Buscar

prova discursiva ppp materiais didaticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“Segundo estudiosos da educação, este termo [transposição didática] foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola. Na obra, o pesquisador alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Dessa forma, Chevallard conceitua ‘transposição didática’ como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo ‘sábio’ ser objeto do saber escolar”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse verbete, ele está disponível em: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transposição didática. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/transposicao-didatica/>. Acesso em: 12 de mai. 2016.
 
 
Os materiais didáticos são recursos importantes no processo do ensino e aprendizagem. O professor precisa estar atento para a utilização destes materiais para ilustrar a aula e motivar a aprendizagem e como realizar a transposição didática. De acordo com as aulas e o livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem.
 
Nota: 20.0
	A transposição didática permite ao professor transformar os conteúdos dos livros didáticos em recursos para o ensino. Permite realizar representações concretas para que o estudante consiga compreender os conteúdos trabalhados em aula. (Livro-base, p.16)
 
Resposta:A transposição didatica é fudamental para q haja a aprendizagem.o uso adquados dos materiais didaticos propicia ao aluno um enriquecimento e uma motivação a mas no conteudo estudado,desta forma enriquecendo a aprendizagem do aluno na referida materia, facilitando o seu atendimento por meio do material.
Questão 2/5
Leia o fragmento do texto
 
Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n. 9394/96, passa a se compreender a Educação Infantil sob outro enfoque, não mais se concebe pensar essa etapa somente como um serviço de assistencialismo, mas integrar a função do “educar” como uma forma de acesso à escolarização.
 
Fonte: Sousa, Juliana Ferreira de. A avaliação da aprendizagem no contexto da educação infantil: o fazer do professor da rede municipal de Teresina. Teresina: 2013, p. 16. Disponível em:< http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/DISSERTAJulianadeSousa%20fev2013.pdf > Acesso em: 13 abr. 2015.
 
            Sabe-se que o sucesso educacional das crianças, para os demais níveis de ensino, depende das boas iniciativas exploradas na etapa da educação infantil. Diante disso,  escreva um texto sobre a educação abordando:
Legislação educacional
Avaliação
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 120):
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias à respeito do mundo. A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
Um dos pontos altos do processo da educação brasileira é a educação infantil, pois, é das boas iniciativas empreendidas nesse período que depende, em grande parte, o sucesso educacional nos demais níveis de ensino.
Resposta:devemos apontar ao aluno novos caminhos, alem dos que ja conhecem,pelo quais passa,auxiliar ao aluno a entender melhor aquilo que ele pretende cooprender. a educaçao infantil é a etapa em que é estabelecido o inicio do acompanhamento da criança em seu desenvolvimento nos aspectos biopsicpssociais , que se refletirá ,em principio como parametro basilar de espiração orientadora de condutaao longo de toda a existencia desse ser social
Questão 3/5
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior:
Nota: 6.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 111):
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Reconhecimento da diversidade do sistema.
Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
Continuidade do processo avaliativo.
Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada.
 
Resposta:principio e criterio
Questão 4/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir. [...]
É um conjunto de intenções, gestos, palavras, ações que são traduzidas pelos alunos como positivos u negativos, que facilitam a interação, o desejo de participar de um processo grupal de aprendizagem, de uma aventura pedagógica [...]
 
Fonte: MORAN, J. M. Aprendizagem significativa. Entrevista concedida ao Portal Escola Conectada, da Fundação Ayrton Senna. 1º ago. 2008.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, apresente o três tipos de injustiças cometidos na apuração de médias em avaliação da aprendizagem e justifique cada um deles.
Nota: 10.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 29-30)
Rebaixamento do nível de conhecimento elevado: Quando se desvaloriza o conhecimento pela necessidade de se compartilhar uma nota de valor elevado com uma nota de valor baixo
Supervalorização do baixo nível de conhecimento: Quando uma nota de baixo valor, obtida em avaliação da aprendizagem é compartilhada com uma de valor elevado.
Valor médio do aluno, em conhecimento: É o simples calculo do conhecimento do aluno por meio de uma avaliação quantitativa.
Resposta:rebaixamento do nivel de conhecimento
Questão 5/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“É conveniente fazer distinção entre três tipos gerais de aprendizagem: cognitiva afetiva e psicomotora. A aprendizagem cognitiva é aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende e esse complexo organizado é conhecido como estruturas cognitivas. A aprendizagem afetiva resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identi?cada com experiências tais como prazer dor satisfação ou alegria e ansiedade. A aprendizagem afetiva é concomitante com a cognitiva. A aprendizagem psicomotora envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de habilidades psicomotoras tais como aprender a tocar piano jogar golfe dançar balé”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse livro, ele estádisponível em: MOREIRA M. A.; MASINI E. F. S. Aprendizagem signi?cativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes 1982, p.89-90. 
 
 
Considerando o conteúdo abordado no livro base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique quais tipos de aprendizagem são fundamentais e prioritários para a prática pedagógica.
Nota: 10.0
	Todas elas são importantes e necessárias, pois quando combinadas: comportamentalista, cognitivista e humanistas, elas possibilitam a integração da teoria e prática. (livro-base, p.76)
Resposta:avaliativa, pesquisa e metodologica ,

Outros materiais