Buscar

Lista de Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO I
AULA DE MONITORIA 1 - DATA: 11.05.2013
CONTEÚDO: TÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA
01. (TRT 16ª RE 2009 – EXECUÇÃO DE MANDADO) A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituição Federal (1988) como escrita, legal,
a) formal, pragmática, outorgada, semi-rígida e sintética.
b) material, pragmática, promulgada, flexível e sintética.
c) formal, dogmática, promulgada, rígida e analítica. 
d) substancial, pragmática, promulgada, semi-rígida e analítica.
e) material, dogmática, outorgada, rígida e sintética.
02. (TRE MG 2009) Quanto ao conceito e às classificações de constituição, assinale a opção correta.
a) A constituição de determinado país constitui sua lei fundamental, a qual prevê normas relativas a: estruturação do Estado, formação dos poderes, forma de governo, aquisição do poder, distribuição de competências, direitos, garantias e deveres dos cidadãos. Portanto, para ser considerado como constituição, é imprescindível que haja um único documento escrito contendo tais regras.
b) As constituições rígidas não podem, em nenhuma hipótese, serem alteradas.
c) A constituição material contém um conjunto de regras escritas, constantes de um documento solene estabelecido pelo chamado poder constituinte originário.
d)A constituição de determinado país pode não ser escrita, já que tem por fundamento costumes, jurisprudência, leis esparsas e convenções, cujas regras não se encontram consolidadas em um texto solene.
e) As constituições outorgadas decorrem da participação popular no processo de elaboração.
03. (TRE MG 2009) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser
a) rígida e material.
b) formal e outorgada.
c) escrita e rígida.
d) flexível e escrita.
e) promulgada e semirrígida
04. São falsas as assertativas:
I. (FCC/Analista - TRT 15ª/2009) Dentre os objetivos da República Federativa do Brasil está o de reduzir as desigualdades regionais. 
II. (FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a vedação ao pluralismo político. 
III. (FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) o Brasil rege-se nas suas relações internacionais, pela dependência nacional. 
IV.(FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) A política internacional brasileira veda a integração política que vise à formação de uma comunidade latino-americana de nações. 
V. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A determinação dos povos constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais. 
VI.(FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A não-intervenção constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais. 
VII.(FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) A República Federativa do Brasil, formada pela união dissolúvel dos Estados e dos Municípios, constitui-se em Estado Democrático de Direito. 
VIII. (FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) São Poderes da União, dependentes entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 
05. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "A teoria da 'tripartição de poderes' confirma o princípio da indelegabilidade de atribuições, por isso qualquer exceção, mesmo advinda do poder constitucional originário, deve ser considerada inconstitucional." 
Está afirmação é correta¿ Fundamente.	 
06. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "O princípio do pluralismo político refere-se à ideologia unitária da preferência político-partidária, já que nesse terreno é imperativa a aplicação da reserva da constituição." 
Essa afirmativa esta correta¿ Fundamente.
Resposta: Errado. A questão se mostra paradoxal ao falar em pluralismo e ideologia unitária. O pluralismo político reflete justamente a diversidade ideológica que fundamenta a república.
06. (FCC/TCE-CE/2006) "Democracia semidireta é aquela que se caracteriza pela eleição de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participação popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular." 
Com base nos conhecimentos de Direito Constitucional, disserte sobre a afirmação.
Resposta: Correto. A democracia mista ou semi-direta é o regime político adotado pelo Brasil e caracteriza-se justamente pelo fato de os governantes serem eleitos para representar o povo, e em nome dele exercerem o Poder. Porém, o povo resguarda uma parcela do exercício que se dará através do Plebiscito (Consulta popular antes de se fazer algo), do Referendo (Consulta popular para ratificar ou não algo que já foi feito) e da Iniciativa Popular (Propositura de leis ordinárias e complementares através da iniciativa dos próprios cidadãos que subscrevem o projeto de lei).
07. (FCC/Procurador - Recife/2008) "Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa figuram entre os princípios pelos quais estabelece a Constituição que a República Federativa do Brasil se rege, em suas relações internacionais." 
A afirmativa está correta¿ Fundamente.
Resposta: Errado. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são fundamentos da República Federativa do Brasil. Eles se encontram em na relação do art. 1º da Constituição Federal e não do art. 4º.
08. Assinale a alternativa incorreta:
a) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um princípio fundamental da República Federativa do Brasil o valor social do trabalho e da livre iniciativa. (Verdadeira, Art. 1º, IV, CRFB).
b) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um princípio fundamental da República Federativa do Brasil a soberania. (Verdadeira, Art. 1º, I, CRFB)
c) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a dignidade da pessoa humana. (Falsa, Art. 1º, III, CRFB)
d) (FCC/Técnico - TRE-SE/2008) É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. (Verdadeira, Art. 3º, I, CRFB)
e) (FCC/Técnico - TRE-SE/2008) É um fundamento da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. (Falsa, Art. 3º, IV, CFRB).
09. Verdadeiro ou Falso:
I. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) Dentre os princípios constitucionais pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais encontra-se o da igualdade entre os Estados. (Correta, Art. 4º, V, CRFB).
II. (FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da solução bélica dos conflitos e da soberania. (Falso, Art. 4º, VII, CRFB).
III. (FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da vedação de asilo político. (Falso, Art. 4º, X, CRFB).
10.(FCC/Defensor-DP-SP/2009) "Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previstos no artigo 3º da Constituição Federal, são enunciados em forma de ação verbal (construir, erradicar, reduzir, promover), que implicam a necessidade de um comportamento ativo pelos que se acham
obrigados à sua realização."
A afirmativa está correta¿ Fundamente.
Resposta:Correto. São aquilo que a doutrina chama de "normas programáticas", são normas que direcionam a atuação do Estado. Por si só, não são capazes de produzir efeitos no campo prático, mas traçam diretrizes para balizar a conduta dos poderes públicos.
11. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previstos no artigo 3º da Constituição Federal, possuem enunciado principialista e generalista não possuem valor normativo, daí porque o estado brasileiro descumpre-os sistematicamente."
Discorra sobre a assertiva.
12. À luz da Carta Magna de 1988, discorra sobre a correlação entre as normas de conteúdo programático e a responsabilidade civil do Estado. 
13. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "O princípio republicano,que traduz a maneira como se dá a instituição do poder na sociedade e a relação entre governantes e governados, mantém-se na ordem constitucional mas hoje não mais protegido formalmente contra emenda constitucional."
Essa afirmativa é procedente¿

Outros materiais