Buscar

prova discursiva filosofia e antropologia

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Modificou consequentemente , a concepção de professor, aluno, trabalho pedagógico, conteúdos, formas de avaliação e também, a relação com o educando durante o processo ensino-aprendizagem. O professor passou a ser visto como aquele que, na sua tarefa educativa, se utilizaria do método científico levando para a sala de aula as experiências no campo pedagógico; experiências inspiradas, principalmente pela Biologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento e, ainda pela Sociologia. A formação do professor passou, a partir desse momento, a ser percebida como necessariamente muito mais sólida, uma vez que não se fundamentava apenas na vocação enquanto um dom inato, mas sim na Pedagogia entendida como a ciência da Educação”
 
 
Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI133.pdf - Acesso em 20/11/ 2015
 
 
  Apresente  uma   característica  da concepção tradicional  e uma característica da visão de John Dewey sobre o objetivo da educação:
Nota: 16.0
	Considerando o contexto histórico de cada uma das abordagens, fica evidenciado que, enquanto a perspectiva tradicional inspirada nas ideias de Herbart, o foco era desenvolver uma educação moral, de instrução e obediência dos educandos, numa concepção elaborada de forma externa, apriori e independente dos indivíduos, na concepção de Dewey que veio dar sustentação a Escola Nova no Brasil, o foco está no desenvolvimento da subjetividade, no indivíduo em sua capacidade de autoformação, independência e autonomia. (p. 228-231).
Resposta:Dewey comenta a necessidade de que a escola desenvolva boas maneiras ,polidez e cortesia,nas atitudes dos alunos,como requisito de convivência social a isso ele chama de aprender uma das mais importantes lições de vida ,a da adaptação e acomodação mutua entre as pessoas. concepcao tadicinal -movimento renovador que para marcar a novidade das propostas que começaram a ser vinculadas ,
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma “teoria prática”, “ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 
PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
 
A partir do texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, sintetize: o que é a educação, para Durkheim?
Nota: 16.0
	[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine. (p. 81)
Resposta:Educação e um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações fazendo com que sua assimilação seja principal índice de socialização das novas gerações.A educação e, portanto uma instituição socializadora, sendo esta ação,contrariadamente,conservadora da sociedade.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Dessa forma, as características de gerenciamento da produção que foram iniciadas com Ford e Taylor, e que foram sofisticadas no modelo toyotista de gerenciamento do trabalho, não palpitaram na década de 1970, já estavam em processo e somente foram estimuladas e promovidas oportuna e sistematicamente no ápice da crise do capital, ampliadas “para fora” da esfera econômica, abrangendo a totalidade das relações sociais também no plano político, ideológico e cultural.”
 
Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/.../10924 - Acesso em janeiro de 2016
 
A escola como instituição social reflete em boa medida as tensões e disputas persentes nos diferentes grupos de poder. Muitas das mudanças educacionais e das políticas para a educação são informadas por interesses externos a escola. Considerando os estudos realizados nas rotas e no livro-base, explique os efeitos do modelo econômico fordista-taylorista e toyotista na realidade escolar.
 
Nota: 16.0
	A escola e o processo educativo, em boa medida irão refletir o contexto das relações de produção. A escola organizada semelhante a uma fábrica seguia uma lógica linear, com relações rígidas de controle, predomínio da autoridade e das hierarquias, reproduzindo as mazelas do processo de produção fordista, nos conhecimentos tácitos e na imitação como forma de aprendizado. Os processos escolares reproduziam, de modo geral, esta concepção, objetivando a memorização de conteúdos compreendidos enquanto produtos do conhecimento humano, sobre os quais a inteligência do aluno não intervém; apenas observa, repete memoriza e reproduz. (p.201 a 203).
Na perspectiva toyotista embora com  maior valorização do componente intelectual permanece a lógica mercantil de extração da mais-valia, só que agora sob novas roupagens. Surgem novas ideias e práticas pedagógicas incorporando conceitos de flexibilidade, qualificação subjetiva, capital humano, ensino por competências e habilidades. Além do corpo, busca-se colonizar o intelecto e a subjetividade dos trabalhadores um movimento tanto na fábrica, quanto na escola. (p.207 a 210).
Resposta:FORDISTA -TAYLORISTA promovia a incitação de competição,bem como de gestão por iniciativa dos trabalhadores. TOYOTISMO e um sistema de organização voltado para producao de mercadorias.Mão de obra multifuncional e bem qualificada .Os trabalhadores são educados ,treinados e qualificados para conhecer todos o processos de producao,podendo atuar em varias áreas do sistema produtivo da empresa.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] o trabalho do fundador do estruturalismo europeu, Ferdinand de Saussure, com suas propostas de delimitação e tratamento do objeto de estudo, fez escola nas chamadas ciências humanas e influenciou de maneira decisiva uma grande gama de disciplinas que floresciam buscando um estatuto cientifico científico – [...] – fazendo com que uma diversidade de trabalhos inspirados metodologicamente em seu Curso de Linguística Geral (1977) fossem situados sob o mesmo rótulo geral de estruturalistas.
THÁ, F. Categorias conceituais da subjetividade. São Paulo: Annablume, 2007. (p. 51)
 
