Buscar

exercício carboidrato e lipídeos

Prévia do material em texto

Problema 6. Entrega dia 11.07.2016
Amabily Janoca de Oliveira
Carboidratos 
1.Como se diferencia aldoses e cetoses ? 
Uma aldose é um monossacarídeo que apresenta um grupamento aldeído em uma extremidade, por exemplo, a glicose. Já a cetose é um monossacarídeo que tem um grupo cetona, normalmente no carbono 2, como exemplo a frutose.
2.Como se classificam os carboidratos?
 A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos (1 carboidrato), dissacarídeos(2 carboidratos), oligossacarídeos(até 20 carboidratos) ou polissacarídeos(mais de 20 carboidratos).
3.O que caracteriza a estrutura tridimensional do amido? Quais os dois principais componentes que formam este polissacarídeo?
 O amido tem estrutura tridimensional por ser formado por polissacarídeos com diferentes ramificações e ligações que dão a forma helicoidal ao amido. Os dois principais componentes que formam o polissacarídeo são a amilose (1,4) e a amilopectina (1,6). Sendo a amilose a cadeia principal.
4.Qual o beneficio das fibras na alimentação?
As fibras solúveis absorvem água, transformando-se em uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino, protegendo-o contra o câncer. Esse tipo de fibra retarda a absorção dos carboidratos, ajudando a manter uma sensação de saciedade mais prolongada e a diminuição das taxas de LDL (o colesterol maléfico à saúde).
As fibras insolúveis estão direcionadas a prevenção de doenças relacionadas ao intestino, devido a sua principal ação em atuar na aceleração do bolo fecal dentro do intestino.
5.Conceitue: furanose, carbono anomérico e hemicetal.
 Furanose: é um açúcar simples que contém uma estrutura em anel de cinco membros baseado em furano e é um subterminal do tipo cetona que lhe dá seu poder redutor.
Carbono anomérico: É o átomo de carbono contendo o oxigênio da carbonila. O carbono anomérico é aquele carbono que passa a ser quiral ou assimétrico (faz 4 ligações diferentes) depois de ocorrer a ciclização da molécula.
Hemicetal: é um composto derivado de aldeído. Os hemicetais possuem dois radicais distintos ligados a carbonila.
6.Descreva como ocorre uma ligação glicosídica e qual a importância da extremidade redutora nesse tipo de ligação?
O que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico (Carbono ligado ao oxigênio central e a uma hidroxila livre) de um monossacarídeo (grupo hemiacetal) com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água. Açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contém o (OH) passa a ser chamada extremidade redutora e o açúcar, de açúcar redutor. A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicos em soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos.
A extremidade redutora é importante por oxidar compostos como: Fe e Cu, por exemplo.
7.Comente sobre os mais importantes polissacarídeos de reserva : amido e glicogênio .
O amido é uma mistura de amilose e amilopectina. A Amilose é um polímero formado por resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas alfa1-4 que confere à molécula uma forma em espiral. A Amilopectina consiste, principalmente, em resíduos de glicose unidos por ligações alfa1-4, sendo, porém ramificada em pontos com ligação alfa-1-6 a cada 24 a 30 resíduos.
O amido é uma das maiores moléculas presentes na natureza, serve para armazenar a Glicose de forma a permitir a redução da pressão osmótica nas plantas. Ele é um açúcar redutor, embora possua apenas um resíduo com um carbono anódico sem ligação glicosídica, a chamada “extremidade redutora”. O amido é a principal fonte de glicose da dieta humana. Seu processo de digestão depende da presença de amilase e, por ser lento, inicia na boca, pois a secreção de algumas glândulas salivares contém essa enzima. 
A enzima amilase salivar hidrolisa, aleatoriamente, as ligações glicosídicas alfa-1-4 do amido. A digestão continua no intestino na presença de amilase secretada pelo pâncreas, que também hidrolisa as ligações glicosídicas alfa-1-4 formando uma mistura de dissacarídeos (maltose), trissacarídeos (maltotriose) e oligossacarídeos que contém as ligações alfa-1-6 (dextrinas).
