Buscar

seminarios avançados psicologia do desenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
SEMINÁRIOS AVANÇADOS
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Uma das principais críticas às teorias de desenvolvimento que pressupõem a existência de estágios de desenvolvimento é o fato de dar pouca ênfase a variações individuais. 
A noção de estágios requer uma concepção de que existe uma ordem ou sequência hierárquica no desenvolvimento do indivíduo. A ênfase dessa abordagem é buscar o que há de comum em todos os indivíduos (perspectiva nomotética) ao invés de valorizar aspectos singulares do indivíduo (perspectiva idiográfica). 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 
- Vygostky - o desenvolvimento da linguagem ocorre através de um processo de fora para dentro. É através da aprendizagem com outras pessoas do seu meio social (zona de desenvolvimento proximal) que ocorre o desenvolvimento do sujeito. 
Piaget - o desenvolvimento da linguagem precede a aprendizagem. Dessa forma, o aparecimento e o início da aquisição da linguagem só se torna possível com a conclusão do estágio sensório- motor (em particular o acesso à permanência do objeto). A aquisição posterior da linguagem também está condicionada ao desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Piaget também propõe que a origem da linguagem ocorre através de um processo de dentro para fora. A criança parte de um estágio egocêntrico (monólogos) para a descentralização e reciprocidade caracterizada pela socialização progressiva da linguagem e do pensamento.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Vygostky, diferentemente de Piaget, propôs que a linguagem tem uma função inicial de comunicação, mas conforme a criança vai se desenvolvendo a linguagem vai se tornando mais associada ao pensamento. 
Vygostky considera pensamento e linguagem como processos indissociáveis após um período precoce de desenvolvimento paralelo. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Noam Chomsky - acredita que crianças nascem com uma predisposição genética para a aprendizagem da linguagem de forma natural. Chomsky chamou essa predisposição de Dispositivo de Aquisição de Linguagem (DAL). Chomsky utilizou esse conceito para explicar a relativa facilidade com que as crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades linguísticas.
De acordo com a gramática gerativa proposta por Chomsky, a linguagem é aprendida através de regras gerais que permitem uma grande variação e originalidade na produção dessa língua. 
Dessa forma, qualquer pessoa tem a capacidade de produzir e compreender uma infinidade de frases gramaticalmente corretas. Essa capacidade implícita da língua recebe o nome de competência linguística. Chomsky separa competência linguística de performance linguística. Competência linguística é a capacidade inata que um sujeito tem de expressar-se pela língua, pela palavra. 
Por outro lado, performance linguística é o uso efetivo da língua com todas as suas limitações, tais como memória, atenção, motivação, etc. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Lorenz e Tinbergen - sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural.
De acordo com Lorenz e Tinbergen, o conceito de comportamento inato não inclui comportamentos que dependam de um processo de aprendizagem.
Pode-se compreender as predisposições biológicas para o ser humano desenvolver a cultura, pois somos seres “biologicamente culturais”.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A Etologia é a ciência das relações comparadas do comportamento animal, o que inclui também os humanos. Tem como princípio a concepção de que, assim como órgãos e outras estruturas corporais, o comportamento é produto e instrumento do processo de evolução através da seleção natural.
Um dos fenômenos mais bem estabelecidos da etologia é o da estampagem. Lorenz descobriu que assim que nascem, patos têm um instinto de seguir o primeiro objeto em movimento. Após a ocorrência da estampagem, os animais ficam fortemente apegados a esse objeto e tendem a segui-lo Esse instinto tem um determinado período para poder se expressar (período crítico). Caso não exista um objeto em movimento durante as primeiras horas após o nascimento, os patos deixam de demonstrar o fenômeno de estampagem. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
De acordo com Vygostky, a zona de desenvolvimento proximal é distância entre o desenvolvimento real, determinado pela independência da resolução de problemas e o nível da potencialidade, determinado pela capacidade de resolução de problemas sob a orientação ou colaboração de colegas mais preparados. Crianças em uma determinada zona de desenvolvimento proximal recebem apoio temporário de uma pessoa mais competente até que ela seja capaz de realizar essa tarefa sozinha. Após a aprendizagem dessa tarefa ocorre o processo de desenvolvimento. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Kohlberg propôs uma teoria em relação ao desenvolvimento da moral fundamentado em estágios. 
