando nas escolas onde atuou como consultor. Aponta como as etapas necessárias ao projeto as seguintes:
		
	 
	elaborar o marco referencial, o diagnóstico e a programação que será desenvolvida;
	 (ENADE 2003) O diretor de uma escola contratou um consultor, especialista na redação de regimentos e projetos pedagógicos, para a elaboração do projeto de sua escola. Esta prática não condiz com a LDB 9.394/96 porque:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a iniciativa contradiz a gestão democrática, a autonomia institucional, a participação dos profissionais da escola e dos membros da comunidade. 
	Afirmar que o planejamento escolar, muitas vezes, cumpre apenas um papel burocrático significa dizer que, nesse caso, tal processo estaria priorizando sua dimensão:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Administrativa;
	Com frequência se percebe que o ato de planejar na escola é realizado de forma mecânica, cumprindo prazos e rituais formais, vazios de sentido. É muito comum o professor considerar tudo isso como mais uma burocracia. (VASCONCELLOS, 2000). Podemos afirmar que o descrédito presente entre os professores, sobre a ação de planejar, se deve em parte ao (a):
		
	
	
	
	
	 
	Herança do tecnicismo educacional, onde o planejamento aparecia como solução para a falta de produtividade da educação escolar e a promessa não se efetivou.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O planejamento na escola, em seus diferentes níveis de abrangência, pode contribuir não só para ajudar a enfrentar os desafios decorrentes da necessidade atual de reinvenção da escola, como também a lidar com aqueles desafios apresentados pela própria complexidade do cotidiano escolar. O planejamento além de ser um procedimento que visa à organização das atividades ou das ações educativo-pedagógicas, ele precisa ser compreendido como possibilidade de explicitação e de resgate da intencionalidade dessas atividades e ações ajudando a evitar o fracasso escolar. O planejamento dos conteúdos possui inúmeros objetivos, EXCETO:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	conter elementos somente da espontaneidade do educando para fundamentar seu desenvolvimento afetivo e intuitivo.
	Cada escola tem o seu processo de desenvolvimento no que diz respeito à participação da comunidade. Muitas delas, seguem uma orientação de conduzir seu planejamento de forma participativa a fim de congregar todos os participantes do processo de planejamento, tomada de decisão e execução nas instituições escolares. Das alternativas abaixo, marque a única que NÃO representa uma vantagem de fazer um planejamento participativo na gestão escolar.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O que se privilegia é o plano escrito e não o processo que é desenvolvido.
		
	Desenvolve-se num nível macro das relações políticas de um país e geralmente fica a cargo de especialistas da educação e autoridades educacionais no Ministério da Educação, bem como, dos conselhos de Educação e dos órgãos específicos relacionados a cada segmento de ensino. 
Este fragmento está se referindo ao:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Planejamento Educacional
	 (ENADE 2003) Insatisfeito com a condução do projeto pedagógico de uma escola, um grupo de pais de alunos pleiteou mais espaço para discussões acerca das práticas adotadas, sem, no entanto, encontrar receptividade por parte da direção. Considerando-se um modelo de gestão democrática, a atitude da direção foi:
		
	 
	inadequada, pois não corresponde às práticas de coresponsabilização e de articulação escola/comunidade.
	Como instrumento de apoio à gestão escolar, o Projeto Político Pedagógico é importante porque apresenta como possibilidade uma visão do trabalho escolar:
		
	 
	a longo prazo no que ser refere a duração dos períodos letivos.
	O Projeto Político Pedagógico da escola pode ser elaborado com base em diversos roteiros e metodologias. No livro "A prática do planejamento participativo", Danilo Gandin, detalha o roteiro que vem usando nas escolas onde atuou como consultor. Aponta como as etapas necessárias ao projeto as seguintes:
		
	 
	elaborar o marco referencial, o diagnóstico e a programação que será desenvolvida;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Para Vasconcellos (2000), o planejamento da escola é composto por três partes que se que articulam, a segunda delas é o Diagnóstico. Aponte quais as questões que cabem indagar quando em sua construção:
		
	
	
	
	
	 
	O que nos falta para ser o que desejamos? Ou o que temos e o que nos falta para alcançar os nossos ideais?
	
	
	
	
	Segundo Duarte (1996) a prática pedagógica precisa ser intencionalmente dirigida pelo educador desde o início do processo educativo. Desta forma podemos afirmar que:
		
	 
	A intencionalidade pedagógica expressa os fins da educação escolar.
	Muitas vezes no cotidiano das escolas, no início do período letivo, os professores e professoras se reúnem para preencher formulários e roteiros com objetivos,conteúdos etc. e se ajustando aos procedimentos formais. Quando isso ocorre, alguns professores comentam que é um modo burocrático de planejamento. A única opção que NEGA a postura de planejamento como ação meramente burocrática é aquela que os docentes:
		
	
	
	 
	analisam coletivamente os objetivos e os recursos disponíveis para definir uma base orientadora da ação.
	Ao traçar um planejamento, o diagnóstico deve abordar:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Comparação entre a realidade e o ideal. Juízo sobre uma prática/realidade, àluz de um referencial.
		
