Buscar

Discursiva UTA Diversidade Cultural Fase I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GUSTAVO FELICIO PEREIRA - RU: 1239867 
Nota: 62 
Disciplina(s): 
Metodologia Científica
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico. [...] Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. p. 69-70.
No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes podem participar em sua vida escolar? Explique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Nota: 20.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “[...] os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas. As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para os seus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos cm suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 37)
Resposta: Os familiares podem contribuir na vida escolar participando de reuniões de clase, em atividades culturais ou esportivas; acompanhando e ajudando a elaboror o projeto politio pedagogico ( PPP ). Os pais são fundamentais para verificar, debater se os metodos proposto pela escola e pelos gestores está de acordo com a realidade escolar. Os pais são papel fundamental para uma elaboração de projetos, por discutir e achar o caminho melhor para o desenvolvimento de toda os alunos da escola,sempre em parceira com os pedagogos e gestores escolares. 
Questão 2/5 - Metodologia Científica 
Leia o fragmento de texto:
“Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa. Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003. p. 106.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, apresente as características do elemento textual ‘desenvolvimento’ em um trabalho acadêmico.
Nota: 10.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos:
“Segundo a NBR 14724, o desenvolvimento é a parte do texto ‘que detalha a pesquisa ou estudo realizado’ (ABNT, 2011, p. 8). Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Trata-se do corpo do trabalho ou da pesquisa, onde devem ser apresentadas as fundamentações, as teorias dos autores estudados, a descrição da pesquisa de campo (se houver) e dos resultados obtidos e o desenvolvimento do tema principal. Os capítulos podem ser divididos pelo uso de subtítulos, dependendo da necessidade do escritor. No entanto, o texto deve ser apresentado em uma sequência lógica para o desenvolvimento do assunto. Diferentemente do que ocorre com as seções de introdução e conclusão, a palavra desenvolvimento deve ser substituída por um título, como ‘fundamentação teórica’ ”. (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 54)
Resposta: O desenvolvimento é onde o pesquisador vai abordar o assunto tratado, a linha de pesquisa e os meios utilizados, citações de autores e o desenvolvimento da linha de pesquisa, apresentando provas, questionarios, fotos, documentos que comprovem e reforce a linha de pesquisa do trabalho. 
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais 
Atente para a seguinte citação:
“A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, paradoxalmente, esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 25.
O modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: o que é a social-democracia? Justifique sua resposta a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Nota: 6.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuição de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 52-53)
Resposta: A social-democracia é a forma de o estado não financiar a educação pública, para que fosse tudo privatizado no sentido da educação. 
Questão 4/5 - Metodologia Científica 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando o estudante desenvolve a sua própria atividade de pesquisa através da análise e da compreensão de uma realidade fenomênica que classificamos como sendo o campo empírico, ele terá a necessidade de coletar determinadas informações por meio de dois mecanismos, que são eles: o questionário e a entrevista — notadamente nos estudos de caso descritivos e exploratórios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Flávio Alves. Descomplicando o complicado: aprendendo a fazer uma monografia em três dias. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2010. p. 66-67.
Existem diversos instrumentos de coleta de dados que podem ser utilizados na aplicação de uma pesquisa. Entre esses instrumentos de coleta de dados, podemos citar a entrevista, que pode ser classificada como estruturada ou não estruturada. Sendo assim, explique as diferenças entre uma entrevista estruturada e não estruturada. Apresente sua resposta a partir do conteúdo do livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos.
Nota: 10.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos:
A entrevista estruturada, ou padronizada, é orientada por um roteiro montado anteriormente pelo pesquisador, permitindo esclarecimentos dentro de limites.A não estruturada, ou despadronizada, por sua vez, atribui ao respondente ampla liberdade para que se expresse a seu modo. [...] a prática desse tipo de entrevista pode assumir várias modalidades, das quais se destaca aqui a focalizada. (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 153).
Resposta: Uma entrevista estruturada e aquela onde o pesquisador elabora um questionário com perguntas e ideais que já havia se programado para que respondesse a linha de pesquisa, algo mais fechado, sem muita participação do entrevistado no sentido de debater e sim de respostas prontas. Uma entrevista não estruturada e aquela onde o pesquisador não elabora um questionário e sim tem um contato mais amplo com o entrevistado para debater sobre a linha da pesquisa e que pode ser de riqueza em dados, pois pode ser conversado assuntos de diversas areas que pode agregar de alguma forma o a sua pesquisa, algo não preparado e que flui seguindo a conversa com o entrevistado. 
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia a passagem de texto a seguir:
“A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 290.
O principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil? Justifique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. 
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “O principal instrumento da vida de um país é a sua constituição federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a constituição, foi instituída a lei nº 9.394/1996 que ?xa as diretrizes e bases para a educação nacional (LDBEN) que regula os principais mecanismos da educação escolar no país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 112)
Resposta: Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN

Outros materiais