O desenvolvimento moral é um processo racional que acompanha o desenvolvimento cognitivo. Crianças e jovens desenvolvem o seu julgamento moral à medida que abandonam o pensamento egocêntrico e demonstram capacidade de pensamento abstrato. 
De acordo com Kohlberg, existem 3 níveis de desenvolvimento moral: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional. 
- O nível pré-convencional caracteriza-se pela obediência a regras externas: a criança busca recompensa e evita punições. 
- O estágio convencional caracteriza-se pela interiorização das leis e regras. 
- Finalmente o nível pós-convencional caracteriza-se pela imparcialidade e pelo sentimento de justiça. 
De acordo com Kohlberg, nem todas as pessoas passam por todos esses estágios. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
 O conceito de apego foi introduzido por Bowlby em 1959, a partir dos trabalhos desenvolvidos por etologistas. 
Apego é um relacionamento afetuoso entre mãe e bebê. Desde o terceiro dia após o nascimento, o bebê passa a discriminar o odor do seio, o colo, a pele, a voz e outras características da mãe e a diferenciá-las de outras pessoas.
 Para Bowlby, o apego é um processo inato. Os vários processos envolvidos no apego, tais como o choro, o abraço, o carinho e o sorriso estão presentes em todas as crianças independentemente da cultura de onde são criadas. 
Harlow estudou o apego em chimpanzés e descobriu que o contato físico do bebê com a mãe é mais importante do que o processo de alimentação envolvido na relação mãe-bebê. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá através de 4 estágios: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operação formal. 
sensório-motor (0-2 anos) não existe linguagem e a criança interage com o mundo através dos órgãos dos sentidos e de suas atividades motoras. Nesse estágio a criança aprende que os objetos continuam a existir mesmo que tenham saído do seu campo de visão (permanência do objeto) e que os objetos mantém o mesmo tamanho e forma mesmo que a sua posição tenha sido mudada (constância do objeto); 
pré-operacional (2-7 anos) a linguagem desenvolve-se rapidamente, no entanto, a criança ainda é incapaz de pensar de forma lógica e ainda não adquiriu o conceito de conservação; 
operações concretas (7 -12 anos), a criança apresenta o princípio da conservação, mas ainda não possui um pensamento totalmente lógico e abstrato; 
operação formal (12 anos em diante), o adolescente pensa de forma lógica sobre conceitos mais abstratos, como resolução de problemas e o emprego do método da dedução.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Para ele, o indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicário (ou aprendizagem vicariante), ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas consequências, com contato indireto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
Trabalho clássico de Bandura sobre aprendizagem vicariante, também chamado de modelação ou imitação frequentemente citado para discutir
efeitos da violência na televisão sobre o desenvolvimento da agressividade em crianças. 
Segundo Bandura, crianças podem se tornar mais violentas graças à aprendizagem vicariante adquirida pela televisão. 
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
De acordo com Erikson, o desenvolvimento psicossocial incorpora oito fases, cada uma delas se caracteriza por uma determinada crise. 
Essas crises são: 
1a- confiança X desconfiança; 
2a- autonomia X dúvida ou vergonha; 
3a- iniciativa X culpa; 
4a- produtividade X inferioridade; 
5a- conflito de papéis X identidade na adolescência; 
6a- intimidade X isolamento; 
7a- generatividade X estagnação; 
8a- integridade X desespero, observada na 3a idade.
ALGUNS CONCEITOS
Heurística é uma regra que permite a pessoa resolver problemas de forma rápida e com grande economia cognitiva. No entanto essas regras podem levar a erros. 
Por outro lado, um algoritmo é uma regra ou procedimento que sempre leva a uma solução correta de um problema. No entanto um algoritmo pode ser altamente demorado e tedioso. 
Protótipo é o objeto, evento ou pessoa que melhor representa um conceito. 
Conceito é um agrupamento mental de pessoas, eventos ou objetos que apresentam características em comum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando