Buscar

WONG, L.R. Composição da população segundo distribuição espacial, sexo e idade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

WONG, L.R. Composição da população segundo distribuição espacial, sexo e idade. Cedeplar, UFMG. Páginas 3 a 7 e 21 a 41
- Composição: O ato de compor um todo, combinando as partes. Elementos, características ou atributos que, juntos, permitem qualificar uma população e que, dependendo da forma como eles se apresentam (ou, como estão distribuídos) determinam sua especificidade.
- objetivo da composição é descrever a situação populacional de um determinado território num dado momento.
- A população pode ser classificada segundo critérios:
- Genético/biológicos: Segundo idade; sexo; prevalência de determinados genes, etc.
- Sanitários: Segundo prevalência de doenças infecto-contagiosas ou degenerativas
- Político/ideológicos: Populações comunistas, socialistas, capitalistas etc. 
- Econômicos: Populações ricas e pobres; desenvolvidas e em desenvolvimento, etc. 
- Religiosos: Católicos, Muçulmanos, Budistas, etc. 
- Lingüisticos: Segundo idiomas de origem latino, saxão, etc.
- Étnicos: Segundo características somáticas como cor da pele ou outros traços físicos.
- Conhecer a composição da população atendendo, pelo menos, às características acima citadas, obedece a vitais necessidades sociais, econômicas e de planejamento nas mais diversas atividades humanas. Ela é o pano de fundo para a compressão da dinâmica demográfica. Por outro lado, é importante conhecer a composição da população e suas interrelações, pois elas dão importantes pistas sobre a qualidade e consistência da informação que se está utilizando.
- noção de coorte também é importante para os estudos de composição
Composição da população por sexo e idade
- Sexo e idade são as duas variáveis mais importantes da análise demográfica.
- Em condições consideradas normais, existe uma composição populacional por sexo relativamente constante, ainda, na presença de fatores comportamentais diferenciados por sexo, como movimentos migratórios, fatores climáticos, etc. A razão desta composição constante se deve, por um lado, á condição orgânica ou biológica que determina uma proporção por sexo, constante ao nascer e por outro lado, a uma mortalidade por idade, no geral, maior para os homens.
- Razão de sexos: RS=M/F*100 
M= pop. Masculina
F= pop. Feminina
pode ser analisada de três ângulos: ao nascer (RS0 ), na população total (RSt) por idade x (RSx)
- A Razão de Sexos ao nascer, ou à idade zero (RS0), se não há intervenção exógena, oscila entre 103 a 107 nascidos vivos do sexo masculino por cada cem nascidos vivos do sexo feminino, aproximadamente, sendo comum, encontrar valores de RS0 em torno de 104/105. [1: ]
-A RS para o total da população, sendo esperado que se localize num dado intervalo de variação, costuma ser bastante regular e previsível, mesmo na presença de fatores exógenos. Finalmente, se a RSt pode ter um comportamento relativamente previsível, quando se trata de um país ou grandes aglomerados, o mesmo pode não ser observado em população menores expostas a comportamentos diferenciais por sexo. Por exemplo, a áreas rurais e urbanas, que respectivamente costumam expulsar e atrair fluxos migratórios, compostos por proporcionalmente mais homens que mulheres, localidades que abrigam bases militares, povoados com atividade mais apropriada para mão-de-obra masculina como extração de minério, etc.
- a idade é analisada segundo dois critérios:
-1) data de nascimento
2) idade em anos completos
Entre os padrões típicos de erro na informação sobre idade estariam:
- omissão dos menores de um ano de idade - o que freqüentemente se estende ao grupo 1
a 4 anos); 
- preferência para o arredondamento a dígitos 0, 5, 2 e 8 (usualmente seguindo esta ordem);
- melhor qualidade da resposta entre a população masculina; 
Existem muitas formas de avaliar esta variável, assim como propostas de redistribuição. A maioria delas baseia-se no pressuposto da regularidade; isto é, a menos que existam fenômenos que bruscamente alterem o comportamento demográfico de uma população, sua composição por idade deveria reproduzir um perfil suave ou regular.
Classificação de idade e sexo da população
A desagregação em categorias simples ou individuais é pouco usada, tendo por finalidade avaliar a qualidade do dado ou o estudo de características específicas da população.
- A classificação por grupos de idade qüinqüenais é, sem dúvida, a mais usada, o que se aplica não somente à população total, mas a qualquer outra estatística demográfica relacionada.[2: ]
Idade Mediana:
- Este parâmetro, que define o ponto em que uma distribuição acumulada atinge 50%, quando aplicado à população indica a idade em que metade da mesma encontra-se abaixo dessa idade. M permite, assim, caracterizar como jovem ou velha uma determinada população; sua variação no tempo permite, ademais, ver a velocidade das mudanças que se operam nessa distribuição etária. 
Distribuição da população em grandes grupos etários
É muito freqüente considerar, por exemplo, a população dividida em jovens, força de trabalho e idosos, oferecendo - como no caso das pirâmides por grupos qüinqüenais - valiosos elementos sobre a dinâmica demográfica implícita na população estudada. Permite identificar bastante bem as demandas da população no que se refere a saúde, educação, emprego, seguridade social, etc. Critérios de idade geralmente utilizados:
- menores de 15 anos, 
- 15 a 64 anos, e
- 65 anos e mais
Razão de dependência
Para o estudo da composição da população a ser feita com base em grandes grupos etários, além da mera comparação, é importante considerar a relação entre eles e sua variação no tempo Para este objetivo, pode-se utilizar a Razão de Dependência (RD), como uma aproximação ao grau de dependência econômica da população. Na medida em que a população em idade ativa possua maior representatividade e dado que ela é responsável, grosso modo, pela produção dos bens de uma sociedade, menor será a RD ou a carga que ela deve suportar. Por tanto menores RD denotariam uma situação demográfica confortável para as demandas sócio-econômicas de uma população.
Índice de idosos[3: Relação entre população ativa e o resto da população, assim definida: RD = [(P0-14 + P65 +)/P15-64] * 100 ]
Quando se está operando um processo de envelhecimento, mais visível porque o aumento da proporção dos idosos não resulta da diminuição do peso da população adulta e é maior do que eventuais incrementos na proporção da população jovem, como é o caso da maior parte dos países do Terceiro Mundo, o Índice de Idosos (II), costuma ser mais esclarecedor. É uma medida do envelhecimento populacional e relaciona o contingente idoso (pessoas de 65 anos e mais) ao número de jovens (menores de 15 anos), incorporando as mudanças na participação relativa do grupo etário idoso e, simultaneamente, dando conta das variações do grupo jovem. II define-se convencionalmente, como a razão entre as participações relativas dos grupos etários idosos e jovens.[4: Onde: P65 + é a população de 65 anos e mais; P0,14 é a população menor de 15 anos e Pt é a população total.Como sugere Moreira, (1997), seriam vantagens deste índice: a) a simplicidade analítica; b) a facilidade de interpretação; c) a sensibilidade às variações na distribuição etária, d) conter, apenas e separadamente, os dois grupos etários responsáveis pelo envelhecimento populacional. ]

Outros materiais