Buscar

Fichamento II Fil. Juridica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
São Paulo, 08 de setembro de 2016.
Nome: Graciela A. Alves da Silva. RA: 00176266. MB3.
Disciplina: Filosofia Jurídica
Professor: Osvaldo Palotti.
Filosofia do Direito
(Miguel Reale)
A filosofia é interpretada de forma singular por cada filósofo, conforme segue abaixo:
	Para August Comte, a real e digna filosofia é a empirista, que não deve se diversificar da Ciência, sua visão deve ser orgânica sobre a natureza e a sociedade, sendo sempre resultante de episódios reais. Fiel a sua convicção, Comte era avesso à metafísica (conhecimento não resultante da experiência).
Para Herbert Spencer, a teoria evolucionista é uma evolução do positivismo, a distinção entre a ciência e a filosofia é uma questão de grau, está na escolha generalidade do objeto de conhecimento e nas diferentes indagações que delimitam cada área do conhecimento.
Para os Spencerianos, a forma considerar a filosofia e a ciência é bem delimitada, consideram a ciência como o saber particularmente unificado, enquanto a filosofia é o saber totalmente unificado, sendo ela o produto de toda racionalização humana.
Para os neopositivistas, a filosofia não deve usar de paradigmas da matafísica para clarificar pensamentos, para eles os juízos analíticos devem ser empíricos.
No entanto, a atribuição da filosofia é transcender o fragmentado saber do ciêntista, unindo as conclusões e sistematizando conclusões científicas, gerando novas visões positivas do universo. É válido, inclusive, reconhecer que os avanços da ciência são a impulsão da filosofia, são eles ps resonsáveis pelo enriquecimento do saber filosófico.
Bibliografia:
Reale, Miguel. Filosofia do Direito: São Paulo, Editora Saraiva, 19ª ed., 2002.

Outros materiais