Buscar

av historia

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0242_AV_201301400173 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301400173 - ANA CLAUDIA DOS SANTOS BRAZILIANO
	Professor:
	MARCIA VARELA ZUARDI DE BARROS
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.:        Data: 09/11/2013 09:31:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201301457728)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O primeiro ministro Marques de Pombal procura através de uma reorganização administrativa e econômica superar o atraso de Portugal frente às potencias européias no século XVIII. Como metas da Reforma Pombalina no Brasil temos:
		
	
	a possibilidade do uso da língua tupi em detrimento do ensino da gramática da língua portuguesa.
	 
	a criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
	
	a formação de Universidades na Colônia.
	
	o incentivo a escolas de ofícios na Colônia .
	
	o fortalecimento da aliança do Estado Português e a Companhia de Jesus.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301547361)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função:
		
	
	Possibilitar a apropriação crítica do conhecimento sistematizado visando o desenvolvimento da autonomia intelectual do educando.
	 
	Transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos.
	
	Formar pessoas qualificadas tecnicamente para atender as necessidades do mercado de trabalho.
	
	Possibilitar uma formação política comprometida com a transformação da realidade social.
	
	Formar as camadas populares para que pudessem se organizar coletivamente e lutar pelos seus direitos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301457901)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sobre a educação entre 1945 e 1964, leia as questões abaixo:
I-A nova constituição de 1946, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
II-A nova Constituição traz a idéia de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.
III-O surgimento de poucas iniciativas e manifestos marcaram este período como um dos menos férteis da História da Educação no Brasil.
IV-Em 1961 tem inicio uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.
 Marque a ÚNICA alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
		
	
	Apenas a III está correta.
	
	As alternativas, I III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301539300)
	Pontos: Sem Correç.  / 0,8
	Além disso, no que se refere à educação, foram realizadas diversas reformas de abrangência estadual, como as de Lourenço Filho, no Ceará, em 1923, a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925, a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas, em 1927, a de Fernando de Azevedo, no Distrito Federal (atual Rio de Janeiro), em 1928 e a de Carneiro Leão, em Pernambuco, em 1928. Estas várias linhas se manifestaram unificada na reforma empreendida por Getúlio Vargas, explique.
		
	
Resposta: Foram reformas importantes no que abrange a educação, visto que o mesmo era um direito de todos. O principal objetivo era formar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
	
Gabarito: A Revolução de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A acumulação de capital, do período anterior, permitiu com que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial. A nova realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos". Chegando até a Educação Nova.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301457751)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:
		
	
	A utilização da cultura popular nas escolas privadas como forma de valorização de nosso patrimônio cultural.
	
	A utilização das cartilhas tradicionais como forma pedagógica de introduzir o povo numa alfabetização conscientizadora.
	
	A tentativa do Estado de controlar os movimentos sociais, bastante ativos à época.
	 
	A alfabetização de adultos utilizando elementos da cultura popular como forma de conscientização política e desvelamento do real.
	 
	A criação de Cursos Formação Política que tiveram como incentivador o governador federal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301457904)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As instituições escolares se desenvolveram e se consolidaram na época moderna inaugurando o ensino coletivo que, gradativamente, acabou substituindo o ensino individual e foi esse tipo de ensino que foi implantado nas colônias.
Baseando-se nessa afirmação é correto afirmar que:
		
	
	Na antiguidade havia a predominância do ensino coletivo, enquanto que na época moderna do ensino individual.
	 
	Os jesuítas tiveram a percepção da praticidade do modus parisiensis, que inaugura o ensino coletivo, sobre o modus italicus, centrado no ensino individual.
	
	A maioria das colônias, diferentemente do que acontecia na Europa, optou por um método de educação individual.
	
	Não havia contraposição entre o ensino individual e o ensino coletivo ministrado nas escolas. Eles eram praticamente iguais.
	
