Buscar

DIREITO COMO CIÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdades Cathedral - Direito
Estudo Sócio Antropológico do Direito
Professor: André Bernardes
Acadêmica: Mariana M. Mantovani – DN2C
O Direito é uma Ciência?
Para entender o direito como ciência vamos primeiro entender o que é ciência e o que é Direito. Ciência pode ser descrita como o conhecimento sistematizado, metódico que pretende estabelecer uma verdade verificável sobre um objeto estudado.
Ciência é, portanto, uma ordem de constatações verdadeiras, logicamente relacionadas entre si, apresentando a coerência interna do pensamento consigo mesmo, com seu objeto e com as diversas operações implicadas na tarefa cognoscitiva. O conhecimento cientifico pretende ser um conhecimento coerente. (DINIZ, 2009, p.19)
Já o Direito apresenta enfoques diferentes para sua significação. Ele pode ser entendido como aquilo que é justo, ou ainda, como um privilégio de fazer valer uma garantia jurídica. Pode ser entendido, também, como um conjunto de normas jurídicas. 
Como vimos o Direito em toda sua complexidade de significação pode ser compreendido de diferentes maneiras. Mas nessa relação entre Ciência e Direito nos interessa entender o Direito como o "conjunto de normas imperativas que regulam a vida em sociedade, dotadas de coercibilidade quanto à sua observância" (GARCIA, 2013, p. 15). 
Nessa perspectiva, o Direito é objeto material, passível de estudo. E é a Ciência do Direito que estuda o Direito “a conscientização do direito é a semente da Ciência do Direito” (REALE, 2002, p. 03), ou seja, ela “estuda e descreve de forma sistemática e metódica, essa ordem de condutas que regem a vida em sociedade”. (GARCIA, 2013, p.21)
REFERÊNCIAS
Diniz, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Garcia, Gustavo Filipe Barbosa, Introdução ao Estudo do Direito: Teoria Geral do Direito, 2ª ed. São Paulo: Método, 2013.
Reale, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

Outros materiais