Para digestão completa do amido estes sacarídeos devem ser hidrolisados por outras enzimas como a alfa-glicosidade, que remove os resíduos um a um, hidrolisando as ligações alfa-1-4, mais uma enzima desramificadora que também remove os resíduos um a um, hidrolisando tanto as ligações 1-4 quanto 1-6. Os monossacarídeos resultantes deste processo, ou seja, a glicose é absorvida pelo epitélio intestinal e transportada para a corrente sanguínea.
O glicogênio é o polissacarídeo de reserva dos animais. Está presentes em todas as células, mas é mais abundante no músculo estriado esquelético e no fígado, onde ocorre sob a forma de grânulos citoplasmáticos. A estrutura do glicogênio é semelhante à amilopectina, porém ele é mais ramificado porque possui ligações alfa-1-6 a cada 8 ou 14 resíduos de glicose.
A transformação do glicogênio em glicose depende da presença de duas enzimas a glicogênio-fosforilase que cliva as ligações 1-4 por adição de fosfatos em direção à extremidade não redutora e a enzima desramificadora do glicogênio que cliva as ligações 1-6.A forma ramificada do glicogênio, que possui muitas pontas não redutoras, permite uma rápida disponibilização da glicose para as células, sempre que necessária.
8.Faça um comentário sobre os mais importantes polissacarídeos estruturais : celulose e quitina.
A quitina é um açúcar tão abundante quanto a celulose, uma vez que ela é o principal elemento do exoesqueleto dos artrópodes mais numerosos (crustáceos, aracnídeos e insetos), além de fazer parte da parede celular de fungos e de muitas algas.
A molécula de quitina é um polímero de resíduos de N-acetil-glicosaminas unidos por ligações beta-1-4. As estruturas da quitina e da celulose são similares, pois a glicose (D-glicopiranose) se diferencia da N-acetil glicosamida apenas no Carbono 2 do anel: na glicose este carbono está ligado a um grupo oxidrila (OH) enquanto na glicosamina ele se liga a uma função acetamida (NHCOCH3).
A celulose é um polímero linear de até 15 mil resíduos de Glicose, ligados por ligação glicosídica beta-1-4. Esta estrutura é altamente coesiva, tornando a celulose insolúvel em água, apesar de ser hidrofílica.
Na parede celular, as fibras de celulose estão embebidas em uma matriz que contém lignina e outros polissacarídeos. A matriz permite que a parede celular suporte grandes pressões, uma vez que ela distribui a pressão de forma igual entre os elementos que reforçam a celulose.
9.O que torna a celulose insolúvel?
A celulose é um polímero de glicose, mas que se unem através de ligações beta 1-4. Este tipo de ligação é que confere à celulose a propriedade de não ser digerível, uma vez que a torna insolúvel em agua e confere resistência às reações químicas. 
Lipídeos 
1.Qual a definição de lipídios?
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc.)
2.Quais são as vantagens dos lipídeos sobre os carboidratos como substâncias de reserva? Quais as desvantagens?
A desvantagem é que os lipídeos são insolúveis, por serem apolares, com isso demora mais para ser digerido pelo organismo. A vantagem é que por ser insolúvel em agua ele não sofrerá osmose. Ele concentra maior energia por grama, tornando o armazenamento mais concentrado.
3.O que são lípases e qual a sua função no organismo?
É uma enzima que participa do processo de digestão agindo sobre os lipídios. A lipase catalisa as reações químicas das moléculas e é produzida especialmente no pâncreas. Quandoeste órgão libera lipases no intestino delgado, as gorduras ou lipídeos começam a se transformar em glicerol e em ácidos graxos.
4.Explique a importância dos esteróis para a estrutura das membranas das células eucarióticas.
A membrana plasmática é formada por lipídeos e proteínas. Substancias lipossolúveis atravessam a membrana mais facilmente devido aos lipídeos presentes, facilitando assim o transporte de substancias.

Continue navegando