Buscar

NERVOS CRANIANOS TABELA

Prévia do material em texto

FORAME LÂMINA CRIBIFORME
	NERVO OLFATÓRIO (I)
	Nervo EXCLUSIVAMENTE sensitivo, cuja as fibras conduzem impulsos olfatórios. Aferentes viscerais. Lesões causam distorção ou perda da audição.
	CANAL ÓPTICO
	NERVO ÓPTICO (II)
	Nervo sensitivo cuja as fibras conduzem impulsos visuais. Feixe de fibras que se origina na retina e penetram no crânio pelo canal óptico. Redução ou perda da capacidade visual
	FUSSURA ORIBITAL SUPERIOR
	NERVO OCULOMOTOR (III)
	Principal inervação MOTORA do músculo bulbo ocular, exceto por dois músculos. Controle da pupila. Lesões podem causar Pálpebra caída ou Estrabismo divergente.
	
	NERVO TROCLEAR (IV)
	Inervação MOTORA do músculo o oblíquo superior. Lesões podem causar incapacidade de movimentar o globo ocular medial e para baixo.
	
	NERVO TRIGÊMIO OFTÁLMICO (V1) 
	Raiz SENSITIVA, fornece sensibilidade à cavidade orbital (glândula lacrimal) e inerva grande parte da face como o nariz externo.
	
	NERVO ABDUCENTE (VI)
	Inervação MOTORA do músculo reto lateral. Lesões geram incapacidade de mover o globo ocular para fora. (estrabismo convergente).
	FORAME REDONDO
	NERVO TRIGÊMIO MAXILAR (V2)
	Raiz SENSITIVA, inerva a pálpebra, bochechas e lábio superior. Localiza-se na Dura-máter ao lado do seio cavernoso.
	O problema mais recorrente do nervo trigêmeo é a NEVRALGIA.
	FORAME OVAL
	NERVO TRIGÊMIO MANDIBULAR (V3)
	Raiz MOTORA acompanha esse nervo. Seus ramos sensitivos concedem sensibilidade a 2/3 da língua, lábio inferior e região inferior da face. Inerva os musc da mastigação (como o temporal e o masseter).
	
	CANAL CARÓTIDO
	ARTÉRIA CARÓTIDA INTERNA
	Irriga e supre as estruturas externas do crânio. Origina a artéria cerebral média e anterior. Sua obstrução pode causar morte cerebral.
	MEATO ACÚSTICO INTERNO
	NERVO FACIAL (VII)
	Nervo MISTO que apresenta raiz motora e sensorial gustativa. Emerge o sulco Bulbo-Pontíno. Inerva músculos cutâneo da cabeça e pescoço. PARALISIA FACIAL
	
	VESTIBULOCOCLEAR (VIII)
	Nervo exclusivamente SENSITIVO, penetra na ponte na porção lateral do Sulco Bulbo-Pontíno, entre o VII par e Flóculo do Cerebelo. A parte Vestibular da equilíbrio e a Coclear a audição. Lesões causam problemas de audição, equilíbrio e enjôo.
	FORAME JUGULAR
	NERVO GLOSSOFARÍNGEO (IX)
	Nervo MISTO, emerge o sulco lateral posterior do bulbo. Responsável pela sensibilidade geral da língua. Sua lesão pode causar NEVRALGIA e perda de sensibilidade da língua.
	
	
NERVO VAGO (X)
	Nervo MISTO, também emerge o sulco lateral posterior. Inervação da faringe e laringe e das vísceras torácicas e abdominais. Atua na produção do suor, regulação da frequência cardíaca e controle dos movimentos involuntários.
	
	NERVO ACESSÓRIO (XI)
	Nervo MOTOR, formado por uma raiz craniana e outra espinhal. Inerva o trapézio e esternocleidomastóide. Lesões nervo podem ocasionar “ombro caído”
	CANAL HIPOGLOSSO
	NERVO HIPOGLOSSO (XII)
	Nervo MOTOR emerge o sulco lateral anterior do bulbo. É responsável pela motricidade da língua. Uma lesão desse nervo causa paralisia de um lado da língua.
	FORAME MAGNO
	MEDULA ESPINAL E ARTÉRIAS VERTEBRAIS
	Controla batimento cardíaco, respiração, pressão sanguínea.

Continue navegando