	O ensino coletivo foi instituído apenas nas escolas das metrópoles, pólos difusores do sistema educacional a partir do século XVI.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301539297)
	Pontos: Sem Correç.  / 0,8
	A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, pretendeu que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como simples promotor a um nível seguinte. Retomando a orientação positivista, prega a liberdade de ensino, entendendo-se como a possibilidade de oferta de ensino que não seja por escolas oficiais, e de freqüência. Além disso, prega ainda a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transfere os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades. Discuta os efeitos da reforma de Rivadávia Correa na organização da educação no Brasil.
		
	
Resposta: A função dessa reforma era formar cidadãos capazes de ter liberdade de pensamento e que a educação não fosse empregada somente em colégios, mas que as pessoas tivessem a capacidade de aprender de forma consciente.
	
Gabarito: Os resultados desta Reforma foram desastrosos para a educação brasileira. Destitui os avanços anteriores e enfraquece a organização das instituições de ensino.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301457777)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) A Educação de Jovens e Adultos, segundo a atual LDB:
		
	 
	Os conhecimentos adquiridos durante o curso serão aferidos mediante correspondência registrada.
	
	Os exames realizar-se-ão no nível de conclusão do ensino médio para os maiores de 65 anos.
	
	Será da exclusiva competência dos Municípiossem nenhuma participação do Governo Federal.
	 
	Será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada.
	
	Destina-se exclusivamente às pessoas egressas das classes desfavorecidas e percebendo remuneração mensal menor que 1/3 do salário mínimo do momento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301457898)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma das características mais marcantes da Lei de Diretrizes e Bases 5692/72 foi:
		
	 
	Tentar dar a formação educacional um cunho profissionalizante.
	
	Traçar diretrizes para a criação das primeiras universidades no Brasil.
	
	Associar educação, moral e religiosidade.
	
	Permitir a abertura das primeiras Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina
	
	Tira do Estado o dever da educação, mas mantém ainda a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301476594)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	"O que está em jogo, os historiadores explicam, é o fato de se identificar outros agentes sociais, que não os privilegiados tradicionalmente, como atores principais da sua própria história e, em decorrência, do devir histórico: as classes dominadas, os setores trabalhadores e os despossuídos da sociedade brasileira." (Nadai, Elza) "Todo ensino tende a ser uma abertura e convida a conhecer ainda mais. É universalista e, por essa razão, transcende a função de conferir identidade. Contribui para situar cada um de nós relativamente aos demais." (...) (André, Yves)
Assinale a alternativa que caracteriza o perfil dos líderes educacionais, sobretudo no mundo atual, relacionando os trechos:
		
	
	Através do trabalho dos especialistas da educação conclui-se que a ideia do processo histórico linear é que configurou a forma de se construir a História. A linearidade do processo permite formar consciências e seguir a hierarquização do poder e do exercício da cidadania.
	 
	Cabe aos líderes educacionais, principalmente da área de Ciências Humanas, equilibrar os aspectos políticos, sociais e ideológicos para realçar a importância das relações de dominação ¿ exploração como contribuintes da evolução geral da humanidade.
	 
	Aprender o que somos, o que estamos nos tornando agora e o que podemos fazer, mediante um conhecimento histórico denso e justo, é tarefa prioritária dos especialistas em educação, dos líderes educacionais de todas as áreas, principalmente das Ciências Humanas.
	
	Alcançar a eficácia teórica que se reveste de ciência, se fixando na concepção tecnocrática do ensino, é o grande desafio para os líderes educacionais atuais, pois os acontecimentos do passado, não podem se vincular aos acontecimentos do presente devido às diferentes temporalidades.
	
	Os líderes educacionais estruturam o ser e a cultura do homem na sociedade, para isso devem trabalhar a História como terreno do interessante e do mundo privado enquanto tal, para não correr o risco de operar apenas com as descontinuidades.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301457761)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	(UFPE / 2006 / adaptada) A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:
		
	
	três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.
	 
	um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
	
	muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
	
	vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.
	 
	dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 04/11/2013 até 22/11/2013.
Parte inferior do formulário

Continue navegando