	Sobre a importância de um Planejamento podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	o planejamento é um processo de tomada de decisão sobre o fazer pedagógico.
	Qual modelo de planejamento valoriza a coletividade, os diferentes sujeitos políticos envolvidos, a realidade concreta e as relações de poder existente?
		
	
	
	 
	Planejamento Participativo
	Qual modelo de planejamento parte do pressuposto da corresponsabilidade na tomada e na execução das decisões?
		
	
	
	 
	Planejamento Participativo
	 (ENADE 2005) Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola ou da prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização de poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que a escola tenha o projeto político-padagógico pretendido?
		
	
	
	
	
	 
	Diagnóstico permanente da realidade escolar com registro dos dados e das discussões.
	Para uma gestão que seja capaz de transformar a realidade política, social e cultural de seus alunos, onde todas as pessoas sejam igualmente sujeitos de direitos, respeitadas e valorizadas em suas diferenças, o diretor escolar precisa ter incorporado algumas funções, sejam elas:
	
	
	
	 
	Ser um educador, ter desenvolvidas suas competências técnicas, políticas e sociais e ser capaz de dividir o poder de decisão com professores, funcionários, pais e alunos
	De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, a escola ao realizar o seu planejamento deve observar os seguintes princípios:
		
	 
	Considerar no Projeto Pedagógico da escola a participação de todos os profissionais da educação que atuem na escola, e de representantes da comunidade onde ela se insere, com base no princípio da gestão democrática.
	Quais etapas organizadas são necessárias à construção do planejamento escolar?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Elaboração, execução e avaliação
		
	
SUPERVISÃO
	Segundo Batista (2001), a Supervisão/Orientação Pedagógica se configura como uma prática social caracterizada pela mediação técnico pedagógica. Desta forma podemos dizer que é específico do fazer da Supervisão e Orientação Pedagógica:
		
	 
	Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino;
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
		
	 
	Visão tecnoburocrática do ensino
	A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como elemento de articulação do dinamismo do projeto político-pedagógico da escola e parte integrante do coletivo dos professores. Em sua origem, a supervisão esteve identificada com:
		
	
	
	 
	a fiscalização e a padronização das rotinas escolares às normas oficiais, e à organização e planejamento do trabalho do professor.
	No Brasil percebe-se a presença da ideia de supervisão desde o período dos jesuítas na educação brasileira. Essas funções foram reguladas por trinta regras, dentre elas existe uma que poderia ser usada ainda hoje. Assinale a regra correta:
		
	
	
	
	
	 
	Faz parte da função do supervisor, ouvir e observar os professores e, de vez em quando, assistir suas aulas.
	De acordo com a finalidade da prática pedagógica do Supervisor Escolar, uma ação educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a que interesse serve e a quem pretende servir. Portanto, NÃO é correto afirmar que compete ao Supervisor Escolar:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa.
	A Supervisão Pedagógica no Brasil, historicamente, tem sido desenvolvida em contextos de compromissos e responsabilidades, mas também de equívocos. Essa afirmativa envolve a seguinte observação:
		
	
	
	
	
	 
	Que nem sempre cumpriu o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana, trabalhando muitas vezes, para a manutenção das políticas ideológicas do Estado.
	O processo de formação do Supervisor Pedagógico se constitui, segundo Bruno e Almeida (2008) de três contextos relevantes para a necessária mudança:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Vida pessoal, formação inicial e atuação profissional.
	Segundo Bruno e Almeida (2008) existem alguns princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, sendo eles:
		
	 
	Empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade.
	Assinale a alternativa INCORRETA quanto a função do supervisor escolar no contexto atual:
		
	
	
	 
	Supervisiona e responde por todas as atividades administrativas e pedagógicas da escola
	A função da supervisão é a coordenação das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo, de modo interdisciplinar. Dentre os elementos que não fazem parte da prática da supervisão escolar está:
		
	 
	Hierarquia
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	Segundo Batista (2001), a Supervisão/Orientação Pedagógica se configura como uma prática social caracterizada pela mediação técnico pedagógica. Desta forma podemos dizer que é específico do fazer da Supervisão e Orientação Pedagógica:
		
	
	
	
	
	 
	Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino;
	Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Visão tecnoburocrática do ensino
	Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
		
