Buscar

Água Um problema mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁGUA – UM PROBLEMA MUNDIAL
Água a substância mais importante tanto para a terra, tanto para todo ser vivo que a habita. Aproximadamente 70% de todo o planeta é ocupado pela água, a maior parte se encontra em estado líquido, nos rios e mares e a outra parte se encontra congelada nas calotas polares. A água pode ser encontrada em 3 maneiras:
97,5% É ENCONTRADA EM OCEANOS E MARES. (Água Salgada) 
2,5% É DE ÁGUA DOCE, DISTRIBUIDA DA SEGUINTE FORMA:
28,9% Aquíferos
68,9% Calotas Polares 
0,5% Rios e Lagos
0,9% Em outros reservatórios como, Nuvens, Vapor d’água etc.
Mas, mesmo com toda essa abundância e nosso planeta até levar o nome de Planeta Água, nos últimos tempos vem ocorrendo um grande problema que está ser tornando seriamente mundial, A FALTA D’ÁGUA! Pois é, toda nossa água vem acabando, e isso está formando um caos em todo o mundo.
UMA GUERRA PELA ÁGUA
Nos últimos tempos todo o mundo está tomando conhecimento da escassez de água que só tem crescendo. As grandes potências estão cada vez mais tomando conhecimento 	que a falta d’água não será só um problema para quem habita regiões deserticas, assim guerras - como a do petróleo e por fontes de energia - se tornarão frequentes e a água se tornará o foco central das guerras do século XXI.
PRIVATIZAÇÃO – UMA TENTATIVA DE PARAR O PROCESSO DA ESCASSEZ D’ÁGUA
Atualmente os países debatem a melhor forma de gerenciar a água, recurso ainda não muito utilizado. Mas essa ideia tem a de se tornar uma tedência mundial. Em 1980, 12 milhôes de domícilios recorreram a iniciativa privada, atualmente são mais de 600 milhões. Essa ideia pode se tornar um fator essencial para alguns países como o Brasil que ainda , que o maior desafio é garantir água tratada para todos.
VAI FALTAR ÁGUA?
Com base em estudos da ONU, o ritmo de crescimento populacional e o uso desvairado da água, em 30 anos o percentual de água se reduzirá 20% por pessoa do que temos hoje, isso em regiões que tem abundância de água. Regiões tais como deserticas, esta redução poderá ser de quase 70% por pessoa. 
BRASIL – O PAÍS DA ÁGUA , SERÁ?
Nosso País é o mais privilegiado de todo o planeta. Nele se concentra quase 14% de toda água doce do mundo. Mas sua distribuição é desigual e nem o proprio governo sabe como administrar este problema. Por exemplo:
A região norte onde está localizada hoje a grande Bacia Amazônica concentra 80% da água disponivel do país, e só abastece 3% da população Brasileira. 
Na região sudeste do País onde se encontra a Bacia da Prata, são apenas concentrada 6% de água para abastecer quase 32% de toda a população brasileira, e concetrando grande parte da atividade econômica. A Bacia da Prata ainda abastece populações da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai 
Na região Centro Oeste do País temos o Aquífero Guarani , o maior reservatório de águas subterrâneas em extensão do Mundo. Ele fica concentrado nas regiões entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas como nessas regiões se encontra as produções agricolas, o Aquifero vem sofrendo um grande processo de contaminação da água. Pois os residuos de produtos utilizados nas produções de Cana –de-açúcar entram no solo e acabam se fundindo como reservatorio e poluindo a água. Alguns países da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) se uniram para começar um projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani. Para manter uma utilização da água de forma sustentável e consciente 
E temos também o maior problema do pais, a região Nordeste, que atualmente enfrenta a maior seca de todos os tempos. É considerada o “deserto do Brasil”, lá á água vem se tornando cada vez mais escassa para as pessoas e animais. Nos tempos de seca as pessoas são obrigadas até beber água suja, para não morrer de sede. Assim, depois de muito sofrimento o governo resolveu criar um projeto chamado Integração da Bacia de São Francisco, o governo está investindo mais de 24 milhões em construçoes de barragens e canais que levaram água para todo o nordeste. O único problema é a demora nas construções desses canais e nos problemas que sempre reaparecem dia após dia. 
TENHA CONSCIENCIA, UTILIZE E ECONOMIZE
O problema da escassez d’água não é apenas um assunto qualquer, ou um boato. É real e está acontecendo, nós humanos, como causadores da maior parte deste problema devemos a passar nos importar mais, pois pode começar a acontecer sérios problemas se não houver uma rápida e estável solução para este problema pode acontecer graves crises mundiais. Devemos pensar na nossa futura geração e no que a escassez d’água pode acarretar para nosso futuro.
GRUPO: TURMA:
EVELLYN SILVA 2004
THALITA SOARES
NATALHA SOARES
JOEL JUNIOR
MARINA DE SOUZA

Outros materiais