Buscar

AV - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201202092926 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202092926 - CINTIA CERQUEIRA DE ALMEIDA
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9008/AD
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/11/2013 14:30:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201202143596)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Deficiência auditiva é a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir. Assinale a única questão que NÂO podemos considerar como fator de risco para deficiência auditiva:
		
	
	Asfixia severa no nascimento.
	
	Rubéola materna nos primeiros meses de gestação.
	
	Meningite, principalmente a bacteriana.
	
	Alcoolismo ou uso de drogas pelos pais, antes e durante a gestação.
	 
	Falta de estabilidade emocional entre os genitores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202143772)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Das definições abaixo, qual está correta sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento?
		
	
	São todos os alunos que apresentam retardo mental moderado ou severo.
	 
	Alunos que apresentam alterações nos quadros de desenvolvimento neuropsicomotor, nas relações sociais e na comunicação.
	
	São alunos com histórico de problemas graves de saúde após a puberdade.
	
	São todos os alunos que apresentam um atraso generalizado no desenvolvimento em função em quadros psiquiátricos crônicos e incuráveis.
	
	São os autistas e os psicóticos, pessoas com nível normal de inteligência, mas vivem no seu mundo por terem dificuldade nas habilidades sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202144052)
	DESCARTADA
	Práticas educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou diretrizes para o sistema educacional das pessoas com deficiências e necessidades educativas especiais. Em relação a ela, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
( ) A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
( ) As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores bem como dos alunos que poderão ajudar aos colegas em suas atividades diárias.
A sequência correta é:
		
	
	F V V
	 
	V F V
	
	F F F
	 
	V F F
	
	V V F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202143572)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202163899)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Juliana tem 6 anos de idade e é portadora de Síndrome de Down. Nasceu com graves problemas cardíacos que foram superados após uma intervenção cirúrgica que durou 12 horas. Atualmente, Juliana tem boa saúde física, mas há indícios que Juliana seja também autista, pois ainda não fala e pouco interage com os amigos do colégio. Todos os anos, a família de Juliana passa pelo mesmo problema, a direção da escola não quer renovar a matrícula porque os pais das outras crianças a rejeitam e têm medo que seus filhos regridam ao ter contato com a menina. Este ano ela cursou o terceiro período da educação infantil. Ainda não conhece as letras, não escreve o nome, mas já começa a se relacionar com alguns colegas na hora da pintura e da recreação. A escola recebeu um abaixo-assinado dos pais cujos filhos são da classe de Juliana. O teor da reivindicação era que Juliana seja encaminhada para uma escola da rede especial, pois alegam que a rede particular não está preparada para atender às necessidades desta menina. Como a escola pode responder a esses pais levando em consideração as leis que protegem à criança portadora de Síndrome de Down?
		
	
Resposta: ACREDITO QUE A EQUIPE GESTORA PODERIA PROMOVER ENCONTROS, PALESTRAS OU OFICINAS COM O PROPÓSITO DE ESCLARECIMENTO DA SITUAÇÃO, BEM COMO A DISCUSSÃO DA CONSTITUIÇÃO, ESTATUTO DA CRIANÇA E LDB, PARA QUE OS PAIS TOMASSEM CONHECIMENTO DA PARTE LEGAL, NO QUE SE REFERE À INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL. POSTERIORMENTE SERIA INTERESSANTE APRESENTAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA, EM QUE A INSTITUIÇÃO IRIA APRESENTAR OS SEUS PLANOS, PROGRAMAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS E ADEQUADAS PARA INSERÇÃO DO ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA EM CLASSES REGULARES, NÃO ESQUECENDO DE CONVIDAR AOS PAIS EM PARTICIPR NA CONTÍNUA RECONSTRUÇÃO DESSE PPP, POR SER ALGO DEMOCRÁTICO, PARTICIPATIVO E DINÂMICO, QUE DEVE SEMPRE ACOMANHAR AS MUDANÇAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE TRABALHAR OS DEMAIS ALUNOS, PARA QUE ELES DESENVOLVAM A HABILIDADE DE LIDAR, CONVIVER E TROCAR EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS, INDEPENDENTE DA DEFICIÊNCIA APRESENTADA, PARA QUE ASSIM A INCLUSÃO SEJA REALMENTE EFETIVADA.
	
Gabarito: O aluno, portador de necessidades especiais, está totalmente amparado pelas legislações que protegem e inserem a criança com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino. A lei é soberana e a comunidade precisa aprender a acolher este aluno, o que será mais fácil após um conhecimento sobre o que é a Síndrome de Down e suas características.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202144098)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
		
	 
	Antiguidade
	
	Idade Média
	
	Idade Contemporânea
	
	Primeira metade da Idade Moderna
	
	Idade Moderna
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202163896)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
		
	
Resposta: AS CARACTERÍSTICAS DE AUTISMO APRESENTADA NOCASO SÃO: MOVIMENTOS REPETITIVOS, O NÃO OLHAR NOS OLHOS, FALTA DE INTERAÇÃO COM COLEGAS, PROBLEMAS NA FALA E O NÃO ATENDER QUANDO CHAMADO PELO NOME. A PEDAGOGA PRIMEIRAMENTE DEVERIA FAZER UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E OBSERVAÇÃO PARA CONHECER O NÍVEL DE COMPROMENTIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, VERIFICANDO SUAS POTENCIALIDADES, PARA SEREM VALORIZADAS E AS DIFICULDADES PARA DETERMINAR AS FORMAS DE COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO. A INCLUSÃO E INSERÇÃO DESSA CRIANÇA PARA O CONVÍVIO SOCIAL E ESCOLAR É ALGO QUE DEMANDA TEMPO E HABILIDADE EM TRABALHAR O COGNITIVO, MAS SEM "FORÇAR", EXPOR, OU TRAUMATIZAR, POIS DESSA FORMA NÃO TERÁ RESULTADOS POSITIVOS. RESSALVO QUE A FAMÍLIA TAMBÉM PRECISA SER ORIENTADA DE COMO PROCEDER NO PROCESSO, POIS A ATIVIDADE DE INCLUSÃO É CONTÍNUA, DENTRO E FORA DA FAMÍLIA.
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202143777)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Ana é professora de Ricardo que aos 5 anos de idade apresenta um comportamento bastante diferente das demais crianças em sua faixa etária.Desde que entrou no colégio com 2 anos de idade, Ricardo quase não fala, não se relaciona bem com os amigos, fica sempre nos cantinhos da sala fazendo movimentos repetitivos que não têm um objetivo claro, não olha nos olhos de quem se aproxima e sente muito por qualquer mudança feita em sua rotina de escola. Ricardo apresenta características comuns a qual dos Transtornos Globais do Desenvolvimento?
		
	
	Psicose
	
	Esquizofrenia
	
	Síndrome de Rett
	 
	Autismo Clássico
	
	Síndrome de Asperger
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202143530)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como numa pessoa estática e passou a ser vista como:
		
	
	ser demoníaco
	 
	pessoa dinâmica e com possibilidades
	
	pessoa incapaz
	
	sujeito dependente
	
	bobo da corte
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202144018)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	 
	complementar/transversal
	
	disciplinar/democrática
	
	para maioria/privada
	
	para deficientes/incapazes
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201202144050)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A sequência correta é?
		
	
	F F V
	
	F V V
	 
	V F V
	
	V F F
	
	V V V

Outros materiais