Buscar

ex 10 didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0304_A10_201602303071
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: MAYDRA LUPHIA BORGES MORAES
	Matrícula: 201602303071
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Segundo Paulo Freire, "Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da __________ sobre a __________".
		
	
	
	
	
	reflexão espontânea / teoria e prática
	
	
	experiência / prática espontânea
	
	
	prática empírica / teoria e o conhecimento científico
	
	
	reflexão crítica / teoria e prática
	
	
	reflexão assistida / consciência dos fatos
	
	
		2.
		A disciplina não deixa de ser considerada como uma necessidade do processo pedagógico, mas ela só pode se legitimar se surgir do próprio indivíduo, o que denota que o controle efetivo pelo professor não significa utilizar o exercício de processos autoritários e coercitivos, mas pelo uso de uma liderança democrática. Em consequência, a disciplina se torna
		
	
	
	
	
	Consciente, acarretando responsabilidade da turma e do professor
	
	
	Mais difícil de ser conseguida pelos alunos
	
	
	Um trabalho de liderança do professor sobre os alunos indisciplinados
	
	
	Um trabalho de maior responsabilidade do professor
	
	
	Consciente, acarretando responsabilidade só dos alunos
	
	
		3.
		Segundo Haydt (2006), o plano didático é o resultado do processo de planejamento da ação docente. Cada docente estabelece, ao realizar seu plano didático, uma relação específica com o livro didático, pois isso depende em grande parte de sua formação. Para o professor pesquisador, o livro didático é considerado como
		
	
	
	
	
	uma referência para ser (re) significada.
	
	
	o recurso mais importante na execução de suas aulas.
	
	
	recurso sem importância na dinâmica das aulas.
	
	
	a diretriz para a organização dos conteúdos curriculares.
	
	
	a fonte mais confiável de conhecimento para os seus alunos.
	
	
		4.
		Em uma reunião de avaliação na escola, a apresentar os resultados da avaliação dos seus alunos, um professor do ensino médio justificou o baixo rendimento da turma dizendo que seus alunos não estudavam o suficiente e que ele procurava manter um bom nível de ensino porque, atualmente, o mercado de trabalho é muito competitivo. O exemplo acima refere-se a uma postura de avaliação denominada:
		
	
	
	
	
	Qualitativa.
	
	
	Classificatória.
	
	
	Diagnóstica.
	
	
	Mediadora.
	
	
	Formativa.
	
	
		5.
		A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	
	
	
	c) Interessa-se mais pelos resultados do que pelos procedimentos, de modo a regular as atuações pedagógicas, a gestão dos erros e a consolidação dos acertos.
	
	
	b) Representa o principal meio por meio do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos.
	
	
	d) Deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, mas também se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem.
	
	
	a) Permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
	
	
	e) Pressupõe um monitoramento constante de todas as atitudes, perguntas, receios, posturas, participações, ausências, além dos testes dos alunos.
	
	
		6.
		Para Isabel de Alarcão (2001), a escola reflexiva reflete sobre si mesma e coloca em destaque a relevância da participação dos professores como principal elemento na compreensão do seu papel social e educacional. Paiva (2003) complementa a reflexão sobre a escola que se pretende reflexiva, que é: "a soma das subjetividades torna mais rico o discurso" (p.31). Correlacionando os dois pensamentos pode-se concluir que para a ação transformadora da escola torna imprescindível:
		
	
	
	
	
	a formação continuada do professor para estudos de novas formas de abordagem técnica dos conteúdos que possam identificar o aluno criativo e habilidoso
	
	
	a gestão voltada para a coordenação das ações pedagógicas a partir da preservação e manutenção de valores de respeito aos saberes do professor
	
	
	A formação continuada do professor para melhor compreender as normas educacionais naquele espaço educacional.
	
	
	o planejamento da leitura polifônica da realidade para formação do aluno intelectual e preservador de sua realidade
	
	
	a formação continuada do professor como espaço de reflexão sobre a realidade da escola deve ser garantida na organização da escola que queremos para a construção necessária à qualidade da educação
	
	
		7.
		A condição para um professor assumir o papel de sujeito nos processos pedagógicos é reconhecer que a prática pedagógica não está desvinculada da prática social mais ampla. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	conteúdo e forma não se articulam
	
	
	currículo real e currículo oficial não se relacionam
	
	
	escola e sociedade não são confrontados
	
	
	saber científico e popular são dissociados
	
	
	teoria e prática são indissociáveis
	
	
		8.
			Maria, professora da 3ª série, no transcorrer do ano letivo fez apreciações individuais aos alunos sobre o rendimento de cada um, valorizando os saberes dos alunos além do domínio cognitivo, o que cada aluno conseguiu produzir e contribuir para o processo de aprendizagem. Maria utilizou a modalidade de avaliação:
	
		
	
	
	
	
	Objetiva.
	
	
	Somativa.
	
	
	Diagnóstica inicial.
	
	
	Formativa.
	
	
	Integrativa.

Continue navegando