Buscar

Concepções de Educação e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

“Quando se observam os fatos tais como sempre foram, salta aos olhos que toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente”.
Levando em consideração o extrato de texto acima a definição de educação proposta por Durkheim
R: Educação é um processo que se inicia na infância e se estende por toda a vida. Inicialmente, cabe à escola e aos professores garantir a transmissão da cultura de modo a promover a socialização das gerações mais jovens conforme o interesse da sociedade adulta.
2- “Não podemos, nem devemos, nos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; temos, segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho, que nos incumbe. Nem todos somos feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação”.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas, analise o que afirma Durkheim na citação acima, a concepção de educação:
R: De certa forma, a educação para Durkheim é uma ferramenta que visa à socialização das crianças de acordo com o modelo de sociedade estabelecida, atuando na formação dos diferentes grupos e as funções que estas deverão desempenhar.
3- Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles, Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação para o qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos. o que diz respeito ao conceito de educação para Libâneo:
A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola, envolvendo fatores, como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
4-Existe uma relação intrínseca entre a teoria educacional de Durkheim e sua concepção de sociedade. Não faz parte do horizonte teórico desse autor uma preocupação em propor uma alternativa ao capitalismo por diz-se se tratar de uma abordagem sociológica de cunho tradicional e conservador.
De acordo com as ideias educacionais de Durkheim
1. Função distributiva
2. Função política
3. Função econômica
4. Função acadêmica
(4) Fornece os elementos de socialização, introjeção da cultura para  manutenção da ordem social.
(1) Seleciona e mantém os grupos sociais.
(2) Favorece a convivência social, compreensão e aceitação das diferenças.
(3) Contribui para o desenvolvimento e produtividade.
5- “No toyotismo, foi cristalizado o envolvimento individualizado do trabalhador e o compromisso do trabalho em equipe. A apropriação do saber tácito do trabalhador também foi sistematizada para padronizar as operações, e o princípio de combinar trabalho em equipe e habilidade individual proporcionou o desenvolvimento das aptidões individuais até a mais plena capacidade. Para isso, foi necessário o foco na iniciativa e comprometimento dos trabalhadores, juntamente com o envolvimento da gerência na operacionalização das tarefas”.Tendo em vista o toyotismo,sobre a relação entre escola, educação e sociedade, é correto afirmar que:
A escola contemporânea recebeu a função de formar um novo perfil de indivíduo e trabalhador com atributos flexíveis, multifuncionais e polivalentes.
6-Ensinava Aristóteles em sua Ética à Nicômaco, que nascemos da espécie humana, mas tornar-se humano é um processo que envolve esforço individual e coletivo, sendo a educação a principal ferramenta que a sociedade e educadores possuem para realizar essa tarefa. De acordo com Dermeval Saviani a principal tarefa da educação tomada em sentido amplo consiste em:
Oportunizar a realização da humanidade em cada indivíduo, permitindo a absorção da cultura acumulada e sua reelaboração individual.
7-“O relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica da sociedade vigente, ou seja, realizar a observação sem usar nenhum meio ou parâmetro pré-concebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural sem nenhum preconceito”. correto em relação à definição de relativismo cultural:
Muitas vezes, expressões culturais que podem ser vistas como “estranhas” representam um universo cultural legítimo.
8-No curso da história humana, mudam os interesses e as necessidades; surgem novos contextos com diferentes demandas fazendo com que ocorram mudanças sociais e culturais. Na década de 1960, a condição da mulher era muito mais limitada do que atualmente. Foi devido a movimentos como o feminismo e mudanças de ordem econômico-social que a mulher ganhou mais espeço e reconhecimento.
como a escola, vista como operadora da cultura, pode contribuir para mudanças culturais mais positivas?
Inserindo em seu currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papéis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
9-“Conforme Freire, [em] uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos, afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade.” em relação ao papel da educação e dos professores,
( v ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
(F) A educação  progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
(v ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de  vida social.
(v ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
10-“Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação à sua própria civilização - e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem tomadas por uma agressividade primitiva”. sobre o papel positivo e o potencial da educação é correto
A educação cumpre um duplo objetivo, adaptar o indivíduo à vida em sociedade e oportunizar sua emancipação.
11-“Em todo o mundo, as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito [...] E importam-se em saber se [...] viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante”.
sobre o conceito de interculturalidade e a sua relação com o universo escolar, avalie as asserções a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (F ) A perspectiva intercultural permite construir um currículo centrado nas expressões culturais mais importantes como forma de reconhecer certos grupos étnicos no ambiente escolar.
II. (v ) A abordagem da interculturalidade contribui para a desconstrução de posicionamentos etnocêntricos e reconhecimento de culturas plurais entre grupos minoritários.
III. (v ) Trata-se de um novo paradigma cultural e pedagógico, que surge como resposta às demandas de diferentes atores sociais em busca de espaço e reconhecimento.
IV. (F) A interculturalidade se configura em uma visão e teoria equivocada, tendo em vista que permite miscigenação cultural, ameaçando as identidades culturais e as origens étnicas dos indivíduos e grupos.
12-Somos igualmente diferentes e diferentemente iguais. O que significa dizer que, enquanto seres humanos, somos herdeiros da diversidade cultural que abunda o planeta. Contudo, apesar dessas diferenças e dasdiferenças naturais em relação à condição física de cada um, existe uma igualdade intrínseca que nos define enquanto seres de uma mesma espécie. sobre o entendimento de escola como instituição democrática e igualitária e assinale a alternativa correta:
Igualdade não significa um tratamento homogêneo por parte da escola em relação às diferenças entre os indivíduos, mas o acolhimento de cada um em sua singularidade.