De acordo com o texto, e com os conteúdos e livro-base da disciplina, o estruturalismo de Saussure ultrapassou o âmbito da linguística e foi incorporado a outros campos do saber. Quais seriam estes campos? Cite dois exemplos.
Nota: 20.0
	O modelo linguístico inaugurado por Saussure ficou conhecido como estruturalismo e ultrapassou o âmbito da linguística, sendo incorporado também a outros campos, como a antropologia, a psicanálise e a filosofia. [...] (p. 131)
Resposta:Seriam a antropologia ,a psicanalise e a filosofia. ANTROPOLOGIA e a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante ,abrangendo toda as suas dimensões. FILOSOFIA e uma palavra grega que significa amor a sabedoria e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados a existência ,ao conhecimento,a verdade,a mente e a linguagem.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. O termo ganhou um segundo significado, mais preciso, desenvolvido por Gramsci para designarum tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, especialmente de uma classe social ou nação sobre seus pares.
 
 
 
 
Considerando o texto,  os conteúdos abordados nas aulas e  no livro-base, sobre as contribuições de Gramsci para a educação, explique porque a construção de uma contra-hegemonia burguesa é um processo pedagógico.
Nota: 16.0
	No processo de elaboração de uma contra-hegemonia, e, portanto, da construção de uma sociedade socialista, as instituições culturais, como a imprensa, o teatro e as escolas tem um papel muito importante. Em relação à escola, aplicar o trabalho como princípio  educativo, significa para Gramsci, que os intelectuais orgânicos das classes trabalhadoras, isto é todos aqueles que possuem alguma liderança, o que inclui os professores, precisam contribuir para elevação moral e cultural das massas. Nesse processo de passagem de um senso comum para um senso filosófico, são colocadas as condições para lutar pelo poder e fazer as reformas em direção a sociedade socialista, mais justa e igualitária. (p. 194-196).
Gramsci entende que a escola tem o potencial para formar uma consciência crítica e revolucionaria entre os trabalhadores.
Promover uma educação emancipadora que ajude as massas a lutarem por direitos, espaço e reconhecimento. Formação de uma cultura crítica, social e politica mais participativa. São todas ideias relacionados a questão da contra hegemonia de que fala Gramsci. (p. 194-196).
Resposta:Gramsci afirma que tanto na classe dominante, quanto na classe que deseja o poder (dominada)a educação tem seu papel voltado para as relações sociais incluindo ai o homem buscando modificar ou manter uma estrutura social.Nisso sempre a burguesia se baseia para nos tornar submissos ao Estado e ao capitalismo.
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Modificou consequentemente , a concepção de professor, aluno, trabalho pedagógico, conteúdos, formas de avaliação e também, a relação com o educando durante o processo ensino-aprendizagem. O professor passou a ser visto como aquele que, na sua tarefa educativa, se utilizaria do método científico levando para a sala de aula as experiências no campo pedagógico; experiências inspiradas, principalmente pela Biologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento e, ainda pela Sociologia. A formação do professor passou, a partir desse momento, a ser percebida como necessariamente muito mais sólida, uma vez que não se fundamentava apenas na vocação enquanto um dom inato, mas sim na Pedagogia entendida como a ciência da Educação”
 
 
Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI133.pdf - Acesso em 20/11/ 2015
 
