Buscar

Discursiva Metodologia científica

Prévia do material em texto

Metodologia científica
Sistemas de ensino e políticas educacionais
	Data de início:
	25/07/2016 19:44
	Prazo máximo entrega:
	25/07/2016 20:59
	Data de entrega:
	25/07/2016 20:25
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 20.0
	Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:Citação direta são as ideias de outros autores, ela pode ser curta ou longa. Citação indireta usamos palavras próprias, usando do autor algumas coisas, mas com palavras diferentes. Citação da citação são os dois tipos de citação (direta e indireta) por meio de uma segunda fonte.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto : 
Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa.
Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.  (p. 106)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste o “desenvolvimento” de um trabalho acadêmico? Caracterize-o:
Nota: 20.0
	Segundo a NBR 14724,0 desenvolvimento é a parte do texto “que detalha a pesquisa ou estudo realizado” (ABNT, 2011, p. 8). Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Trata-se do corpo do trabalho ou da pesquisa, onde devem ser apresentadas as fundamentações, as teorias dos autores estudados, a descrição da pesquisa de campo (se houver) e dos resultados obtidos e o desenvolvimento do tema principal. Os capítulos podem ser divididos pelo uso de subtítulos, dependendo da necessidade do escritor. No entanto, o texto deve ser apresentado em uma sequência lógica para o desenvolvimento do assunto.
Diferentemente do que ocorre com as seções de introdução e conclusão, a palavra desenvolvimento deve ser substituída por um título, como Fundamentação teórica. (p. 52).
Resposta:O desenvolvimento do trabalho nada mais é do que a parte do texto que da detalhes da pesquisa realizada, desenvolvendo o conteúdo que é apresentado na introdução do trabalho. Ele é o corpo do trabalho.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
A escola e a educação escolar, nesse contexto, são concebidas como instituições específicas, que possuem funções determinadas pelo modelo  de sociedade em que se inserem com o objetivo maior de garantir a atualização histórico-cultural da população em sua totalidade. Nesse sentido, a dimensão eminentemente política da formação humana se concretiza no trabalho realizado pela escola sobre a formação de conhecimentos, personalidades, subjetividades.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.(p. 17-18)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, para a efetivação das políticas públicas educacionais, é preciso que cada um dos sujeitos da educação coloque em prática as suas funções, de acordo com as suas particularidades. 
Nesse contexto, quais as particularidades da ação dos professores e pedagogos?
Nota: 20.0
	Os PROFESSORES E OS PEDAGOGOS: são sujeitos fundamentais do processo escolar. Em função de suas qualificações profissionais, do envolvimento ético e do espaço de participação nas decisões, alteram significativamente a qualidade da educação. Os professores e os pedagogos quase sempre lideram os diferentes movimentos educacionais, mas também têm se mostrado ativos na inclusão de outros sujeitos nas reivindicações educativas, como os familiares, os funcionários de escolas e as comunidades do entorno da escola. (p. 36)
Resposta:O trabalho do professor e do pedagogo estão relacionados, operacionando projetos, métodos. Os dois são fundamentais para o processo escolar, alterando significativamente a qualidade da educação. Quase sempre lideram os movimentos educacionais e também estão sendo muito ativos no processo de inclusão da família no contexto escolar.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
 
Nota: 20.0
	O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
 
Resposta:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação.(LDB)
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 20.0
	Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquantoo primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Resposta:A resenha é um tipo de resumo mais critico que permite opinião e comentários relativos ao que estamos estudando, já o resumo é a apresentação das ideias centrais do texto sem utilizar a citação.

Continue navegando