Buscar

Análise Crítica - "O Que É Semiótica" de Lúcia Santaella

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Júnior Parollo - 3º semestre Comunicação - 20/8/91 - ESPM
ANÁLISE CRÍTICA E COMENTÁRIOS - “O QUÊ É SEMIÓTICA”
	O livro de Lúcia Santaella começa de uma forma não muito convencional: ironizando e brincando com a própria estrutura da palavra SEMIÓTICA e vocábulos similares. Mas logo a seguir deixa bem claro que a semiótica é a ciência de estudo dos signos, a nível de ciência humana mas de teor altamente técnico e analítico; com horizontes muito amplos, que vão muito além dos limites da língua e mesmo da linguagem oral, escrita, fonética ou ideogramática.
	A análise da semiótica não se restringe aos patamares da comunicação humana, atingindo também os campos da Filosofia e da Lógica (no lado psíquico) e, por exemplo, da Matemática, no lado exato e físico.
	Para dar um crédito maior a tais afirmações foi exposta uma pequena parte da contribuição (na verdade, da dimensão dela) de um estudioso chamado C. S. Pierce. Ele, um misto de filósofo, matemático, químico, astrônomo... enfim um intelectual cujas reflexões (derivadas por exemplo de Kant e Hegel, só para citar dois) muito auxiliam no aprofundamento da pesquisa desenvolvida a fim de desvendar as diversas relações existentes entre as visões propostas pela Fenomenologia, pela Metafísica, pela Estética e pela Ética, tanto como suas interseções. Tudo isso com um intuito de atingir o conhecimento e apresentá-lo de uma forma não dogmática. Pelo contrário, deixar claro que, assim como o Universo, todo o conhecimento se expande, e se transforma da mesma forma que os demais constituintes da própria Natureza.
	Mais que tudo isso, a análise dos signos leva a observações que tocam na simbologia referente ao mundo físico e seus correspondentes interiores ao ser humano - a relação entre as coisas, os fenômenos, as sensações e suas denominações e descrições, que fazem a referência entre O QUÊ É ISSO? e como representá-lo como conhecimento e informação.
	A SEMIÓTICA é assim (como a autora me lava a entender) o estudo desse relacionamento.

Continue navegando