Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - LORENA - SUPERVISÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – LORENA DO SOCORRO – SUPERVISÃO ESCOLAR
Atribuição, função e papel do supervisor escolar.
Saviani (2006, p. 22) apresenta a nova função do supervisor:(...) a ideia de supervisão englobava os aspectos políticos administrativos (inspeção e direção) em nível de sistema concentrados na figura do diretor geral, e os aspectos de direção, coordenação e orientação do ensino, em nível local, a cargo dos comissários ou diretores dos estudos, os quais operavam por comissão do diretor geral dos estudos.
Comente sobre a afirmação do autor, fazendo uma relação deste conceito com a realidade do contexto da gestão atual da escola. Apresente sua resposta em forma de texto científico no mínimo 15 linhas, seguindo as normas científicas.
A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas um solucionador de problemas, mas também que o mesmo desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
  Visto que a indisciplina está relacionada não apenas a um problema único, mas que muitas vezes acaba envolvendo aspectos relacionados à família, situações sociais, escola, comunidade, entre outros; cabe ao supervisor possibilitar métodos que auxiliem na ação/reflexão das práticas pedagógicas.       
   Portanto a indisciplina escolar ainda tem sido um desafio que precisa ser superado, não sendo considerado um fenômeno estático e sim complexo, com isso suas expressões tem se mostrado crescente nas últimas décadas.
    Dessa forma cabe ao supervisor escolar analisar em ação conjunta com os professores, as contradições existentes entre o fazer pedagógico e a proposta pedagógica.

Continue navegando