Buscar

1.Apol 1 C I 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 – C I De: 12/09 à 26/09
Disciplina(s):
Fundamentos de Administração Nota: 100
Gestão da Qualidade e Produtividade
Questão 1/5
Os atributos da qualidade foram declarados para que se pudesse trazer satisfação aos clientes e garantir a sobrevivência da organização. Assim, a sobrevivência as organização aconteceria quando é possível imprimir na mesma os cinco atributos da qualidade. (Controle da Qualidade pag. 22)
Sobre o atributo da SEGURANÇA analise as afirmativas abaixo, considerando V para as verdadeiras e F para as falsas e, então, assinale a alternativa correta. 
(F) O atributo da segurança deve ser entendido apenas no que se refere à segurança interna.
(V) A segurança interna diz respeito ao modo como os bens e os serviços são produzidos internamente na organização. 
(V) Devemos entender segurança também em um sentido amplo, em referência à observância das questões ambientais, o que vem sendo um forte apelo dos consumidores, independente da legislação.
A	V, V, V
B	F, V, V 
C	F, V, F
D	V, F, V
Questão 2/5
O surgimento da administração científica foi um marco que definiu a administração como ciência, fazendo com que o empirismo fosse abandonado em função de estudos científicos com base em experimentos. De acordo com o que estudamos, Scatena (2011) explica que Fayol estabeleceu princípios gerais, nos quais a administração, como ciência, deveria se basear. Abaixo seguem alguns deles. (Gestão Empresarial pag. 48)
I.     Ordem.
II.   Equidade.
III.  Estabilidade dos funcionários. 
IV.   Iniciativa.
V.    Espírito de corpo.
Esses princípios são descritos, aleatoriamente, a seguir. 
A. O trabalho em equipe promove aumento de produtividade, pois a união entre as pessoas facilita a execução das tarefas e a conquista de objetivos comuns. (Espírito de corpo)
B. Conquista da lealdade dos funcionários através da justiça e da gentileza no ambiente de trabalho. (Equidade)
C. A empresa deve se esforçar para manter os funcionários, uma vez que a alta rotatividade de mão de obra é prejudicial para o bom desenvolvimento das funções. (Estabilidade dos funcionários)
D. Ser proativo, trabalhar no sentido de realizar algo que foi planejado. (Iniciativa)
E. Todas as atividades da empresa devem ser desempenhadas de forma ordenada. Cada coisa ou pessoa em seu lugar e um lugar para cada coisa ou pessoa. (Ordem)
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de relação entre os princípios gerais e suas respectivas descrições. 
A	I – E; II – B; III – C; IV – D; V – A.
B	I – A; II – C; III – B; IV – D; V – E.
C	I – B; II – A; III – C; IV – D; V – E.
D	I – B; II – E; III – D; IV – C; V – A.
Questão 3/5
A Escola de Administração Científica provocou uma grande mudança na forma de administrar do mundo industrial daquela época, início do século XX. A Sociedade para a Promoção da Administração Científica foi criada em 1910 e, em 1915, passou a chamar-se Sociedade Taylor – ano da morte do fundador da Administração Científica. 
O desenvolvimento da teoria da administração científica passou por três etapas, as quais são comentadas, aleatoriamente, a seguir. (Gestão Empresarial pag. 26)
 I. Propôs a aplicação de um modelo de administração a partir da organização científica do trabalho, com enfoque fundamental na subdivisão de tarefas. 
II. As empresas, para melhorar seu desempenho, devem: pagar salários melhores e reduzir custos de produção, selecionar e treinar trabalhadores, padronizar processos para propiciar controle da produção e estimular a cooperação entre trabalhadores e administradores. 
III. Primeiramente, o estudo dos tempos tinha o objetivo de esclarecer um método para a definição dos salários, porém, posteriormente, percebeu-se que a medição do tempo seria útil também, juntamente com a medição dos movimentos, para a melhoria da produção como um todo. 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as etapas de desenvolvimento da administração científica com seus respectivos comentários.
A	Primeira Etapa: I – Segunda Etapa: II – Terceira Etapa: III.
B	Primeira Etapa: III – Segunda Etapa: II – Terceira Etapa: I.
C	Primeira Etapa: II – Segunda Etapa: III – Primeira Etapa: I.
D	Primeira Etapa: III – Segunda Etapa: I – Terceira Etapa: II.
Questão 4/5
Dellaretti Filho e Drumond (1994) simulando um templo, ajustam os atributos da qualidade, conforme observamos na figura a seguir: (Controle da Qualidade pag. 20 e 21)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente explicações sobre o pilar da ENTREGA.
A	Os clientes esperam que as organizações cumpram três exigências: o produto deve ser entregue no local certo, na hora certa e com a quantidade certa. (Entrega)
B	O cliente deseja receber um produto ou serviço de acordo com as especificações e dentro dos parâmetros prometidos. (Qualidade intrínseca)
C	Deve possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como com custo justo. (Custo)
D	Observância a questões ambientais, que vem sendo um forte apelo dos consumidores, independente da legislação. (Segurança)
Questão 5/5
Segundo Taylor, para a questão dos salários, a solução era descobrir qual a velocidade máxima uma tarefa pode ser executada.  Assinale a alternativa que responde corretamente o conceito dado por Taylor para a medição com cronômetro e anotação do tempo de cada tarefa, subdividida em quantas partes menores fosse possível. (Gestão Empresarial pag. 27)
A	Estudo sistemático e científico do tempo
B	Estudo holístico e administração dos movimentos
C	Sustentabilidade
D	Estrutura matricial

Outros materiais