	Com as reformas que acontecem nos Estados, na década de 1920, também ocorre uma mudança que altera a função da supervisão. Essa mudança pode ser observada na afirmativa:
		
	
	
	
	
	 
	O surgimento da figura do supervisor distinta do diretor e também do inspetor.
	De acordo com a finalidade da prática pedagógica do Supervisor Escolar, uma ação educativa só poderá ser avaliada a partir da reflexão sobre a que interesse serve e a quem pretende servir. Portanto, NÃO é correto afirmar que compete ao Supervisor Escolar:
		
	
	
	
	
	 
	determinar o como fazer a partir de suas atribuições específicas alheio à natureza da prática educativa.
	O conceito de Supervisão como ¿olhar sobre¿ teve sua origem na administração e passou para a educação com a função de controle do processo educacional. Com relação a esse controle exercido pelo Supervisor, podemos afirmar:Que o controle era exercido visando a qualidade do processo educacional, porém, dentro de uma concepção muito específica de educação, que orientava a visão do Estado com relação à educação.
		
	Para Tardif (2000), novos saberes são ressignificados pelas experiências acumuladas pelos docentes em suas trajetórias educativas devendo ser ressaltado que seus valores sociais, culturais e epistemológicos relacionam-se diretamente à sua capacidade permanente de renovação. Já Christov (2008), define os saberes fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica em:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais.
	Segundo Bruno e Almeida (2008) existem alguns princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, sendo eles:
	
	
	
	 
	Empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade.
	A função da supervisão é a coordenação das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo, de modo interdisciplinar. Dentre os elementos que não fazem parte da prática da supervisão escolar está:
		
	
	
	 
	Hierarquia
	Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola e uma dessas ações é a de criar oportunidades do professor integrar sua pessoa à escola. Nesse aspecto o teórico está se referindo:
		
	 
	À necessidade do Supervisor pedagógico construir na escola, um espaço para compartilhamento de experiências, seja a que se refere ao homem, cidadão ou profissional.
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
	O uso do termo Supervisão pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe:
		
	 
	Um olhar que transita entre os diferentes cenários e espaços, que vão além da escola, encontrando projetos diversos, construindo caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca, trabalhando o grupo como pares legítimos e participantes do projeto político pedagógico na escola.
	Com as reformas que acontecem nos Estados, na década de 1920, também ocorre uma mudança que altera a função da supervisão. Essa mudança pode ser observada na afirmativa:
		
	
	
	 
	O surgimento da figura do supervisor distinta do diretor e também do inspetor.
	Segundo Saviani (2008), existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, a necessidade social e identidade própria. Neste especial a Supervisão pedagógica:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Ainda está construindo sua identidade.
	O conceito de Supervisão como ¿olhar sobre¿ teve sua origem na administração e passou para a educação com a função de controle do processo educacional. Com relação a esse controle exercido pelo Supervisor, podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	 
	Que o controle era exercido visando a qualidade do processo educacional, porém, dentro de uma concepção muito específica de educação, que orientava a visão do Estado com relação à educação.
	Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica pode desenvolver seu trabalho estabelecendo relações com o contexto social, político, econômico e educacional é que isso que vai lhe conferir sentido, estamos abordando a ação política da função supervisora. Desta forma, podemos entender o significado de político como:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Voltado para a construção da cidadania, desenvolvendo a consciência dos direitos e deveres políticos.
	Segundo Bruno e Almeida (2008) os princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados na prática profissional do Supervisor pedagógico, são a empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade. Esses princípios são importantes pois:
		
	
	
	
	
	 
	Propiciam o exercício de colocar-se no lugar do outro com coerência, aceitação e disponibilidade para falar com em vez de falar para.
	Para desenvolver seu trabalho técnico científico, o supervisor educacional se desenvolve através de três etapas distintas, são elas:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Planejamento, acompanhamento e controle
	amila é aluna do CEFET Química e faz o 1º período do Curso Técnico de Farmácia integrado ao Ensino Médio. Ela tem apresentado algumas propostas de atividades comunitárias. O CEFET Química, como instituição de educação profissional, parte da premissa de ser fundamental uma articulação entre a escola e a comunidade.Assim, o Supervisor Escolar desta instituição deve:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	elaborar um projeto coletivo, viabilizando uma participação efetiva da comunidade e dividindo as tarefas com os demais integrantes da equipe técnico-pedagógica, para que haja mobilização consciente
	Para Rangel (2000) o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico na escola é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui:
		
	
	
	
	
	 
	Supervisão do currículo, dos programas, na escolha do livro didático, do planejamento de ensino, dos métodos de ensino, da avaliação, da recuperação, do projeto pedagógico e da pesquisa.

Continue navegando