apol... Preciso das respotas
8 pág.

apol... Preciso das respotas


DisciplinaLudicidade e Educação444 materiais7.502 seguidores
Pré-visualização3 páginas
atividades
1.\u201c \u201cAcredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano \u2014 corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	D
	A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
 2. No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira\u201d.
Sobre os conceitos de brincadeira, brinquedo e jogo abordados no livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. ( ) O jogo é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos.
II. ( ) A brincadeira caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação.
III. ( ) A regra não se faz necessária no decorrer da brincadeira.
IV. ( ) Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática.
	B	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	
Apol1.
'Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
	A
	F \u2013 V \u2013 V LETRA A PG 107
2. Estudiosos da leitura têm mostrado como o ato de ler e seus rituais são marcados por uma necessidade de controle na busca de se evitar uma leitura não prevista, subversiva. É o fenômeno da legitimação da leitura, que por sinal, não ocorre apenas na escola\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
Em razão da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a utilização da literatura infantil com função meramente instrumental, cumprindo apenas objetivos pedagógicos, é correto afirmar que:
	A	
A literatura, quando utilizada de forma instrumental, contribui para a aprendizagem dos alunos, pois, servindo como apoio para o ensino de outras disciplinas, torna a aprendizagem mais lúdica e prazerosa.
	B	
A organização do trabalho pedagógico com a literatura na escola tem uma função meramente instrumental, pois o ensino está centrado nos conteúdos contemplados pela grade curricular, não havendo espaço para o trabalho com o texto apenas como entretenimento.
	C	
O trabalho com a literatura apenas com finalidade instrumental, sujeita a objetivos pedagógicos, reduz o foco sobre a qualidade do texto literário e sua função poética, anulando a sua natureza de expressão artística.
	D	
A utilização da literatura com função instrumental pode acarretar alguns problemas para o professor, pois uma vez que é escrita com a função de servir como entretenimento, nem sempre tem o aprofundamento necessário para garantir a aprendizagem de conteúdos e informações confiáveis.
	E	
Apesar de sua função artística, a literatura, quando trabalhada na escola, assume uma função de auxiliar na aprendizagem, ficando o foco no prazer e na leitura descompromissada para atividades direcionadas para fora do ambiente escolar ou para atividades a serem desenvolvidas no recreio ou momentos extraclasse.
3. O texto para os pequenos, como já mencionamos, não pode ser \u2018comum\u2019. Deverá, evidentemente, possuir aquela qualidade de estilo, com a marca da fluidez, colorido e leveza que, reconhecida pelo adulto, possa dirigir-se ao universo receptivo do leitor mirim. Diria mesmo que, por essa particularidade, a escrita da literatura infantil é a mais difícil de conseguir\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINORAH, M. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996. p.61.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a adequação do texto literário às atividades em sala de aula, analise as asserções a seguir no que diz respeito às condições que dificultam a leitura infantil e que podem afastar a criança do livro:
I. Textos com nível muito avançado de construção linguística.
II. Textos com personagens complexas e que se distanciam das vivências e da compreensão das crianças.
III. Obras com pouco texto e presença de ilustrações.
IV. Textos em que há constante desarticulação da ordem cronológica da ação.
V. Textos com a manutenção da linearidade.
São corretas as afirmativas:
	A	
I, III, IV e V apenas.
	B	
I, II e IV apenas.
	C	
II, III e V apenas.
	D	
II, IV, V e VI apenas.
	E	
III, IV e V apenas.
4. Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre a aprendizagem e as regras dos jogos.
	A	
A aprendizagem das crianças é proporcional ao número de regras criadas em um jogo.
	B	
Quanto mais regras existirem em um jogo, maiores são as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
	C	
Quando as regras de um jogo são criadas pelas próprias crianças, as possibilidades de aprendizagem se anulam.
	D	
Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo.
	E	
 As regras dos jogos são criadas com o objetivo de comparar os níveis de aprendizagem das crianças.
5. \u201cVygotsky (1984) também atribui importância à imitação,
Lisiane
Lisiane fez um comentário
qual e resposta
0 aprovações
Elizabete
Elizabete fez um comentário
tambem da questão 2?
0 aprovações
Elizabete
Elizabete fez um comentário
alguém tem a resposta da questão 4?
1 aprovações
Carregar mais