 
  Apresente  uma   característica  da concepção tradicional  e uma característica da visão de John Dewey sobre o objetivo da educação:
Nota: 16.0
	Considerando o contexto histórico de cada uma das abordagens, fica evidenciado que, enquanto a perspectiva tradicional inspirada nas ideias de Herbart, o foco era desenvolver uma educação moral, de instrução e obediência dos educandos, numa concepção elaborada de forma externa, apriori e independente dos indivíduos, na concepção de Dewey que veio dar sustentação a Escola Nova no Brasil, o foco está no desenvolvimento da subjetividade, no indivíduo em sua capacidade de autoformação, independência e autonomia. (p. 228-231).
Resposta:Característica da concepção tradicional caracteriza-se pela grande formalidade de ensino.Autoridade e respeito são transmitidos pelos professores tradicionalistas,que visam o maior aprendizado dos jovens através de aulas rigorosas . O Saber e mais abstrato o professor utiliza linguagens formais e consultas a enciclopédia. O objetivo de Dewey e propor a transformação da sala de aula em uma comunidade de investigação cientifica.E apresentar problemas para que os alunos ,por si próprio busquem soluções.Deste modo , a aprendizagem tem e vista as consequenciais praticas dos conteúdos trabalhados e esta em sintonia com a vida dos educadores.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma “teoria prática”, “ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 
PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
 
A partir do texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, sintetize: o que é a educação, para Durkheim?
Nota: 16.0
	[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine. (p. 81)
Resposta:E um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações,fazendo com que sua assimilação seja o principal índice de socialização das novas gerações.A educação e portanto uma instituição socializadora,sendo esta ação,contrariadamente,conservadora da sociedade.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No prefácio da segunda edição de seu livro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais.
 
MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim?
Nota: 16.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (p. 79)
Resposta:Durkhein com relação ao fato social e objetivo,exterior ao individuo e transmitido pela educação.Mas a esse conjunto de características e somado ainda outro aspecto importante do fato social: e que ele não somente existe fora do individuo ,mas também se impõe a ele como forma de ser na sociedade.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Com a virada do séc. XIX para o séc. XX, diversas técnicas de produção foram incentivadas para atender ao consumo demandado pelas populações globais. Consumo em massa representou atrativo crucial para que Henry Ford implantasse a produção fordista e conquistasse o mercado ocidental em pouco espaço de tempo, não somente pelo veículo vendido, como também, por apresentar modelo ideal de produção, estimulando as criações de novos empreendimentos que atuam no mesmo formato produtivo. No oriente os japoneses laçaram o toytismo, cuja característica produtiva era diferente da dos fordistas.
 
Disponível em: http://economia.culturamix.com/mercado/fordismo-e-toyotismo-
Acesso em 18/01/2016
 
 
 Considerando  os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, explique  duas  diferenças entre o modelo produtivo fordista/taylorista e o modelo toyotista.
Nota: 16.0
	No paradigma fordista/taylorista a produção em massa, existe o parcelamento das tarefas dentro da fábrica, as mesmas são repetitivas e cadenciadas. Todo o processo ocorre na lógica de padronizar a produção e os produtos. O trabalho parcializado e repetitivoconduz a desqualificação dos trabalhadores.
Outros elementos: papel dos sindicatos, papel do Estado, melhora na remuneração.
No toyotismo, um modelo de gestão e produção oriundo do Japão, tem-se a exigência de uma flexibilidade em toda a cadeia produtiva. O perfil flexível de trabalhador precisa ser multifuncional e polivalente, capaz de desenvolver diferentes funções dentro de  uma fábrica, trabalhar em equipe. Exige-se maior intelectualização dos trabalhadores, domínio de habilidades e competências no uso e manejo de novas tecnologias. (p. 196-211).
Resposta:Fordismo em que as forcas do trabalhador coletivo são somadas a uma organização cientifica do trabalho,visando uma produtividade cada vez maior a chamada producao em massa para atender a um mercado consumidor universal. Toyotista,uma forma de organização surgida no Japão dos anos de 1940,mas que se tornou hemogênica a partir dos anos 1970 no mundo e ,a partir dos anos 1980,no Brasil
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão e a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel , o humanismo racionalista, que se difundiu especialmente em conseqüência da Revolução Francesa, a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller , desembocavam sempre numa teoria do ensino.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em  19/11/ 2015
 
 
Considerando o processo de ensino-aprendizagem na ótica da tendência pedagógica tradicional, apresente qual deveria ser o papel do professor nesse processo?
Nota: 20.0
	A formação escolar tinha no professor o centro do processo, considerado por Herbart como “arquiteto da mente” do aluno.  Para realizar essa tarefa existia um percurso metodológico que o professor precisava cumprir: preparação – apresentação, assimilação, generalização e aplicação dos conhecimentos que eram ensinados. (p. 228)
Resposta:A formação do professor especificamente escolar tinha no professor o centro do processo,considerado por Herbart como um ' arquiteto da mente' do aluno.Essa ação do professor deveria seguir cinco passos: a preparação, a apresentação.a assimilação.a generalização e a aplicação.

Continue navegando