Buscar

AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 7
Balanço Patrimonial (BP)
O cabeçalho é dividido em:
a) denominação da empresa;
b) título da Demonstração (Balanço Patrimonial);
c) data de encerramento do BP.
O corpo do BP é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido (A=P+L)
Ativo: são representados por todos os bens, direitos e valores que uma entidade econômica possui ou venha a receber e que possam ser mensurados em moeda.
Na categoria ativo as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo circulante e ativo não circulante.
O Ativo Circulante constitui o grupo de contas que representa bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal (um ano). Exemplos de ativos circulantes: depósitos bancários, dinheiro em caixa; conta movimento em bancos, bens, mercadorias, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas etc.); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte, matéria primas e títulos.
No Ativo não Circulante são incluídos todos os bens de permanência duradoura. Exemplo: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
O Ativo Não Circulante, segundo a Lei nº 11.638/07, é composto dos seguintes subgrupos:
* Ativo Realizável a Longo Prazo
*Investimentos
*Imobilizado
* Intangível
Passivo representa as obrigações e dívidas devidas, contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas. Por imposição legal, o passivo se divide em :Passivo Circulante e Passivo não Circulante.
O Passivo Circulante inclui todas aquelas contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve liquidar no próximo ano. Exemplo: contas a pagar e impostos a pagar.
O Passivo não Circulante representa as obrigações que serão liquidadas após o exercício seguinte. Ex: fornecedores e financiamentos.
O Patrimônio Líquido representa as obrigações da entidade com os proprietários. 
PL=A-P
No Patrimônio Líquido estão representadas contas como:
- Capital Social
- Reservas de Capital
- Lucros
- Prejuízos Acumulados
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE evidencia o resultado do exercício, através da confrntação entre receitas e despesas, dentro de cada exercício. Na elaboração da DRE do exercício seguinte, os valores das receitas e despesas são zerados, dentro da chamada Independência Absoluta de Períodos.
A DRE deve ser elaborada na forma vertical ou dedutiva, pois das receitas são deduzidas as despesas. Exemplo de valores que devem constar: Receita Bruta, Receita Líquida, Custo das Mercadorias Vendidas, Lucro Bruto, Lucro Líquido do Exercício. A DRE se constitui em um elemento de análise da gestão de uma empresa.
Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)
A importância da DLPA está no fato de que o Lucro Líquido apurado na DRE precisa ser ajustado, pois parte desse Lucro Líquido será distribuído aos proprietários.
Artigo 186 da Lei nº 6.404/76.
“A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:
I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores ea correção monetária do saldo inicial;
II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela doslucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão consideradosapenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não
possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.
§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deveráindicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se
elaborada e publicada pela companhia.”
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
A DFC evidencia a origem dos valores que entraram no caixa da empresa, além da aplicação dos valores que saíram do caixa, dentro de um período. Dessa maneira é possível se obter o Resultado do Fluxo Financeiro.
DFC:
	 - permite - A DFC permite que se comparem séries históricas (valores dos fluxos de caixa de períodos anteriores) com o fluxo de caixa atual. O DFC possibilita que se faça projeções de fluxos de caixa para o futuro, auxiliando no planejamento financeiro da empresa.
-constitui - A DFC constitui uma importante ferramenta de análise para os gestores, pois auxilia o processo decisório de forma a saber se será o melhor momento para se obter empréstimos, como para sanar insuficiência de caixa ou para aplicar os valores em excesso. É um risco de perda manter odinheiro parado, uma vez que o mercado atual permite várias formas de investimentos.
Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
É uma demonstração obrigatória apenas para as companhias abertas, conforme legislação da Comissão de Valores Mobiliários.
Na DMPL está evidenciada a movimentação nas contas que compõem o patrimônio líquido, e não apenas na conta lucros ou prejuízos acumulados. A DMPL é mais abrangente, pois a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados está contida nela.

Continue navegando