Buscar

Anatomia - Osteologia, S. Cardiovascular/Digestório/Urinário/Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomia - OSTEOLOGIA
Em um esqueleto adulto, há 206 ossos, divididos em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Um neonato possui um número maior de ossos, cerca de 270, já que, com o crescimento do indivíduo, muitos ossos se fundem.
Os elementos ósseos que compõem o esqueleto apendicular são: Cintura escapular (escápula e clavícula), cintura pélvica (ísquio, ílio e púbis), membros superiores (úmero, rádio, ulna e ossos da mão) e inferiores (fêmur, tíbia, fíbula e ossos do pé)
 
A coluna vertebral possui 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas, ou seja, no total, são 33 vértebras (A espinha dorsal é formada por 7 vértebras cervicais, 12 torácicas e 5 lombares. No total são 24 vértebras.)
A coluna vertebral tem como função principal a de proteção dos órgãos internos, desta forma é composta pelo ossos externos e pelas costelas que se distribuem em pares sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes
Os ossos da cabeça são divididos em ossos do crânio e ossos da face. 
Anatomia - Sistema Cardiovascular
O Sistema Cardiovascular tem como principal objetivo levar material nutritivo para as células e é composto por três órgãos: Coração, Sangue e Vasos Sanguíneos.
Os Vasos sanguíneos são de três tipos: veias, artérias e capilares. As veias levam sangue venoso do corpo para o coração; As artérias levam sangue arterial do coração para o corpo; Capilares são ramificações das veias e artérias.
A principal função do coração é bombear sangue para o corpo para que as células recebam oxigênio.
O sangue venoso é o sangue rico em gás carbônico. Esse sangue passa do corpo para o coração com o objetivo de ser liberado pelos pulmões. E o Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio
Os vasos Capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias que integram o sistema cardiovascular formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias e levam sangue aos tecidos para dar oxigênio ás células.
Pericárdio é a camada que reveste e protege o coração
O coração humano tem quatro cavidades: átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito. Onde, há comunicação entre átrio direito - ventrículo direito e átrio esquerdo -ventrículo esquerdo.
O movimento de contração do coração é chamado sístole e o movimento que permite que o sangue volte a encher as cavidades do coração é chamado diástole.
Os Glóbulos vermelhos ou hemácias é que dão a cor avermelhada do sangue e são responsáveis por levar gás oxigênio as células e gás carbônico ao coração.
A doença em que há a mistura do sangue venoso com o sangue arterial se chama: Comunicação interventricular. Ocorre quando uma membrana que separa os ventrículos esquerdo e direito do coração não existe, e o sangue arterial (oxigenado) e o venoso (rico em gás carbônico) se misturam.
Anatomia - Sistema Digestório
As enzimas do Sistema Digestório são: A amilase (quebra o amido), a protease (quebra proteínas) e a lipase (quebra lipídeos).
o Fígado produz uma célula chamada glicogênio que armazena glicose. Todas as vezes em que comemos carboidratos em excesso, a glicose é armazenada em forma de glicogênio no fígado.
O fígado produz a bile (A bile tem a função de emulsificante, semelhante a um detergente), que é armazenada na vesícula biliar.
O peritôneo reveste a parede abdominal e a superfície dos órgãos digestivos.
O pâncreas (produz o suco pancreático que é uma mistura de enzimas digestivas) é uma estrutura retroperitoneal, cuja cabeça se situa-se na curvatura do duodeno e a cauda toca o baço. Sua finção é a digestão dos alimentos e sua capacidade é de 50 ml a 4L de alimentos
O baço localiza-se fixado abaixo do diafragma no lado esq., adjacente à décima constela. Sua finção é a produção de anticorpos e proliferação de linfócitos ativados, protegendo contra infecções
Anatomia - Sistema Urinário
Néfron do rim é a uni. Funcional do rim (função de filtrar o sangue)
Existem cerca de 1 milhão de néfrons nos rins
O tamanho aproximado dos rins é de 12 cm
Anatomia - Sistema Respiratório
Pleura é a camada que reveste o pulmão
A cartilagem da laringe que é conhecida pelo nome de "pomo de Adão" é a tireoide
A função do nariz não é simplesmente a entrada e saída do ar. O nariz também tem função de: aquecer, umidificar e filtrar o ar
As ramificações dos brônquios que entram nos pulmões se chamam bronquiolos
O órgão do Sistema Respiratório que serve tanto de passagem para o ar como para os alimentos é a Faringe
órgãos do Sistema Respiratório: Nariz, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios e Pulmões

Outros materiais